O papel da entonação e da repetição no funcionamento da rasura oral em escrita colaborativa na sala de aula
O presente trabalho tem por objetivo compreender o funcionamento da rasura oral através da repetição e da entonação quando uma díade de alunas recém-alfabetizadas escreve em colaboração um único texto. Inserida no campo da Linguística Textual, a presente pesquisa se apoia nos estudos enunciativos pr...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/13473 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-13473 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-134732019-06-05T23:37:43Z O papel da entonação e da repetição no funcionamento da rasura oral em escrita colaborativa na sala de aula Felipeto, Cristina Marques, Miriam Pessoa Rasura Oral. Escrita Colaborativa. Entonação. Repetição. Escrita colaborativa O presente trabalho tem por objetivo compreender o funcionamento da rasura oral através da repetição e da entonação quando uma díade de alunas recém-alfabetizadas escreve em colaboração um único texto. Inserida no campo da Linguística Textual, a presente pesquisa se apoia nos estudos enunciativos propostos por Benveniste (1991; 2006), pela relação dialógica em que se encontram as alunas, e na Genética Textual, por se voltar para a análise do processo de escritura e não apenas para o produto final e por trazer conceitos essenciais para nosso trabalho, tais como os de rasura e manuscrito. O corpus utilizado faz parte do banco de dados Prática de Textualização na Escola (PTE), pertencente ao Laboratório do Manuscrito Escolar (L’ÂME), e é constituído por filmagem, áudio, transcrição e o produto final de cada processo, o manuscrito. Para a presente pesquisa, foram analisados 18 processos de escritura, de uma díade de alunas com idade entre 7 e 8 anos, coletados nos anos de 1991 e 1992, durante o primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental, respectivamente, em uma escola particular da cidade de São Paulo – SP. Apartir da análise e discussão dos dados, pôde-se compreender um pouco mais do funcionamento da rasura oral, elemento inerente ao ato de escrita em pares e contribuir para os estudos da gênese textual e escrita colaborativa. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2018-06-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/13473 Revista do GELNE; v. 20 n. 1 (2018); 74-86 2236-0883 10.21680/1517-7874.2018v20n1 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/13473/9497 Copyright (c) 2018 Revista do GELNE |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Felipeto, Cristina Marques, Miriam Pessoa |
spellingShingle |
Felipeto, Cristina Marques, Miriam Pessoa O papel da entonação e da repetição no funcionamento da rasura oral em escrita colaborativa na sala de aula |
author_facet |
Felipeto, Cristina Marques, Miriam Pessoa |
author_sort |
Felipeto, Cristina |
title |
O papel da entonação e da repetição no funcionamento da rasura oral em escrita colaborativa na sala de aula |
title_short |
O papel da entonação e da repetição no funcionamento da rasura oral em escrita colaborativa na sala de aula |
title_full |
O papel da entonação e da repetição no funcionamento da rasura oral em escrita colaborativa na sala de aula |
title_fullStr |
O papel da entonação e da repetição no funcionamento da rasura oral em escrita colaborativa na sala de aula |
title_full_unstemmed |
O papel da entonação e da repetição no funcionamento da rasura oral em escrita colaborativa na sala de aula |
title_sort |
o papel da entonação e da repetição no funcionamento da rasura oral em escrita colaborativa na sala de aula |
description |
O presente trabalho tem por objetivo compreender o funcionamento da rasura oral através da repetição e da entonação quando uma díade de alunas recém-alfabetizadas escreve em colaboração um único texto. Inserida no campo da Linguística Textual, a presente pesquisa se apoia nos estudos enunciativos propostos por Benveniste (1991; 2006), pela relação dialógica em que se encontram as alunas, e na Genética Textual, por se voltar para a análise do processo de escritura e não apenas para o produto final e por trazer conceitos essenciais para nosso trabalho, tais como os de rasura e manuscrito. O corpus utilizado faz parte do banco de dados Prática de Textualização na Escola (PTE), pertencente ao Laboratório do Manuscrito Escolar (L’ÂME), e é constituído por filmagem, áudio, transcrição e o produto final de cada processo, o manuscrito. Para a presente pesquisa, foram analisados 18 processos de escritura, de uma díade de alunas com idade entre 7 e 8 anos, coletados nos anos de 1991 e 1992, durante o primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental, respectivamente, em uma escola particular da cidade de São Paulo – SP. Apartir da análise e discussão dos dados, pôde-se compreender um pouco mais do funcionamento da rasura oral, elemento inerente ao ato de escrita em pares e contribuir para os estudos da gênese textual e escrita colaborativa. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2018 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/13473 |
work_keys_str_mv |
AT felipetocristina opapeldaentonacaoedarepeticaonofuncionamentodarasuraoralemescritacolaborativanasaladeaula AT marquesmiriampessoa opapeldaentonacaoedarepeticaonofuncionamentodarasuraoralemescritacolaborativanasaladeaula |
_version_ |
1766683395695312896 |