EXTENSíO UNIVERSITÁRIA E PROCESSOS FORMATIVOS EM EDUCAÇíO DE JOVENS E ADULTOS: DIÁLOGOS PERTINENTES
Este trabalho discute o papel da extensáo universitária no processo formativo dos licenciandos que dela participam. Para tanto, baseia-se na vivência experimentada como graduandas do curso de Pedagogia na realizaçáo do projeto “Oficinas de leitura e produçáo de textos na educaçá...
Na minha lista:
Principais autores: | , , , |
---|---|
Formato: | Online |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1372 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-1372 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-13722012-01-31T18:43:38Z EXTENSíO UNIVERSITÁRIA E PROCESSOS FORMATIVOS EM EDUCAÇíO DE JOVENS E ADULTOS: DIÁLOGOS PERTINENTES Lourenço, Luana Aparecida da Silva, Claúdia Simone de Oliveira, Lívia Brassi Silvestre de Souza, Mariana da Costa Este trabalho discute o papel da extensáo universitária no processo formativo dos licenciandos que dela participam. Para tanto, baseia-se na vivência experimentada como graduandas do curso de Pedagogia na realizaçáo do projeto “Oficinas de leitura e produçáo de textos na educaçáo de jovens e adultos”; projeto esse que realiza práticas de leituras e produçáo de textos imagéticos e gráficos a partir da problematizaçáo das mensagens contidas nas imagens presentes nas mídias mais comumente acessadas pelos assentados jovens e adultos do Assentamento Primeiro do Sul (MST), da cidade de Campo do Meio/MG. Metodologicamente, o projeto inspira-se nos pressupostos freirianos contidos nos círculos de cultura dos quais todas as pessoas participam, pensando, praticando, refletindo, sentindo e avaliando o seu fazer/estar no mundo, num movimento permanentemente dialógico. O processo de identificaçáo e seleçáo das mensagens presentes nos textos imagéticos midiáticos foi feito a partir de temas geradores entre os quais destaca-se a criminalizaçáo dos movimentos sociais atribuída pela mídia. O referido projeto é entendido como uma açáo que contribui para que os participantes identifiquem e construam estratégias de decodificaçáo e filtragem de textos gráficos e imagéticos e produzam novos textos, sendo capazes de ratificar a dimensáo educativa dos meios audiovisuais comprometidas com a solidariedade e a democracia na mesma medida que oferece contribuições para pensar a educaçáo de pessoas jovens e adultas como um processo formativo que demanda a vivência, por parte dos seus educandos, de experiências extracurriculares capazes de ampliar a compreensáo do fenômeno da aprendizagem e sua complexidade. Palavras-chave: Educaçáo de jovens e adultos. Mídias. Leitura e produçáo de textos. Formaçáo docente. Extensáo universitária. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-01-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1372 Revista Extensão & Sociedade; v. 5 n. 3 (2011): Seminário de Metodologia e Projetos de Extensão 2178-6054 2595-0150 Copyright (c) 2014 Revista Extensão e Sociedade |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
format |
Online |
author |
Lourenço, Luana Aparecida da Silva, Claúdia Simone de Oliveira, Lívia Brassi Silvestre de Souza, Mariana da Costa |
spellingShingle |
Lourenço, Luana Aparecida da Silva, Claúdia Simone de Oliveira, Lívia Brassi Silvestre de Souza, Mariana da Costa EXTENSíO UNIVERSITÁRIA E PROCESSOS FORMATIVOS EM EDUCAÇíO DE JOVENS E ADULTOS: DIÁLOGOS PERTINENTES |
author_facet |
Lourenço, Luana Aparecida da Silva, Claúdia Simone de Oliveira, Lívia Brassi Silvestre de Souza, Mariana da Costa |
author_sort |
Lourenço, Luana Aparecida |
title |
EXTENSíO UNIVERSITÁRIA E PROCESSOS FORMATIVOS EM EDUCAÇíO DE JOVENS E ADULTOS: DIÁLOGOS PERTINENTES |
title_short |
EXTENSíO UNIVERSITÁRIA E PROCESSOS FORMATIVOS EM EDUCAÇíO DE JOVENS E ADULTOS: DIÁLOGOS PERTINENTES |
title_full |
EXTENSíO UNIVERSITÁRIA E PROCESSOS FORMATIVOS EM EDUCAÇíO DE JOVENS E ADULTOS: DIÁLOGOS PERTINENTES |
title_fullStr |
EXTENSíO UNIVERSITÁRIA E PROCESSOS FORMATIVOS EM EDUCAÇíO DE JOVENS E ADULTOS: DIÁLOGOS PERTINENTES |
title_full_unstemmed |
EXTENSíO UNIVERSITÁRIA E PROCESSOS FORMATIVOS EM EDUCAÇíO DE JOVENS E ADULTOS: DIÁLOGOS PERTINENTES |
title_sort |
extensío universitária e processos formativos em educaçío de jovens e adultos: diálogos pertinentes |
description |
Este trabalho discute o papel da extensáo universitária no processo formativo dos licenciandos que dela participam. Para tanto, baseia-se na vivência experimentada como graduandas do curso de Pedagogia na realizaçáo do projeto “Oficinas de leitura e produçáo de textos na educaçáo de jovens e adultos”; projeto esse que realiza práticas de leituras e produçáo de textos imagéticos e gráficos a partir da problematizaçáo das mensagens contidas nas imagens presentes nas mídias mais comumente acessadas pelos assentados jovens e adultos do Assentamento Primeiro do Sul (MST), da cidade de Campo do Meio/MG. Metodologicamente, o projeto inspira-se nos pressupostos freirianos contidos nos círculos de cultura dos quais todas as pessoas participam, pensando, praticando, refletindo, sentindo e avaliando o seu fazer/estar no mundo, num movimento permanentemente dialógico. O processo de identificaçáo e seleçáo das mensagens presentes nos textos imagéticos midiáticos foi feito a partir de temas geradores entre os quais destaca-se a criminalizaçáo dos movimentos sociais atribuída pela mídia. O referido projeto é entendido como uma açáo que contribui para que os participantes identifiquem e construam estratégias de decodificaçáo e filtragem de textos gráficos e imagéticos e produzam novos textos, sendo capazes de ratificar a dimensáo educativa dos meios audiovisuais comprometidas com a solidariedade e a democracia na mesma medida que oferece contribuições para pensar a educaçáo de pessoas jovens e adultas como um processo formativo que demanda a vivência, por parte dos seus educandos, de experiências extracurriculares capazes de ampliar a compreensáo do fenômeno da aprendizagem e sua complexidade. Palavras-chave: Educaçáo de jovens e adultos. Mídias. Leitura e produçáo de textos. Formaçáo docente. Extensáo universitária. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2012 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1372 |
work_keys_str_mv |
AT lourencoluanaaparecida extensiouniversitariaeprocessosformativosemeducaciodejovenseadultosdialogospertinentes AT dasilvaclaudiasimone extensiouniversitariaeprocessosformativosemeducaciodejovenseadultosdialogospertinentes AT deoliveiraliviabrassisilvestre extensiouniversitariaeprocessosformativosemeducaciodejovenseadultosdialogospertinentes AT desouzamarianadacosta extensiouniversitariaeprocessosformativosemeducaciodejovenseadultosdialogospertinentes |
_version_ |
1766681910129459200 |