AGREGANDO ESFORÇOS: GRUPO PARAUPABA NO SEMINÁRIO DE CONSULTA SOBRE O TERRITÓRIO ETNOEDUCACIONAL DA PARAÍBA E DO RIO GRANDE DO NORTE
RESUMOOs Territórios etnoeducacionais (Decreto nº 6.861/2009) sáo áreas definidas a partir da consulta aos povos indígenas e estáo relacionadas à sua mobilizaçáo política, afirmaçáo étnica e garantia de seus territórios e de políticas específicas nas áreas de educaçáo,...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-13002012-01-31T18:43:38Z AGREGANDO ESFORÇOS: GRUPO PARAUPABA NO SEMINÁRIO DE CONSULTA SOBRE O TERRITÓRIO ETNOEDUCACIONAL DA PARAÍBA E DO RIO GRANDE DO NORTE Guerra, Jussara Galhardo Aguirres Santos, Leonardo Alves dos RESUMOOs Territórios etnoeducacionais (Decreto nº 6.861/2009) sáo áreas definidas a partir da consulta aos povos indígenas e estáo relacionadas à sua mobilizaçáo política, afirmaçáo étnica e garantia de seus territórios e de políticas específicas nas áreas de educaçáo, conforme determina a Constituiçáo Federal de 1988. Em janeiro de 2011 aconteceu o primeiro seminário de consulta para ser criado o TEE dos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Nessa ocasiáo estiveram presentes, além dos indígenas – protagonistas desse encontro, representantes de várias instituições – FUNAI, MEC, UFPB, SEEC-RN, Grupo Paraupaba/MCC-UFRN. O Grupo Paraupaba participou desse encontro contribuindo com sua experiência nas escolas das comunidades indígenas do Estado por meio do projeto de extensáo “Mocepi: valorizando a história e cultura indígenas no RN” (Ed. PROEX/PROPESQ/PROGRAD-UFRN). Através desse projeto (2009; 2010), o GP realizou oficinas, seminários e reuniões tanto nas escolas como em outros espaços sociais dessas comunidades, bem como fora delas, buscando ressaltar e dar visibilidade às histórias particulares (locais), além de se preocupar com um enfoque crítico da história oficial no que diz respeito ao indígena no Estado (Lei 11.645-2008). Diante disso, o seminário de consulta do TEE realizou-se com sucesso, levando em consideraçáo que foram importantes as experiências de cada instituiçáo comprometida com a educaçáo diferenciada e com o respeito à diversidade cultural indígena. A partir de entáo, foram constituídas as comissões gestoras e concluídos os diagnósticos das demandas e problemas de cada povo indígena do RN e da PB. Em futuros encontros seráo discutidas a formalizaçáo e consolidaçáo do TEE-PB/RN com as instituições envolvidas.Palavras-chave: Povos indígenas do RN e PB. Territórios etnoeducacionais. Educaçáo escolar indígena. Grupo Paraupaba. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-01-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1300 Revista Extensão & Sociedade; v. 5 n. 3 (2011): Seminário de Metodologia e Projetos de Extensão 2178-6054 2595-0150 Copyright (c) 2014 Revista Extensão e Sociedade |
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RESUMOOs Territórios etnoeducacionais (Decreto nº 6.861/2009) sáo áreas definidas a partir da consulta aos povos indígenas e estáo relacionadas à sua mobilizaçáo política, afirmaçáo étnica e garantia de seus territórios e de políticas específicas nas áreas de educaçáo, conforme determina a Constituiçáo Federal de 1988. Em janeiro de 2011 aconteceu o primeiro seminário de consulta para ser criado o TEE dos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Nessa ocasiáo estiveram presentes, além dos indígenas – protagonistas desse encontro, representantes de várias instituições – FUNAI, MEC, UFPB, SEEC-RN, Grupo Paraupaba/MCC-UFRN. O Grupo Paraupaba participou desse encontro contribuindo com sua experiência nas escolas das comunidades indígenas do Estado por meio do projeto de extensáo “Mocepi: valorizando a história e cultura indígenas no RN” (Ed. PROEX/PROPESQ/PROGRAD-UFRN). Através desse projeto (2009; 2010), o GP realizou oficinas, seminários e reuniões tanto nas escolas como em outros espaços sociais dessas comunidades, bem como fora delas, buscando ressaltar e dar visibilidade às histórias particulares (locais), além de se preocupar com um enfoque crítico da história oficial no que diz respeito ao indígena no Estado (Lei 11.645-2008). Diante disso, o seminário de consulta do TEE realizou-se com sucesso, levando em consideraçáo que foram importantes as experiências de cada instituiçáo comprometida com a educaçáo diferenciada e com o respeito à diversidade cultural indígena. A partir de entáo, foram constituídas as comissões gestoras e concluídos os diagnósticos das demandas e problemas de cada povo indígena do RN e da PB. Em futuros encontros seráo discutidas a formalizaçáo e consolidaçáo do TEE-PB/RN com as instituições envolvidas.Palavras-chave: Povos indígenas do RN e PB. Territórios etnoeducacionais. Educaçáo escolar indígena. Grupo Paraupaba. |
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