PLATÃO E A EDUCAÇÃO: POSSÍVEL INTER-RELAÇÃO ENTRE A ALEGORIA DA CAVERNA E A ANIMAÇÃO OS CROODS
Este artigo, de cunho qualitativo e bibliográfico, propõe um diálogo entre a Alegoria da Caverna (Platão, 1997) e a animação Os Croods (2013). Pretende ver possíveis aproximações, bem como identificar a concepção de educação presente na narrativa platônica e na animação Os Croods. Recorre à Sociolog...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13689 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-13689 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-136892023-02-10T13:01:30Z PLATÃO E A EDUCAÇÃO: POSSÍVEL INTER-RELAÇÃO ENTRE A ALEGORIA DA CAVERNA E A ANIMAÇÃO OS CROODS Couto, Débora Santos Este artigo, de cunho qualitativo e bibliográfico, propõe um diálogo entre a Alegoria da Caverna (Platão, 1997) e a animação Os Croods (2013). Pretende ver possíveis aproximações, bem como identificar a concepção de educação presente na narrativa platônica e na animação Os Croods. Recorre à Sociologia da Infância, em especial as contribuições de Sarmento (2007; 2008), na medida em que se compreende que a animação produzida se configura como produção cultural direcionada ao público infantil, que, historicamente, dado o contexto social de sua inserção, nem sempre teve as particularidades dessa etapa consideradas. Inferimos que a concepção de educação está permeada pelo contexto histórico no qual uma determinada sociedade está inserida, com a saída da caverna sendo considerado como fator de alcance de uma educação idealizada. Palavras-chave: Educação. Platão. Alegoria da Caverna. Os Croods. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2018-12-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13689 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; v. 18 n. 3 (2018): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 10.21680/1984-3879.2018v18n3 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13689/11224 Copyright (c) 2018 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Couto, Débora Santos |
spellingShingle |
Couto, Débora Santos PLATÃO E A EDUCAÇÃO: POSSÍVEL INTER-RELAÇÃO ENTRE A ALEGORIA DA CAVERNA E A ANIMAÇÃO OS CROODS |
author_facet |
Couto, Débora Santos |
author_sort |
Couto, Débora Santos |
title |
PLATÃO E A EDUCAÇÃO: POSSÍVEL INTER-RELAÇÃO ENTRE A ALEGORIA DA CAVERNA E A ANIMAÇÃO OS CROODS |
title_short |
PLATÃO E A EDUCAÇÃO: POSSÍVEL INTER-RELAÇÃO ENTRE A ALEGORIA DA CAVERNA E A ANIMAÇÃO OS CROODS |
title_full |
PLATÃO E A EDUCAÇÃO: POSSÍVEL INTER-RELAÇÃO ENTRE A ALEGORIA DA CAVERNA E A ANIMAÇÃO OS CROODS |
title_fullStr |
PLATÃO E A EDUCAÇÃO: POSSÍVEL INTER-RELAÇÃO ENTRE A ALEGORIA DA CAVERNA E A ANIMAÇÃO OS CROODS |
title_full_unstemmed |
PLATÃO E A EDUCAÇÃO: POSSÍVEL INTER-RELAÇÃO ENTRE A ALEGORIA DA CAVERNA E A ANIMAÇÃO OS CROODS |
title_sort |
platão e a educação: possível inter-relação entre a alegoria da caverna e a animação os croods |
description |
Este artigo, de cunho qualitativo e bibliográfico, propõe um diálogo entre a Alegoria da Caverna (Platão, 1997) e a animação Os Croods (2013). Pretende ver possíveis aproximações, bem como identificar a concepção de educação presente na narrativa platônica e na animação Os Croods. Recorre à Sociologia da Infância, em especial as contribuições de Sarmento (2007; 2008), na medida em que se compreende que a animação produzida se configura como produção cultural direcionada ao público infantil, que, historicamente, dado o contexto social de sua inserção, nem sempre teve as particularidades dessa etapa consideradas. Inferimos que a concepção de educação está permeada pelo contexto histórico no qual uma determinada sociedade está inserida, com a saída da caverna sendo considerado como fator de alcance de uma educação idealizada.
Palavras-chave: Educação. Platão. Alegoria da Caverna. Os Croods. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2018 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13689 |
work_keys_str_mv |
AT coutodeborasantos plataoeaeducacaopossivelinterrelacaoentreaalegoriadacavernaeaanimacaooscroods |
_version_ |
1766681710624243712 |