CIDADANIA EM DEBATE NAS ESCOLAS ABERTAS

A intençáo do projeto “Cidadania em debate” é provocar o debate sobre temas pertinentes à vida dos cidadáos das comunidades que estáo no entorno das Escolas Abertas de Natal. Com tal açáo, almejamos fomentar propostas educativas náo formais que culminem no diálogo pela...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Tavares, Carmen Sabrina Silva, Júnior, Lucrécio Araújo de Sá
Formato: Online
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1371
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-1371
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-13712012-01-31T18:43:38Z CIDADANIA EM DEBATE NAS ESCOLAS ABERTAS Tavares, Carmen Sabrina Silva Júnior, Lucrécio Araújo de Sá A intençáo do projeto “Cidadania em debate” é provocar o debate sobre temas pertinentes à vida dos cidadáos das comunidades que estáo no entorno das Escolas Abertas de Natal. Com tal açáo, almejamos fomentar propostas educativas náo formais que culminem no diálogo pela cidadania ativa, através de debates sobre temas como a violência contra a mulher, os Direitos do Idoso, o Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outros. O Programa Escola Aberta incentiva a abertura, nos finais de semana, de escolas públicas de educaçáo básica localizadas em comunidades populares, visando fortalecer a convivência comunitária e evidenciar a cultura popular e o protagonismo da comunidade. A troca de saberes pode tornar a Escola mais inclusiva e competente na sua açáo educativa, favorecendo novas práticas de aprendizagem e oferecendo oportunidades de promoçáo e exercício da cidadania. Atualmente, o Programa Escola Aberta mantém uma parceira, a nível nacional, com o Programa Conexões de Saberes. No âmbito da UFRN, as ações se desenvolvem em 4 Escolas Estaduais de Natal/RN. Este trabalho tem o objetivo de analisar tais ações na perspectiva da educaçáo náo formal, com o intuito de assinalar as diversas possibilidades de trabalho para o educador social.   Palavras-chave: Educaçáo náo formal. Escola Aberta. Cidadania. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-01-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1371 Revista Extensão & Sociedade; v. 5 n. 3 (2011): Seminário de Metodologia e Projetos de Extensão 2178-6054 2595-0150 Copyright (c) 2014 Revista Extensão e Sociedade
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
format Online
author Tavares, Carmen Sabrina Silva
Júnior, Lucrécio Araújo de Sá
spellingShingle Tavares, Carmen Sabrina Silva
Júnior, Lucrécio Araújo de Sá
CIDADANIA EM DEBATE NAS ESCOLAS ABERTAS
author_facet Tavares, Carmen Sabrina Silva
Júnior, Lucrécio Araújo de Sá
author_sort Tavares, Carmen Sabrina Silva
title CIDADANIA EM DEBATE NAS ESCOLAS ABERTAS
title_short CIDADANIA EM DEBATE NAS ESCOLAS ABERTAS
title_full CIDADANIA EM DEBATE NAS ESCOLAS ABERTAS
title_fullStr CIDADANIA EM DEBATE NAS ESCOLAS ABERTAS
title_full_unstemmed CIDADANIA EM DEBATE NAS ESCOLAS ABERTAS
title_sort cidadania em debate nas escolas abertas
description A intençáo do projeto “Cidadania em debate” é provocar o debate sobre temas pertinentes à vida dos cidadáos das comunidades que estáo no entorno das Escolas Abertas de Natal. Com tal açáo, almejamos fomentar propostas educativas náo formais que culminem no diálogo pela cidadania ativa, através de debates sobre temas como a violência contra a mulher, os Direitos do Idoso, o Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outros. O Programa Escola Aberta incentiva a abertura, nos finais de semana, de escolas públicas de educaçáo básica localizadas em comunidades populares, visando fortalecer a convivência comunitária e evidenciar a cultura popular e o protagonismo da comunidade. A troca de saberes pode tornar a Escola mais inclusiva e competente na sua açáo educativa, favorecendo novas práticas de aprendizagem e oferecendo oportunidades de promoçáo e exercício da cidadania. Atualmente, o Programa Escola Aberta mantém uma parceira, a nível nacional, com o Programa Conexões de Saberes. No âmbito da UFRN, as ações se desenvolvem em 4 Escolas Estaduais de Natal/RN. Este trabalho tem o objetivo de analisar tais ações na perspectiva da educaçáo náo formal, com o intuito de assinalar as diversas possibilidades de trabalho para o educador social.   Palavras-chave: Educaçáo náo formal. Escola Aberta. Cidadania.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2012
url https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1371
work_keys_str_mv AT tavarescarmensabrinasilva cidadaniaemdebatenasescolasabertas
AT juniorlucrecioaraujodesa cidadaniaemdebatenasescolasabertas
_version_ 1766681909935472640