Literatura queer e latina nos Estados Unidos: a interseccionalidade entre etnia, gênero e sexualidade em dois contos

Este artigo tem como objetivo analisar de que maneira se dá a construção de personagens queer na literatura quando suas identidades são constituídas de maneira interseccional à identidade latina nos Estados Unidos. Para isso, foram selecionados dois contos da coletânea From macho to mariposa: new ga...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Ferreira, William Duarte, Oliveira, Mirian Santos Ribeiro de
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
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spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-133342019-06-05T23:44:28Z Literatura queer e latina nos Estados Unidos: a interseccionalidade entre etnia, gênero e sexualidade em dois contos Ferreira, William Duarte Oliveira, Mirian Santos Ribeiro de Identidade. Teoria queer. Latinos. Interseccionalidade. Este artigo tem como objetivo analisar de que maneira se dá a construção de personagens queer na literatura quando suas identidades são constituídas de maneira interseccional à identidade latina nos Estados Unidos. Para isso, foram selecionados dois contos da coletânea From macho to mariposa: new gay latino fiction (2011), organizada por Charles Rice-González e Charlie Vázquez. Verificou-se, assim, de que maneira a interseccionalidade étnica que compõe a identidade desses sujeitos, a saber, a ascendência latino-americana, afeta suas vivências enquanto sujeitos queer, além de discutir o modo pelo qual esses sujeitos, já segregados devido a questões étnicas e culturais, sofrem um novo processo de marginalização em função de sua expressão de gênero e/ou sexualidade. UFRN 2018-02-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/13334 Odisseia; Vol. 3 No. 1 (2018); p. 74 - 89 Revue Odisseia; Vol. 3 No. 1 (2018); p. 74 - 89 Revista Odisseia; v. 3 n. 1 (2018); p. 74 - 89 1983-2435 10.21680/1983-2435.2018v3n1 por https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/13334/9274 Copyright (c) 2018 Revista Odisseia
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