A ADERÊNCIA DO CONTEÚDO DA DISCIPLINA CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA MINISTRADA NOS CURSOS DE GRADUAÇíO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO BRASIL AO CONTEÚDO DO CURRÍCULO INTERNACIONAL PROPOSTO PELA ONU

A contabilidade tributária se destaca devido à integraçáo da contabilidade com a atividade de arrecadaçáo nos países. Com isso, a criaçáo de um currículo global para a formaçáo dos contadores tem sido objeto de estudo pela Organizaçáo das Nações Unidas (ONU), através da UNCTAD (Organiza...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Mendes, Paulo Cesar de Melo, Silva, Antonio Batista, Niyama, Jorge Katsumi
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1320
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-1320
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-13202019-10-09T22:37:23Z A ADERÊNCIA DO CONTEÚDO DA DISCIPLINA CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA MINISTRADA NOS CURSOS DE GRADUAÇíO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO BRASIL AO CONTEÚDO DO CURRÍCULO INTERNACIONAL PROPOSTO PELA ONU Mendes, Paulo Cesar de Melo Silva, Antonio Batista Niyama, Jorge Katsumi A contabilidade tributária se destaca devido à integraçáo da contabilidade com a atividade de arrecadaçáo nos países. Com isso, a criaçáo de um currículo global para a formaçáo dos contadores tem sido objeto de estudo pela Organizaçáo das Nações Unidas (ONU), através da UNCTAD (Organizaçáo das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento), onde se busca o conhecimento técnico mínimo exigido nos currículos de graduaçáo. Nesse contexto, está inserida a importância da verificaçáo da aderência da grade curricular das disciplinas que abordam a contabilidade fiscal/tributária nos cursos de graduaçáo em ciências contábeis ministrados no Brasil ao currículo internacional de contabilidade fiscal/tributária proposto pela ONU. O trabalho tem como objetivo avaliar o grau de aderência das diretrizes curriculares através de pesquisa que abrangeu 10,58% dos 904 cursos de graduaçáo em ciências contábeis existentes no país, onde as ementas das disciplinas: contabilidade tributária/fiscal foi comparada com o conteúdo previsto no currículo internacional. Foi verificado que os cursos de graduaçáo em ciências contábeis ministrados por instituições de ensino público apresentam percentual médio de aderência de 44,3% e os ministrados por instituições privadas apresentam o percentual médio de 29,7%. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2011-06-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf application/octet-stream https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1320 REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Vol. 3 No. 1 (2011): Jan./Jun.; 1-19 REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Vol. 3 Núm. 1 (2011): Jan./Jun.; 1-19 REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036; v. 3 n. 1 (2011): Jan./Jun.; 1-19 2176-9036 por https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1320/1028 https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1320/10078 Copyright (c) 2016 REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Mendes, Paulo Cesar de Melo
Silva, Antonio Batista
Niyama, Jorge Katsumi
spellingShingle Mendes, Paulo Cesar de Melo
Silva, Antonio Batista
Niyama, Jorge Katsumi
A ADERÊNCIA DO CONTEÚDO DA DISCIPLINA CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA MINISTRADA NOS CURSOS DE GRADUAÇíO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO BRASIL AO CONTEÚDO DO CURRÍCULO INTERNACIONAL PROPOSTO PELA ONU
author_facet Mendes, Paulo Cesar de Melo
Silva, Antonio Batista
Niyama, Jorge Katsumi
author_sort Mendes, Paulo Cesar de Melo
title A ADERÊNCIA DO CONTEÚDO DA DISCIPLINA CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA MINISTRADA NOS CURSOS DE GRADUAÇíO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO BRASIL AO CONTEÚDO DO CURRÍCULO INTERNACIONAL PROPOSTO PELA ONU
title_short A ADERÊNCIA DO CONTEÚDO DA DISCIPLINA CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA MINISTRADA NOS CURSOS DE GRADUAÇíO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO BRASIL AO CONTEÚDO DO CURRÍCULO INTERNACIONAL PROPOSTO PELA ONU
title_full A ADERÊNCIA DO CONTEÚDO DA DISCIPLINA CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA MINISTRADA NOS CURSOS DE GRADUAÇíO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO BRASIL AO CONTEÚDO DO CURRÍCULO INTERNACIONAL PROPOSTO PELA ONU
title_fullStr A ADERÊNCIA DO CONTEÚDO DA DISCIPLINA CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA MINISTRADA NOS CURSOS DE GRADUAÇíO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO BRASIL AO CONTEÚDO DO CURRÍCULO INTERNACIONAL PROPOSTO PELA ONU
title_full_unstemmed A ADERÊNCIA DO CONTEÚDO DA DISCIPLINA CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA MINISTRADA NOS CURSOS DE GRADUAÇíO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO BRASIL AO CONTEÚDO DO CURRÍCULO INTERNACIONAL PROPOSTO PELA ONU
title_sort aderência do conteúdo da disciplina contabilidade tributária ministrada nos cursos de graduaçío em ciências contábeis do brasil ao conteúdo do currículo internacional proposto pela onu
description A contabilidade tributária se destaca devido à integraçáo da contabilidade com a atividade de arrecadaçáo nos países. Com isso, a criaçáo de um currículo global para a formaçáo dos contadores tem sido objeto de estudo pela Organizaçáo das Nações Unidas (ONU), através da UNCTAD (Organizaçáo das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento), onde se busca o conhecimento técnico mínimo exigido nos currículos de graduaçáo. Nesse contexto, está inserida a importância da verificaçáo da aderência da grade curricular das disciplinas que abordam a contabilidade fiscal/tributária nos cursos de graduaçáo em ciências contábeis ministrados no Brasil ao currículo internacional de contabilidade fiscal/tributária proposto pela ONU. O trabalho tem como objetivo avaliar o grau de aderência das diretrizes curriculares através de pesquisa que abrangeu 10,58% dos 904 cursos de graduaçáo em ciências contábeis existentes no país, onde as ementas das disciplinas: contabilidade tributária/fiscal foi comparada com o conteúdo previsto no currículo internacional. Foi verificado que os cursos de graduaçáo em ciências contábeis ministrados por instituições de ensino público apresentam percentual médio de aderência de 44,3% e os ministrados por instituições privadas apresentam o percentual médio de 29,7%.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2011
url https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1320
work_keys_str_mv AT mendespaulocesardemelo aaderenciadoconteudodadisciplinacontabilidadetributariaministradanoscursosdegraduacioemcienciascontabeisdobrasilaoconteudodocurriculointernacionalpropostopelaonu
AT silvaantoniobatista aaderenciadoconteudodadisciplinacontabilidadetributariaministradanoscursosdegraduacioemcienciascontabeisdobrasilaoconteudodocurriculointernacionalpropostopelaonu
AT niyamajorgekatsumi aaderenciadoconteudodadisciplinacontabilidadetributariaministradanoscursosdegraduacioemcienciascontabeisdobrasilaoconteudodocurriculointernacionalpropostopelaonu
AT mendespaulocesardemelo aderenciadoconteudodadisciplinacontabilidadetributariaministradanoscursosdegraduacioemcienciascontabeisdobrasilaoconteudodocurriculointernacionalpropostopelaonu
AT silvaantoniobatista aderenciadoconteudodadisciplinacontabilidadetributariaministradanoscursosdegraduacioemcienciascontabeisdobrasilaoconteudodocurriculointernacionalpropostopelaonu
AT niyamajorgekatsumi aderenciadoconteudodadisciplinacontabilidadetributariaministradanoscursosdegraduacioemcienciascontabeisdobrasilaoconteudodocurriculointernacionalpropostopelaonu
_version_ 1766681988388880384