DO BAR AO PUB: HOMOSSOCIABILIDADE E IDENTIDADE GAY EM CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ)

O consumo constrói tanto pontes como cercas. Ao pensarmos em todo o histórico de opressão que os homossexuais sofreram ao longo dos tempos nas sociedades ocidentais, percebemos que os contextos e os discursos sobre a homossexualidade mudaram e se adaptaram às sociedades capitalistas e de consumo. Em...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: de Souza, Joseane, Mendes Oliveira, Rafael Simões
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/13538
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O consumo constrói tanto pontes como cercas. Ao pensarmos em todo o histórico de opressão que os homossexuais sofreram ao longo dos tempos nas sociedades ocidentais, percebemos que os contextos e os discursos sobre a homossexualidade mudaram e se adaptaram às sociedades capitalistas e de consumo. Em diversas cidades, e em especial nas capitais brasileiras, todo um mercado voltado para lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBT) foi construído, possibilitando a emergência de identidades gays atreladas aos bens de consumo. Partindo da relação entre consumo e identidade gay, buscamos averiguar quais são os espaços de consumo e homossociabilidade voltados aos gays na cidade de Campos dos Goytacazes, interior do estado do Rio de Janeiro e polo regional doNorte Fluminense. Para tanto, serão problematizadas questões como: a homofobia sofrida por esses homossexuais; a adaptação dos estabelecimentos noturnos na opinião dos homossexuais; o consumo de lugares e bens e os marcadores sociais de diferença.