AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE ESTRESSE OCUPACIONAL EM RESIDENTES DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE

Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa e exploratória descritiva de caráter transversal, que tem como objetivo avaliar o nível de estresse ocupacional e o contexto de trabalho de residentes de um programa da Universidade Federal do Paraná. Utilizou-se para a coleta de dados três questionár...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Balan, Karla Cristina Kisner, PEREIRA JORGE, IRANISE MORO, DA SILVA, DERIVAN BRITO
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) e Pró-Reitoria de Extenção (PROEX)
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/reb/article/view/13631
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa e exploratória descritiva de caráter transversal, que tem como objetivo avaliar o nível de estresse ocupacional e o contexto de trabalho de residentes de um programa da Universidade Federal do Paraná. Utilizou-se para a coleta de dados três questionários estruturados para traçar o perfil dos participantes e avaliar o nível de estresse através da Escala de Estresse no Trabalho (EET) e da Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho (EACT). A análise de dados dos questionários validados foi pautada de acordo com a orientação das escalas, utilizando o Microsoft Excel como suporte para uma análise estatística descritiva. Os resultados obtidos mostram uma variação no nível de estresse entre os residentes do primeiro e segundo ano de programa. Dentre os participantes da pesquisa, cinco são do sexo masculino e vinte e três do sexo feminino, tendo-se uma média de 25,8 anos. Em relação à EACT, 57% dos residentes do primeiro ano apresentam nível crítico de estresse e 14% nível satisfatório. Já quanto aos do segundo ano, 28% apresentam nível grave e 71% crítico. A EET mostrou que 29% dos residentes apresentam um nível satisfatório dentro da escala e 50% estão pontuados no nível crítico. Os resultados apontam um índice significativo de estresse em ambas as escalas e categorias de residentes, apontando uma necessidade de estimular a criação de métodos para minimizar o desenvolvimento de estresse no ambiente laboral, bem como a relevância da busca de estratégias para lidar com as situações vivenciadas durante o processo de especialização.