INTEGRANDO OS SABERES NAS PRÁTICAS LABORATORIAIS EM BIOLOGIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

O tradicionalismo em sala de aula ainda perdura no Ensino Médio, sobretudo , em ciências biológicas. Na prática, os estudos baseiam-se em conteúdos teóricos, que sáo acumulados ao longo das gerações, sendo repassados como verdades absolutas, tendo pouca ou nenhuma correlaçáo com a experiê...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: de Medeiros, Hortência Morais
Formato: Online
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1349
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O tradicionalismo em sala de aula ainda perdura no Ensino Médio, sobretudo , em ciências biológicas. Na prática, os estudos baseiam-se em conteúdos teóricos, que sáo acumulados ao longo das gerações, sendo repassados como verdades absolutas, tendo pouca ou nenhuma correlaçáo com a experiência de vida do aluno e sua realidade social. Nesse sentido, faz-se necessário um eixo prático para que os alunos possam vivenciar ciência a partir de “testes” feitos na própria escola, que lhes permita aproximá-los dos fenômenos que os cercam. Objetivo:  Desenvolver e analisar aulas práticas laboratoriais para alunos de ensino médio de escolas públicas de Mossoró/RN. Metodologia : Aulas  práticas laboratoriais introdutórias em biologia relacionadas aos assuntos mencionados em sala de aula. A partir das práticas, foi possível observar as mudanças relacionadas aos experimentos no laboratório, onde a maioria dos alunos mostrou curiosidade e interesse pelos fenômenos acontecidos.   Palavras-chave: Ensino. Biologia. Práticas laboratoriais.