INTEGRANDO OS SABERES NAS PRÁTICAS LABORATORIAIS EM BIOLOGIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
O tradicionalismo em sala de aula ainda perdura no Ensino Médio, sobretudo , em ciências biológicas. Na prática, os estudos baseiam-se em conteúdos teóricos, que sáo acumulados ao longo das gerações, sendo repassados como verdades absolutas, tendo pouca ou nenhuma correlaçáo com a experiê...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1349 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-1349 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-13492012-01-31T18:43:38Z INTEGRANDO OS SABERES NAS PRÁTICAS LABORATORIAIS EM BIOLOGIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO de Medeiros, Hortência Morais O tradicionalismo em sala de aula ainda perdura no Ensino Médio, sobretudo , em ciências biológicas. Na prática, os estudos baseiam-se em conteúdos teóricos, que sáo acumulados ao longo das gerações, sendo repassados como verdades absolutas, tendo pouca ou nenhuma correlaçáo com a experiência de vida do aluno e sua realidade social. Nesse sentido, faz-se necessário um eixo prático para que os alunos possam vivenciar ciência a partir de “testes” feitos na própria escola, que lhes permita aproximá-los dos fenômenos que os cercam. Objetivo: Desenvolver e analisar aulas práticas laboratoriais para alunos de ensino médio de escolas públicas de Mossoró/RN. Metodologia : Aulas práticas laboratoriais introdutórias em biologia relacionadas aos assuntos mencionados em sala de aula. A partir das práticas, foi possível observar as mudanças relacionadas aos experimentos no laboratório, onde a maioria dos alunos mostrou curiosidade e interesse pelos fenômenos acontecidos. Palavras-chave: Ensino. Biologia. Práticas laboratoriais. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-01-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1349 Revista Extensão & Sociedade; v. 5 n. 3 (2011): Seminário de Metodologia e Projetos de Extensão 2178-6054 2595-0150 Copyright (c) 2014 Revista Extensão e Sociedade |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
format |
Online |
author |
de Medeiros, Hortência Morais |
spellingShingle |
de Medeiros, Hortência Morais INTEGRANDO OS SABERES NAS PRÁTICAS LABORATORIAIS EM BIOLOGIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
author_facet |
de Medeiros, Hortência Morais |
author_sort |
de Medeiros, Hortência Morais |
title |
INTEGRANDO OS SABERES NAS PRÁTICAS LABORATORIAIS EM BIOLOGIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
title_short |
INTEGRANDO OS SABERES NAS PRÁTICAS LABORATORIAIS EM BIOLOGIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
title_full |
INTEGRANDO OS SABERES NAS PRÁTICAS LABORATORIAIS EM BIOLOGIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
INTEGRANDO OS SABERES NAS PRÁTICAS LABORATORIAIS EM BIOLOGIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
INTEGRANDO OS SABERES NAS PRÁTICAS LABORATORIAIS EM BIOLOGIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
integrando os saberes nas práticas laboratoriais em biologia com alunos do ensino médio |
description |
O tradicionalismo em sala de aula ainda perdura no Ensino Médio, sobretudo , em ciências biológicas. Na prática, os estudos baseiam-se em conteúdos teóricos, que sáo acumulados ao longo das gerações, sendo repassados como verdades absolutas, tendo pouca ou nenhuma correlaçáo com a experiência de vida do aluno e sua realidade social. Nesse sentido, faz-se necessário um eixo prático para que os alunos possam vivenciar ciência a partir de “testes” feitos na própria escola, que lhes permita aproximá-los dos fenômenos que os cercam. Objetivo: Desenvolver e analisar aulas práticas laboratoriais para alunos de ensino médio de escolas públicas de Mossoró/RN. Metodologia : Aulas práticas laboratoriais introdutórias em biologia relacionadas aos assuntos mencionados em sala de aula. A partir das práticas, foi possível observar as mudanças relacionadas aos experimentos no laboratório, onde a maioria dos alunos mostrou curiosidade e interesse pelos fenômenos acontecidos. Palavras-chave: Ensino. Biologia. Práticas laboratoriais. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2012 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1349 |
work_keys_str_mv |
AT demedeiroshortenciamorais integrandoossaberesnaspraticaslaboratoriaisembiologiacomalunosdoensinomedio |
_version_ |
1766681907861389312 |