EXTENSíO UNIVERSITÁRIA E PROCESSOS FORMATIVOS EM EDUCAÇíO DE JOVENS E ADULTOS: DIÁLOGOS PERTINENTES

Este trabalho discute o papel da extensáo universitária no processo formativo dos licenciandos que dela participam. Para tanto, baseia-se na vivência experimentada como graduandas do curso de Pedagogia na realizaçáo do projeto “Oficinas de leitura e produçáo de textos na educaçá...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Lourenço, Luana Aparecida, da Silva, Claúdia Simone, de Oliveira, Lívia Brassi Silvestre, de Souza, Mariana da Costa
Formato: Online
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1372
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-1372
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-13722012-01-31T18:43:38Z EXTENSíO UNIVERSITÁRIA E PROCESSOS FORMATIVOS EM EDUCAÇíO DE JOVENS E ADULTOS: DIÁLOGOS PERTINENTES Lourenço, Luana Aparecida da Silva, Claúdia Simone de Oliveira, Lívia Brassi Silvestre de Souza, Mariana da Costa Este trabalho discute o papel da extensáo universitária no processo formativo dos licenciandos que dela participam. Para tanto, baseia-se na vivência experimentada como graduandas do curso de Pedagogia na realizaçáo do projeto “Oficinas de leitura e produçáo de textos na educaçáo de jovens e adultos”; projeto esse que realiza práticas de leituras e produçáo de textos imagéticos e gráficos a partir da problematizaçáo das mensagens contidas nas imagens presentes nas mídias mais comumente acessadas pelos assentados jovens e adultos do Assentamento Primeiro do Sul (MST), da cidade de Campo do Meio/MG. Metodologicamente, o projeto inspira-se nos pressupostos freirianos contidos nos círculos de cultura dos quais todas as pessoas participam, pensando, praticando, refletindo, sentindo e avaliando o seu fazer/estar no mundo, num movimento permanentemente dialógico. O processo de identificaçáo e seleçáo das mensagens presentes nos textos imagéticos midiáticos foi feito a partir de temas geradores entre os quais destaca-se a criminalizaçáo dos movimentos sociais atribuída pela mídia. O referido projeto é entendido como uma açáo que contribui para que os participantes identifiquem e construam estratégias de decodificaçáo e filtragem de textos gráficos e imagéticos e produzam novos textos, sendo capazes de ratificar a dimensáo educativa dos meios audiovisuais comprometidas  com a solidariedade e a democracia na mesma medida que oferece contribuições para pensar a educaçáo de pessoas jovens e adultas como um processo formativo que demanda a vivência, por parte dos seus educandos, de experiências extracurriculares capazes de ampliar a compreensáo do fenômeno da aprendizagem e sua complexidade.   Palavras-chave: Educaçáo de jovens e adultos. Mídias. Leitura e produçáo de textos. Formaçáo docente. Extensáo universitária. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-01-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1372 Revista Extensão & Sociedade; v. 5 n. 3 (2011): Seminário de Metodologia e Projetos de Extensão 2178-6054 2595-0150 Copyright (c) 2014 Revista Extensão e Sociedade
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
format Online
author Lourenço, Luana Aparecida
da Silva, Claúdia Simone
de Oliveira, Lívia Brassi Silvestre
de Souza, Mariana da Costa
spellingShingle Lourenço, Luana Aparecida
da Silva, Claúdia Simone
de Oliveira, Lívia Brassi Silvestre
de Souza, Mariana da Costa
EXTENSíO UNIVERSITÁRIA E PROCESSOS FORMATIVOS EM EDUCAÇíO DE JOVENS E ADULTOS: DIÁLOGOS PERTINENTES
author_facet Lourenço, Luana Aparecida
da Silva, Claúdia Simone
de Oliveira, Lívia Brassi Silvestre
de Souza, Mariana da Costa
author_sort Lourenço, Luana Aparecida
title EXTENSíO UNIVERSITÁRIA E PROCESSOS FORMATIVOS EM EDUCAÇíO DE JOVENS E ADULTOS: DIÁLOGOS PERTINENTES
title_short EXTENSíO UNIVERSITÁRIA E PROCESSOS FORMATIVOS EM EDUCAÇíO DE JOVENS E ADULTOS: DIÁLOGOS PERTINENTES
title_full EXTENSíO UNIVERSITÁRIA E PROCESSOS FORMATIVOS EM EDUCAÇíO DE JOVENS E ADULTOS: DIÁLOGOS PERTINENTES
title_fullStr EXTENSíO UNIVERSITÁRIA E PROCESSOS FORMATIVOS EM EDUCAÇíO DE JOVENS E ADULTOS: DIÁLOGOS PERTINENTES
title_full_unstemmed EXTENSíO UNIVERSITÁRIA E PROCESSOS FORMATIVOS EM EDUCAÇíO DE JOVENS E ADULTOS: DIÁLOGOS PERTINENTES
title_sort extensío universitária e processos formativos em educaçío de jovens e adultos: diálogos pertinentes
description Este trabalho discute o papel da extensáo universitária no processo formativo dos licenciandos que dela participam. Para tanto, baseia-se na vivência experimentada como graduandas do curso de Pedagogia na realizaçáo do projeto “Oficinas de leitura e produçáo de textos na educaçáo de jovens e adultos”; projeto esse que realiza práticas de leituras e produçáo de textos imagéticos e gráficos a partir da problematizaçáo das mensagens contidas nas imagens presentes nas mídias mais comumente acessadas pelos assentados jovens e adultos do Assentamento Primeiro do Sul (MST), da cidade de Campo do Meio/MG. Metodologicamente, o projeto inspira-se nos pressupostos freirianos contidos nos círculos de cultura dos quais todas as pessoas participam, pensando, praticando, refletindo, sentindo e avaliando o seu fazer/estar no mundo, num movimento permanentemente dialógico. O processo de identificaçáo e seleçáo das mensagens presentes nos textos imagéticos midiáticos foi feito a partir de temas geradores entre os quais destaca-se a criminalizaçáo dos movimentos sociais atribuída pela mídia. O referido projeto é entendido como uma açáo que contribui para que os participantes identifiquem e construam estratégias de decodificaçáo e filtragem de textos gráficos e imagéticos e produzam novos textos, sendo capazes de ratificar a dimensáo educativa dos meios audiovisuais comprometidas  com a solidariedade e a democracia na mesma medida que oferece contribuições para pensar a educaçáo de pessoas jovens e adultas como um processo formativo que demanda a vivência, por parte dos seus educandos, de experiências extracurriculares capazes de ampliar a compreensáo do fenômeno da aprendizagem e sua complexidade.   Palavras-chave: Educaçáo de jovens e adultos. Mídias. Leitura e produçáo de textos. Formaçáo docente. Extensáo universitária.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2012
url https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1372
work_keys_str_mv AT lourencoluanaaparecida extensiouniversitariaeprocessosformativosemeducaciodejovenseadultosdialogospertinentes
AT dasilvaclaudiasimone extensiouniversitariaeprocessosformativosemeducaciodejovenseadultosdialogospertinentes
AT deoliveiraliviabrassisilvestre extensiouniversitariaeprocessosformativosemeducaciodejovenseadultosdialogospertinentes
AT desouzamarianadacosta extensiouniversitariaeprocessosformativosemeducaciodejovenseadultosdialogospertinentes
_version_ 1766681910129459200