MEDIANDO CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS E EXPERIMENTAIS

RESUMOA necessidade de intervenções pedagógicas de cunho interdisciplinar tem sido preocupaçáo crescente entre educadores de diferentes níveis, sendo que nas últimas décadas a interdisciplinaridade tem ocupado papel de destaque nos estudos e pesquisas realizados na área de educaçáo. Tais...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Valdécio F. da, Torres, Josimar, Moura, Claybson A. S.
Formato: Online
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1302
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:RESUMOA necessidade de intervenções pedagógicas de cunho interdisciplinar tem sido preocupaçáo crescente entre educadores de diferentes níveis, sendo que nas últimas décadas a interdisciplinaridade tem ocupado papel de destaque nos estudos e pesquisas realizados na área de educaçáo. Tais estudos apontam para a necessidade de uma revisáo da estrutura disciplinar, sob a qual a escola se organiza, estrutura essa que tem transformado o saber em algo fragmentado e, muitas vezes, destituído de significado e relevância para os alunos. A maioria dos professores que atua hoje em sala de aula provém de uma formaçáo escolar na qual o saber era compartimentalizado, de uma escola que investia no repasse de informações, mas que nem sempre propiciava o estabelecimento de relações com aquilo que o aluno já conhecia. Entretanto, precisamos, como professores, promover uma educaçáo voltada para o desenvolvimento de competências e habilidades que instrumentalizem os alunos a compreender e intervir no mundo em que vivem. Buscamos desenvolver modelos que viabilizassem uma didática mais sistematizadora, promovendo uma abordagem mais significativa e holística, no processo de ensino-aprendizagem das ciências e matemática. Para isso, utilizamos técnicas pedagógicas (fundamentados em Celso Antunes, Cipriano C. Luckesi e Vasco Moretto), softwares interativos, modelos funcionais, livros, revistas e internet. Através das técnicas e modelos utilizados, observamos que houve um rendimento significativo por parte dos alunos no entendimento de fenômenos naturais, análise de gráficos, tabelas,..., bem como interpretaçáo de modelos antes dita de difícil abstraçáo. Esses resultados foram táo significativos que muitos dos alunos obtiveram bons índices de aprovaçáo tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, onde foi percebido um avanço cognitivoExtensáo e Sociedade – 2011 – Ano 2 – Nº 3 – Vol. 1 - PROEXprogressivo, de forma que o processo se deu de maneira integrada e produtiva. Tendo por base que a educaçáo passa por reformulaçáo irreversível, onde as novas tecnologias educacionais e os recentes conceitos metodológicos se apresentam, cada vez mais, voltados para a realidade do educando, é que consideramos extremamente importante a capacitaçáo dos professores e ampliaçáo dos seus conhecimentos, pois – “a grande barreira entre o homem e o novo está na aceitaçáo”.Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Metodologia. Tecnologias educacionais. Capacitaçáo. O novo.