A filosofia e sua presença nos currículos brasileiros: Um breve resgate histórico
O presente texto visa realizar um breve resgate histórico a despeito da presença da Filosofia nos currículos escolares brasileiro. Nesse sentido tem-se o intuito de considerar como se deu o processo de legitimação dessa disciplina, seja ela feita pelos professores em suas instituições, instâncias ed...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13614 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-13614 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-136142023-02-10T13:13:42Z A filosofia e sua presença nos currículos brasileiros: Um breve resgate histórico Gomes Acosta, Lucas Giovan de Lacerda Nunes, Lauren O presente texto visa realizar um breve resgate histórico a despeito da presença da Filosofia nos currículos escolares brasileiro. Nesse sentido tem-se o intuito de considerar como se deu o processo de legitimação dessa disciplina, seja ela feita pelos professores em suas instituições, instâncias educacionais ou pelas justificativas pedagógicas de modo a compreender as nuances dessa área do conhecimento como componente curricular da formação básica; visto que em diferentes momentos históricos a presença ou não da Filosofia como disciplina fundamental para a construção e formação de um ser humano crítico, autônomo e pensante gerou e tem propiciado intensas discussões, tanto no meio acadêmico como na própria escola. Compreendemos que sua configuração na escola na atualidade só se faz inteligível na medida em que lançamos mão de sua “presença” no ensino brasileiro. Pretende-se, nesse sentido, contextualizar e situar historicamente o ensino da disciplina no Brasil, com o intuito de percorrer a sua trajetória no sistema educacional brasileiro. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2018-09-22 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13614 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; v. 18 n. 2 (2018): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 10.21680/1984-3879.2018v18n2 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13614/10685 Copyright (c) 2018 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Gomes Acosta, Lucas Giovan de Lacerda Nunes, Lauren |
spellingShingle |
Gomes Acosta, Lucas Giovan de Lacerda Nunes, Lauren A filosofia e sua presença nos currículos brasileiros: Um breve resgate histórico |
author_facet |
Gomes Acosta, Lucas Giovan de Lacerda Nunes, Lauren |
author_sort |
Gomes Acosta, Lucas Giovan |
title |
A filosofia e sua presença nos currículos brasileiros: Um breve resgate histórico |
title_short |
A filosofia e sua presença nos currículos brasileiros: Um breve resgate histórico |
title_full |
A filosofia e sua presença nos currículos brasileiros: Um breve resgate histórico |
title_fullStr |
A filosofia e sua presença nos currículos brasileiros: Um breve resgate histórico |
title_full_unstemmed |
A filosofia e sua presença nos currículos brasileiros: Um breve resgate histórico |
title_sort |
filosofia e sua presença nos currículos brasileiros: um breve resgate histórico |
description |
O presente texto visa realizar um breve resgate histórico a despeito da presença da Filosofia nos currículos escolares brasileiro. Nesse sentido tem-se o intuito de considerar como se deu o processo de legitimação dessa disciplina, seja ela feita pelos professores em suas instituições, instâncias educacionais ou pelas justificativas pedagógicas de modo a compreender as nuances dessa área do conhecimento como componente curricular da formação básica; visto que em diferentes momentos históricos a presença ou não da Filosofia como disciplina fundamental para a construção e formação de um ser humano crítico, autônomo e pensante gerou e tem propiciado intensas discussões, tanto no meio acadêmico como na própria escola. Compreendemos que sua configuração na escola na atualidade só se faz inteligível na medida em que lançamos mão de sua “presença” no ensino brasileiro. Pretende-se, nesse sentido, contextualizar e situar historicamente o ensino da disciplina no Brasil, com o intuito de percorrer a sua trajetória no sistema educacional brasileiro. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2018 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13614 |
work_keys_str_mv |
AT gomesacostalucasgiovan afilosofiaesuapresencanoscurriculosbrasileirosumbreveresgatehistorico AT delacerdanuneslauren afilosofiaesuapresencanoscurriculosbrasileirosumbreveresgatehistorico AT gomesacostalucasgiovan filosofiaesuapresencanoscurriculosbrasileirosumbreveresgatehistorico AT delacerdanuneslauren filosofiaesuapresencanoscurriculosbrasileirosumbreveresgatehistorico |
_version_ |
1766681710248853504 |