O USO DE MAQUETES COMO METODOLOGIA PARA A EDUCAÇíO AMBIENTAL: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO TEIA
O seguinte trabalho apresenta uma das metodologias utilizadas nas atividades desenvolvidas pelo Projeto TEIA - Tecendo Múltiplos Olhares e Práticas Socioambientais, que está vinculado ao Programa Semeando Saúde, da Universidade Federal de Alfenas, Unifal-MG. O projeto é realiza...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1350 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | O seguinte trabalho apresenta uma das metodologias utilizadas nas atividades desenvolvidas pelo Projeto TEIA - Tecendo Múltiplos Olhares e Práticas Socioambientais, que está vinculado ao Programa Semeando Saúde, da Universidade Federal de Alfenas, Unifal-MG. O projeto é realizado em um Assentamento do MST, em Minas Gerais, e atende a crianças e adolescentes de 05 a 15 anos. A partir das oficinas já desenvolvidas, e algumas conclusões, a confecçáo de uma maquete foi sugerida. A elaboraçáo da maquete estimula o aluno a transformar o bidimensional para o tridimensional, apresentando de forma clara a noçáo de espaço. A ilustraçáo seria do lugar mais bonito do assentamento, eleito pelos alunos, eles tinham como material para a confecçáo massinha de modelar (feita com farinha de trigo) e elementos naturais que poderiam ser coletados por eles. As crianças foram divididas pela faixa etária. A cooperaçáo, o desenvolvimento do trabalho em grupo e a criatividade foram analisados e também se a escolha do lugar mais bonito apresentava relaçáo com a presença dos elementos naturais, com a biodiversidade e com as relações sociais que representava. Os graduandos que acompanharam a oficina perceberam que o uso de metodologias alternativas e a escolha de métodos práticos (a confecçáo do material utilizado, coleta de elementos naturais) estimulou as crianças e elas se mostraram criativas e participativas. Além disso, essa prática náo limita o contato dos alunos com o meio ambiente. Palavras-chave: Educaçáo ambiental. Maquetes. MST. |
---|