IMAGEM E NARRATIVA: Uma interpretação da condição humana de imaginador a partir de O narrador de Walter Benjamin

Este trabalho é baseado em uma pesquisa de Doutorado realizado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais de UFRN. Ela trata de um experimento que trabalha com a criação de imagens como estratégia metodológica para o ensino de Sociologia. Os sujeitos envolvidos nessa pesquisa compreendem...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Evangelista, Jucieude de Lucena
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/13723
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Descrição
Resumo:Este trabalho é baseado em uma pesquisa de Doutorado realizado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais de UFRN. Ela trata de um experimento que trabalha com a criação de imagens como estratégia metodológica para o ensino de Sociologia. Os sujeitos envolvidos nessa pesquisa compreendem os bolsistas do PIBID do curso de Licenciatura do Departamento de Ciências Sociais da UERN. A concepção de imagem que orienta a pesquisa se baseia na relação indissociável entre imagem e pensamento. Essa relação é um pressuposto básico para o que considero como condição humana de imaginador. É sob essa condição que abordo os sujeitos da pesquisa. A partir dela considero que toda imagem produzida pelo homem é, antes de qualquer exteriorização e qualquer produção artificial, uma criação mental. Um dos objetivos da pesquisa de Doutorado é proporcionar aos sujeitos uma experimentação da sua condição de imaginador e com isso possibilitar uma experiência intelectual e existencial da sua relação com a imagem. A relevância de realizar esse experimento no PIBID consiste na sua possibilidade de repercussão na formação do estudante de Licenciatura e no seu exercício do magistério. A estratégia metodológica desenvolvida trabalha com a criação de imagens a partir de conteúdos curriculares de Sociologia do ensino médio e sua exteriorização na forma de narrativas escritas. O artigo traz uma parte do trabalho empírico desenvolvido na pesquisa e uma discussão teórica através da relação entre imagem e narrativa. Esta relação é contextualizada e abordada a partir da interpretação do texto O narrador de Walter Benjamin.