A DIMENSÃO ONTOLÓGICA DO HOMEM EM ARISTÓTELES E MARX: FUNDAMENTANDO O EDUCANDO COMO SER POLÍTICO-SOCIAL E DE TRABALHO NO PROCESSO EDUCACIONAL SOCIAL

Diante dos embates e dilemas que vive o Brasil após o ano de 2016, fundamentalmente no que diz respeito a educação pública brasileira, o presente trabalho procurou se debruçar, refletir e verificar a posição e situação do educando brasileiro no cenário social nacional, e sobretudo escolar. Levamos e...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Duarte, Marcelo Barboza
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13148
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-13148
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-131482018-10-04T21:57:20Z A DIMENSÃO ONTOLÓGICA DO HOMEM EM ARISTÓTELES E MARX: FUNDAMENTANDO O EDUCANDO COMO SER POLÍTICO-SOCIAL E DE TRABALHO NO PROCESSO EDUCACIONAL SOCIAL Duarte, Marcelo Barboza Diante dos embates e dilemas que vive o Brasil após o ano de 2016, fundamentalmente no que diz respeito a educação pública brasileira, o presente trabalho procurou se debruçar, refletir e verificar a posição e situação do educando brasileiro no cenário social nacional, e sobretudo escolar. Levamos em conta como base de configuração do indivíduo-sujeito e estudante sua identidade enquanto ser biopsicossocial, isso na perspectiva Aristotélica e Marxista de homem, tanto como ser dotado de razão, emoção, vontade, social, político, teleológico (Aristóteles) e essencialmente ser de trabalho e histórico (Marx).  Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2018-02-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13148 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 17 (2017): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13148/9227 https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13148/10526 Copyright (c) 2018 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Duarte, Marcelo Barboza
spellingShingle Duarte, Marcelo Barboza
A DIMENSÃO ONTOLÓGICA DO HOMEM EM ARISTÓTELES E MARX: FUNDAMENTANDO O EDUCANDO COMO SER POLÍTICO-SOCIAL E DE TRABALHO NO PROCESSO EDUCACIONAL SOCIAL
author_facet Duarte, Marcelo Barboza
author_sort Duarte, Marcelo Barboza
title A DIMENSÃO ONTOLÓGICA DO HOMEM EM ARISTÓTELES E MARX: FUNDAMENTANDO O EDUCANDO COMO SER POLÍTICO-SOCIAL E DE TRABALHO NO PROCESSO EDUCACIONAL SOCIAL
title_short A DIMENSÃO ONTOLÓGICA DO HOMEM EM ARISTÓTELES E MARX: FUNDAMENTANDO O EDUCANDO COMO SER POLÍTICO-SOCIAL E DE TRABALHO NO PROCESSO EDUCACIONAL SOCIAL
title_full A DIMENSÃO ONTOLÓGICA DO HOMEM EM ARISTÓTELES E MARX: FUNDAMENTANDO O EDUCANDO COMO SER POLÍTICO-SOCIAL E DE TRABALHO NO PROCESSO EDUCACIONAL SOCIAL
title_fullStr A DIMENSÃO ONTOLÓGICA DO HOMEM EM ARISTÓTELES E MARX: FUNDAMENTANDO O EDUCANDO COMO SER POLÍTICO-SOCIAL E DE TRABALHO NO PROCESSO EDUCACIONAL SOCIAL
title_full_unstemmed A DIMENSÃO ONTOLÓGICA DO HOMEM EM ARISTÓTELES E MARX: FUNDAMENTANDO O EDUCANDO COMO SER POLÍTICO-SOCIAL E DE TRABALHO NO PROCESSO EDUCACIONAL SOCIAL
title_sort dimensão ontológica do homem em aristóteles e marx: fundamentando o educando como ser político-social e de trabalho no processo educacional social
description Diante dos embates e dilemas que vive o Brasil após o ano de 2016, fundamentalmente no que diz respeito a educação pública brasileira, o presente trabalho procurou se debruçar, refletir e verificar a posição e situação do educando brasileiro no cenário social nacional, e sobretudo escolar. Levamos em conta como base de configuração do indivíduo-sujeito e estudante sua identidade enquanto ser biopsicossocial, isso na perspectiva Aristotélica e Marxista de homem, tanto como ser dotado de razão, emoção, vontade, social, político, teleológico (Aristóteles) e essencialmente ser de trabalho e histórico (Marx). 
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2018
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13148
work_keys_str_mv AT duartemarcelobarboza adimensaoontologicadohomememaristotelesemarxfundamentandooeducandocomoserpoliticosocialedetrabalhonoprocessoeducacionalsocial
AT duartemarcelobarboza dimensaoontologicadohomememaristotelesemarxfundamentandooeducandocomoserpoliticosocialedetrabalhonoprocessoeducacionalsocial
_version_ 1766681706404773888