Do bem supremo à ética do desejo: contribuições da psicanálise à discussão ética
No seminário de 1959-60, o psicanalista Jacques Lacan anuncia sua decisáo de abordar ali o tema da ética da psicanálise. Para uma clara compreensáo da contribuiçáo freudiana, ele resgata, como contraponto, a referência aristotélica da Ethica Nicomachea. Nessa obra, Aristótele...
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oai:periodicos.ufrn.br:article-13122016-12-16T17:02:48Z Do bem supremo à ética do desejo: contribuições da psicanálise à discussão ética Martins, Luiz Paulo Leitão Darriba, Vinicius Anciães No seminário de 1959-60, o psicanalista Jacques Lacan anuncia sua decisáo de abordar ali o tema da ética da psicanálise. Para uma clara compreensáo da contribuiçáo freudiana, ele resgata, como contraponto, a referência aristotélica da Ethica Nicomachea. Nessa obra, Aristóteles está em busca de um bem mais excelente, e este corresponde à felicidade. Ele pode ser alcançado pelo uso da atividade racional aliado à prática da virtude. Se, para Lacan, a investigaçáo aristotélica comporta certa idealidade, o registro psicanalítico funda-se a partir da realidade. Para isso, ele retoma a noçáo freudiana de das Ding. Como objeto da primeira experiência de satisfaçáo, das Ding fundará todo o encaminhamento do sujeito. Na estrutura neurótica, entretanto, o reencontro com das Ding é excessivo; o sujeito náo o pode suportar. É por trás dessa realidade sem predicaçáo que é das Ding que Lacan encontrará a realidade que ordena, a saber, a lei da interdiçáo do incesto. É nessa dimensáo que o sujeito, em análise, é convocado a advir. O presente estudo, portanto, tem como objetivo realizar esse percurso – do bem supremo aristotélico à ética do desejo –, apontando as contribuições da psicanálise à discussáo ética. EDUFRN 2011-11-21 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/1312 Princípios: Revista de Filosofia (UFRN); v. 18 n. 29 (2011): Princípios: revista de filosofia; 203-229 1983-2109 0104-8694 por https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/1312/1020 Copyright (c) 2014 Princípios: Revista de Filosofia (UFRN) |
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Periódicos UFRN |
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Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
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No seminário de 1959-60, o psicanalista Jacques Lacan anuncia sua decisáo de abordar ali o tema da ética da psicanálise. Para uma clara compreensáo da contribuiçáo freudiana, ele resgata, como contraponto, a referência aristotélica da Ethica Nicomachea. Nessa obra, Aristóteles está em busca de um bem mais excelente, e este corresponde à felicidade. Ele pode ser alcançado pelo uso da atividade racional aliado à prática da virtude. Se, para Lacan, a investigaçáo aristotélica comporta certa idealidade, o registro psicanalítico funda-se a partir da realidade. Para isso, ele retoma a noçáo freudiana de das Ding. Como objeto da primeira experiência de satisfaçáo, das Ding fundará todo o encaminhamento do sujeito. Na estrutura neurótica, entretanto, o reencontro com das Ding é excessivo; o sujeito náo o pode suportar. É por trás dessa realidade sem predicaçáo que é das Ding que Lacan encontrará a realidade que ordena, a saber, a lei da interdiçáo do incesto. É nessa dimensáo que o sujeito, em análise, é convocado a advir. O presente estudo, portanto, tem como objetivo realizar esse percurso – do bem supremo aristotélico à ética do desejo –, apontando as contribuições da psicanálise à discussáo ética. |
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