INTEGRANDO OS SABERES NAS PRÁTICAS LABORATORIAIS EM BIOLOGIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

O tradicionalismo em sala de aula ainda perdura no Ensino Médio, sobretudo , em ciências biológicas. Na prática, os estudos baseiam-se em conteúdos teóricos, que sáo acumulados ao longo das gerações, sendo repassados como verdades absolutas, tendo pouca ou nenhuma correlaçáo com a experiê...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: de Medeiros, Hortência Morais
Formato: Online
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1349
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-1349
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-13492012-01-31T18:43:38Z INTEGRANDO OS SABERES NAS PRÁTICAS LABORATORIAIS EM BIOLOGIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO de Medeiros, Hortência Morais O tradicionalismo em sala de aula ainda perdura no Ensino Médio, sobretudo , em ciências biológicas. Na prática, os estudos baseiam-se em conteúdos teóricos, que sáo acumulados ao longo das gerações, sendo repassados como verdades absolutas, tendo pouca ou nenhuma correlaçáo com a experiência de vida do aluno e sua realidade social. Nesse sentido, faz-se necessário um eixo prático para que os alunos possam vivenciar ciência a partir de “testes” feitos na própria escola, que lhes permita aproximá-los dos fenômenos que os cercam. Objetivo:  Desenvolver e analisar aulas práticas laboratoriais para alunos de ensino médio de escolas públicas de Mossoró/RN. Metodologia : Aulas  práticas laboratoriais introdutórias em biologia relacionadas aos assuntos mencionados em sala de aula. A partir das práticas, foi possível observar as mudanças relacionadas aos experimentos no laboratório, onde a maioria dos alunos mostrou curiosidade e interesse pelos fenômenos acontecidos.   Palavras-chave: Ensino. Biologia. Práticas laboratoriais. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-01-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1349 Revista Extensão & Sociedade; v. 5 n. 3 (2011): Seminário de Metodologia e Projetos de Extensão 2178-6054 2595-0150 Copyright (c) 2014 Revista Extensão e Sociedade
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
format Online
author de Medeiros, Hortência Morais
spellingShingle de Medeiros, Hortência Morais
INTEGRANDO OS SABERES NAS PRÁTICAS LABORATORIAIS EM BIOLOGIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
author_facet de Medeiros, Hortência Morais
author_sort de Medeiros, Hortência Morais
title INTEGRANDO OS SABERES NAS PRÁTICAS LABORATORIAIS EM BIOLOGIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
title_short INTEGRANDO OS SABERES NAS PRÁTICAS LABORATORIAIS EM BIOLOGIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
title_full INTEGRANDO OS SABERES NAS PRÁTICAS LABORATORIAIS EM BIOLOGIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
title_fullStr INTEGRANDO OS SABERES NAS PRÁTICAS LABORATORIAIS EM BIOLOGIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed INTEGRANDO OS SABERES NAS PRÁTICAS LABORATORIAIS EM BIOLOGIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
title_sort integrando os saberes nas práticas laboratoriais em biologia com alunos do ensino médio
description O tradicionalismo em sala de aula ainda perdura no Ensino Médio, sobretudo , em ciências biológicas. Na prática, os estudos baseiam-se em conteúdos teóricos, que sáo acumulados ao longo das gerações, sendo repassados como verdades absolutas, tendo pouca ou nenhuma correlaçáo com a experiência de vida do aluno e sua realidade social. Nesse sentido, faz-se necessário um eixo prático para que os alunos possam vivenciar ciência a partir de “testes” feitos na própria escola, que lhes permita aproximá-los dos fenômenos que os cercam. Objetivo:  Desenvolver e analisar aulas práticas laboratoriais para alunos de ensino médio de escolas públicas de Mossoró/RN. Metodologia : Aulas  práticas laboratoriais introdutórias em biologia relacionadas aos assuntos mencionados em sala de aula. A partir das práticas, foi possível observar as mudanças relacionadas aos experimentos no laboratório, onde a maioria dos alunos mostrou curiosidade e interesse pelos fenômenos acontecidos.   Palavras-chave: Ensino. Biologia. Práticas laboratoriais.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2012
url https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1349
work_keys_str_mv AT demedeiroshortenciamorais integrandoossaberesnaspraticaslaboratoriaisembiologiacomalunosdoensinomedio
_version_ 1766681907861389312