A filosofia e sua presença nos currículos brasileiros: Um breve resgate histórico

O presente texto visa realizar um breve resgate histórico a despeito da presença da Filosofia nos currículos escolares brasileiro. Nesse sentido tem-se o intuito de considerar como se deu o processo de legitimação dessa disciplina, seja ela feita pelos professores em suas instituições, instâncias ed...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Gomes Acosta, Lucas Giovan, de Lacerda Nunes, Lauren
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13614
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-13614
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-136142023-02-10T13:13:42Z A filosofia e sua presença nos currículos brasileiros: Um breve resgate histórico Gomes Acosta, Lucas Giovan de Lacerda Nunes, Lauren O presente texto visa realizar um breve resgate histórico a despeito da presença da Filosofia nos currículos escolares brasileiro. Nesse sentido tem-se o intuito de considerar como se deu o processo de legitimação dessa disciplina, seja ela feita pelos professores em suas instituições, instâncias educacionais ou pelas justificativas pedagógicas de modo a compreender as nuances dessa área do conhecimento como componente curricular da formação básica; visto que em diferentes momentos históricos a presença ou não da Filosofia como disciplina fundamental para a construção e formação de um ser humano crítico, autônomo e pensante gerou e tem propiciado intensas discussões, tanto no meio acadêmico como na própria escola. Compreendemos que sua configuração na escola na atualidade só se faz inteligível na medida em que lançamos mão de sua “presença” no ensino brasileiro. Pretende-se, nesse sentido, contextualizar e situar historicamente o ensino da disciplina no Brasil, com o intuito de percorrer a sua trajetória no sistema educacional brasileiro.  Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2018-09-22 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13614 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; v. 18 n. 2 (2018): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 10.21680/1984-3879.2018v18n2 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13614/10685 Copyright (c) 2018 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Gomes Acosta, Lucas Giovan
de Lacerda Nunes, Lauren
spellingShingle Gomes Acosta, Lucas Giovan
de Lacerda Nunes, Lauren
A filosofia e sua presença nos currículos brasileiros: Um breve resgate histórico
author_facet Gomes Acosta, Lucas Giovan
de Lacerda Nunes, Lauren
author_sort Gomes Acosta, Lucas Giovan
title A filosofia e sua presença nos currículos brasileiros: Um breve resgate histórico
title_short A filosofia e sua presença nos currículos brasileiros: Um breve resgate histórico
title_full A filosofia e sua presença nos currículos brasileiros: Um breve resgate histórico
title_fullStr A filosofia e sua presença nos currículos brasileiros: Um breve resgate histórico
title_full_unstemmed A filosofia e sua presença nos currículos brasileiros: Um breve resgate histórico
title_sort filosofia e sua presença nos currículos brasileiros: um breve resgate histórico
description O presente texto visa realizar um breve resgate histórico a despeito da presença da Filosofia nos currículos escolares brasileiro. Nesse sentido tem-se o intuito de considerar como se deu o processo de legitimação dessa disciplina, seja ela feita pelos professores em suas instituições, instâncias educacionais ou pelas justificativas pedagógicas de modo a compreender as nuances dessa área do conhecimento como componente curricular da formação básica; visto que em diferentes momentos históricos a presença ou não da Filosofia como disciplina fundamental para a construção e formação de um ser humano crítico, autônomo e pensante gerou e tem propiciado intensas discussões, tanto no meio acadêmico como na própria escola. Compreendemos que sua configuração na escola na atualidade só se faz inteligível na medida em que lançamos mão de sua “presença” no ensino brasileiro. Pretende-se, nesse sentido, contextualizar e situar historicamente o ensino da disciplina no Brasil, com o intuito de percorrer a sua trajetória no sistema educacional brasileiro. 
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2018
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13614
work_keys_str_mv AT gomesacostalucasgiovan afilosofiaesuapresencanoscurriculosbrasileirosumbreveresgatehistorico
AT delacerdanuneslauren afilosofiaesuapresencanoscurriculosbrasileirosumbreveresgatehistorico
AT gomesacostalucasgiovan filosofiaesuapresencanoscurriculosbrasileirosumbreveresgatehistorico
AT delacerdanuneslauren filosofiaesuapresencanoscurriculosbrasileirosumbreveresgatehistorico
_version_ 1766681710248853504