ESTÁGIO EM SAÚDE COLETIVA: FORMAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA

Introdução: Para acompanhar as mudanças teórico-metodológicas relacionadas às práticas no âmbito da saúde coletiva, é necessário repensar a formação em saúde, especificamente, em fonoaudiologia. Objetivo: Este estudo tem o objetivo de analisar as experiências vivenciadas por estudantes de graduação...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Tolentino Limeira, Rebecca Rhuanny, de Castro, Ricardo Dias, de Figueiredo, Suelene Castro, Silva, Sâmara Munique, de Alencar, Sauana Alves Leite, Figueirêdo, Luciana Cabral, de Oliveira, Maria Izabel Ferreira
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/13337
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Descrição
Resumo:Introdução: Para acompanhar as mudanças teórico-metodológicas relacionadas às práticas no âmbito da saúde coletiva, é necessário repensar a formação em saúde, especificamente, em fonoaudiologia. Objetivo: Este estudo tem o objetivo de analisar as experiências vivenciadas por estudantes de graduação em Fonoaudiologia durante estágio supervisionado em saúde coletiva. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, registrando-se, por quatro alunas de graduação do curso de Fonoaudiologia, seus relatos de experiências, suas impressões pessoais, valores, opiniões, representações e vivência no período de estágio. Resultados: Percebeu-se durante realização do estágio, nas vivências nos setores e processo de trabalho da unidade, atividades educativas em sala de espera, territorialização, visitas domiciliares, visitas técnicas à rede de atenção secundária, gestão, ações de saúde em escolas, grupos de idosos, gestantes e voltadas ao cuidado com o trabalhador. Conclusão: Concluiu-se que o estágio contribui para formação de profissionais com capacidade de atender às demandas reais da população e um cuidado integral em saúde.