EXPERIÊNCIA E SABERES DA EXPERIÊNCIA: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Este ensaio teórico propõe uma discussão acerca do tema “experiência” e “saberes da experiência” na visão de Pimenta, Tardif, Larrosa e Benjamin, mediante o estudo das suas principais obras que tratam da temática. Ademais, com o objetivo de compreender os efeitos da experiência e dos saberes da expe...
Na minha lista:
Principais autores: | , , , , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13344 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-13344 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-133442023-02-10T13:23:31Z EXPERIÊNCIA E SABERES DA EXPERIÊNCIA: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Silva, Gabriela Mendes dos Santos, Fabiana Sena Silva, Poliana Schettini Melo dos Santos, Daniel de Jesus Amaral Batista, Lindsai Santos Boss, Sérgio Luiz Bragatto Este ensaio teórico propõe uma discussão acerca do tema “experiência” e “saberes da experiência” na visão de Pimenta, Tardif, Larrosa e Benjamin, mediante o estudo das suas principais obras que tratam da temática. Ademais, com o objetivo de compreender os efeitos da experiência e dos saberes da experiência na formação de professores, buscamos apontar as definições, fontes e a natureza destes. Propomos fazer uma relação entre as concepções próximas e distintas do saber da experiência com a formação inicial e continuada de professores. Com este estudo podemos considerar que existem vários sentidos para a palavra experiência, e diante dessa polissemia é necessário certo cuidado ao utilizar a expressão “saber da experiência” na formação de professores. No decorrer do ensaio buscamos: romper com a ideia de que toda experiência é válida e o único critério para adquiri-la é o tempo de atuação do docente, apontar pontos positivos e pontos negativos de determinado entendimento de experiência, e as consequências para formação docente, deixando algumas questões para reflexão a respeito de sua utilização. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2018-01-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13344 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; v. 18 n. 1 (2018): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 10.21680/1984-3879.2018v18n1 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13344/10565 Copyright (c) 2018 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Silva, Gabriela Mendes dos Santos, Fabiana Sena Silva, Poliana Schettini Melo dos Santos, Daniel de Jesus Amaral Batista, Lindsai Santos Boss, Sérgio Luiz Bragatto |
spellingShingle |
Silva, Gabriela Mendes dos Santos, Fabiana Sena Silva, Poliana Schettini Melo dos Santos, Daniel de Jesus Amaral Batista, Lindsai Santos Boss, Sérgio Luiz Bragatto EXPERIÊNCIA E SABERES DA EXPERIÊNCIA: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
author_facet |
Silva, Gabriela Mendes dos Santos, Fabiana Sena Silva, Poliana Schettini Melo dos Santos, Daniel de Jesus Amaral Batista, Lindsai Santos Boss, Sérgio Luiz Bragatto |
author_sort |
Silva, Gabriela Mendes |
title |
EXPERIÊNCIA E SABERES DA EXPERIÊNCIA: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_short |
EXPERIÊNCIA E SABERES DA EXPERIÊNCIA: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_full |
EXPERIÊNCIA E SABERES DA EXPERIÊNCIA: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_fullStr |
EXPERIÊNCIA E SABERES DA EXPERIÊNCIA: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
EXPERIÊNCIA E SABERES DA EXPERIÊNCIA: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_sort |
experiência e saberes da experiência: implicações para formação de professores |
description |
Este ensaio teórico propõe uma discussão acerca do tema “experiência” e “saberes da experiência” na visão de Pimenta, Tardif, Larrosa e Benjamin, mediante o estudo das suas principais obras que tratam da temática. Ademais, com o objetivo de compreender os efeitos da experiência e dos saberes da experiência na formação de professores, buscamos apontar as definições, fontes e a natureza destes. Propomos fazer uma relação entre as concepções próximas e distintas do saber da experiência com a formação inicial e continuada de professores. Com este estudo podemos considerar que existem vários sentidos para a palavra experiência, e diante dessa polissemia é necessário certo cuidado ao utilizar a expressão “saber da experiência” na formação de professores. No decorrer do ensaio buscamos: romper com a ideia de que toda experiência é válida e o único critério para adquiri-la é o tempo de atuação do docente, apontar pontos positivos e pontos negativos de determinado entendimento de experiência, e as consequências para formação docente, deixando algumas questões para reflexão a respeito de sua utilização. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2018 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13344 |
work_keys_str_mv |
AT silvagabrielamendes experienciaesaberesdaexperienciaimplicacoesparaformacaodeprofessores AT dossantosfabianasena experienciaesaberesdaexperienciaimplicacoesparaformacaodeprofessores AT silvapolianaschettini experienciaesaberesdaexperienciaimplicacoesparaformacaodeprofessores AT melodossantosdanieldejesus experienciaesaberesdaexperienciaimplicacoesparaformacaodeprofessores AT amaralbatistalindsaisantos experienciaesaberesdaexperienciaimplicacoesparaformacaodeprofessores AT bosssergioluizbragatto experienciaesaberesdaexperienciaimplicacoesparaformacaodeprofessores |
_version_ |
1766681708312133632 |