EXPERIÊNCIA E SABERES DA EXPERIÊNCIA: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Este ensaio teórico propõe uma discussão acerca do tema “experiência” e “saberes da experiência” na visão de Pimenta, Tardif, Larrosa e Benjamin, mediante o estudo das suas principais obras que tratam da temática. Ademais, com o objetivo de compreender os efeitos da experiência e dos saberes da expe...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Gabriela Mendes, dos Santos, Fabiana Sena, Silva, Poliana Schettini, Melo dos Santos, Daniel de Jesus, Amaral Batista, Lindsai Santos, Boss, Sérgio Luiz Bragatto
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13344
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-13344
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-133442023-02-10T13:23:31Z EXPERIÊNCIA E SABERES DA EXPERIÊNCIA: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Silva, Gabriela Mendes dos Santos, Fabiana Sena Silva, Poliana Schettini Melo dos Santos, Daniel de Jesus Amaral Batista, Lindsai Santos Boss, Sérgio Luiz Bragatto Este ensaio teórico propõe uma discussão acerca do tema “experiência” e “saberes da experiência” na visão de Pimenta, Tardif, Larrosa e Benjamin, mediante o estudo das suas principais obras que tratam da temática. Ademais, com o objetivo de compreender os efeitos da experiência e dos saberes da experiência na formação de professores, buscamos apontar as definições, fontes e a natureza destes. Propomos fazer uma relação entre as concepções próximas e distintas do saber da experiência com a formação inicial e continuada de professores. Com este estudo podemos considerar que existem vários sentidos para a palavra experiência, e diante dessa polissemia é necessário certo cuidado ao utilizar a expressão “saber da experiência” na formação de professores. No decorrer do ensaio buscamos: romper com a ideia de que toda experiência é válida e o único critério para adquiri-la é o tempo de atuação do docente, apontar pontos positivos e pontos negativos de determinado entendimento de experiência, e as consequências para formação docente, deixando algumas questões para reflexão a respeito de sua utilização.  Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2018-01-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13344 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; v. 18 n. 1 (2018): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 10.21680/1984-3879.2018v18n1 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13344/10565 Copyright (c) 2018 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Silva, Gabriela Mendes
dos Santos, Fabiana Sena
Silva, Poliana Schettini
Melo dos Santos, Daniel de Jesus
Amaral Batista, Lindsai Santos
Boss, Sérgio Luiz Bragatto
spellingShingle Silva, Gabriela Mendes
dos Santos, Fabiana Sena
Silva, Poliana Schettini
Melo dos Santos, Daniel de Jesus
Amaral Batista, Lindsai Santos
Boss, Sérgio Luiz Bragatto
EXPERIÊNCIA E SABERES DA EXPERIÊNCIA: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
author_facet Silva, Gabriela Mendes
dos Santos, Fabiana Sena
Silva, Poliana Schettini
Melo dos Santos, Daniel de Jesus
Amaral Batista, Lindsai Santos
Boss, Sérgio Luiz Bragatto
author_sort Silva, Gabriela Mendes
title EXPERIÊNCIA E SABERES DA EXPERIÊNCIA: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_short EXPERIÊNCIA E SABERES DA EXPERIÊNCIA: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_full EXPERIÊNCIA E SABERES DA EXPERIÊNCIA: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_fullStr EXPERIÊNCIA E SABERES DA EXPERIÊNCIA: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_full_unstemmed EXPERIÊNCIA E SABERES DA EXPERIÊNCIA: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_sort experiência e saberes da experiência: implicações para formação de professores
description Este ensaio teórico propõe uma discussão acerca do tema “experiência” e “saberes da experiência” na visão de Pimenta, Tardif, Larrosa e Benjamin, mediante o estudo das suas principais obras que tratam da temática. Ademais, com o objetivo de compreender os efeitos da experiência e dos saberes da experiência na formação de professores, buscamos apontar as definições, fontes e a natureza destes. Propomos fazer uma relação entre as concepções próximas e distintas do saber da experiência com a formação inicial e continuada de professores. Com este estudo podemos considerar que existem vários sentidos para a palavra experiência, e diante dessa polissemia é necessário certo cuidado ao utilizar a expressão “saber da experiência” na formação de professores. No decorrer do ensaio buscamos: romper com a ideia de que toda experiência é válida e o único critério para adquiri-la é o tempo de atuação do docente, apontar pontos positivos e pontos negativos de determinado entendimento de experiência, e as consequências para formação docente, deixando algumas questões para reflexão a respeito de sua utilização. 
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2018
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13344
work_keys_str_mv AT silvagabrielamendes experienciaesaberesdaexperienciaimplicacoesparaformacaodeprofessores
AT dossantosfabianasena experienciaesaberesdaexperienciaimplicacoesparaformacaodeprofessores
AT silvapolianaschettini experienciaesaberesdaexperienciaimplicacoesparaformacaodeprofessores
AT melodossantosdanieldejesus experienciaesaberesdaexperienciaimplicacoesparaformacaodeprofessores
AT amaralbatistalindsaisantos experienciaesaberesdaexperienciaimplicacoesparaformacaodeprofessores
AT bosssergioluizbragatto experienciaesaberesdaexperienciaimplicacoesparaformacaodeprofessores
_version_ 1766681708312133632