ESPORTE ORIENTAÇíO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA – PROJETO INICIAÇíO E DIFUSíO DO ESPORTE ORIENTAÇíO

RESUMOO Esporte Orientaçáo consiste em realizar um percurso munido de um mapa, passando por pontos de controle preestabelecidos no menor tempo possível. Para tanto, os praticantes deveráo interpretar a simbologia do mapa e podem utilizar uma bússola como acessório. A proposta do projeto Iniciaçáo e...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Pedreira, Flávia da Silva, Araújo, Flávio Henrique Mello, Sant`Anna, Karen Barsaglini Sampaio, Silva, José Maria Pereira da
Formato: Online
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1303
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:RESUMOO Esporte Orientaçáo consiste em realizar um percurso munido de um mapa, passando por pontos de controle preestabelecidos no menor tempo possível. Para tanto, os praticantes deveráo interpretar a simbologia do mapa e podem utilizar uma bússola como acessório. A proposta do projeto Iniciaçáo e Difusáo do Esporte Orientaçáo é implementar o esporte no âmbito escolar, utilizando a interdisciplinaridade como auxílio na aprendizagem de alunos nas disciplinas regulares; buscar o desenvolvimento de metodologia de aplicações lúdicas e inovadoras. A orientaçáo, além de ser um conteúdo diferente e atrativo, possui um leque de trabalhos multidisciplinares estimulando desenvolvimento e formaçáo motora-intelectual de quem a pratica, aprimorando o raciocínio lógico por utilizar atividades que necessitam de tomadas de decisáo rápidas e soluçáo de problemas. O projeto é realizado na EM Tenente Antônio Joáo, na cidade do Rio de Janeiro. Em 2010 o projeto trabalhou com duas turmas de 4° e 5° ano do ensino fundamental, totalizando 46 alunos, com idade entre 9 e 12 anos. Após aplicaçáo de questionário ao final do ano, constatou-se que: 91,7% dos alunos aprovaram as aulas de Orientaçáo e 50% aprenderam algo no projeto que utilizaram em outras disciplinas. Com base nos dados apresentados, concluímos que a maioria dos alunos aprovou a Orientaçáo como tema das aulas de Educaçáo Física e comprova que na prática ocorre comunicaçáo entre a Orientaçáo e outras disciplinas, proporcionandoExtensáo e Sociedade – 2011 – Ano 2 – Nº 3 – Vol. 1 - PROEXmultidisciplinaridade. Sendo assim, fica provado que quando se oferece uma proposta nova às aulas, os alunos correspondem às expectativas.Palavras-chave: Esporte Orientaçáo. Educaçáo Física Escolar. Multidisciplinaridade.