DE AUSUBEL AO CMAP TOOLS: UM BREVE HISTÓRICO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E SUA APLICAÇíO PRÁTICA EM SALA DE AULA
RESUMOEste estudo trata de uma pesquisa bibliográfica sobre a construçáo dos mapas conceituais a partir da teoria da aprendizagem significativa e tem como objetivo refletir sobre o uso do CMAP Tools como ferramenta necessária para a construçáo dos mapas conceituais. O CMAP Tool...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1293 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-1293 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-12932012-01-31T18:43:39Z DE AUSUBEL AO CMAP TOOLS: UM BREVE HISTÓRICO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E SUA APLICAÇíO PRÁTICA EM SALA DE AULA Júnior, Francisco Roberval dos Santos RESUMOEste estudo trata de uma pesquisa bibliográfica sobre a construçáo dos mapas conceituais a partir da teoria da aprendizagem significativa e tem como objetivo refletir sobre o uso do CMAP Tools como ferramenta necessária para a construçáo dos mapas conceituais. O CMAP Tools é uma ferramenta que serve como instrumento para facilitar o aprendizado do conteúdo sistematizado em conteúdo significativo para o aprendiz. Seguindo a linha de pesquisa de David Ausubel, articulador da Teoria da Aprendizagem Significativa, na qual, à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimentos prévios, através de processos mentais e procedimentos lógicos, formam-se redes conceituais que articulam os significados de diversos conceitos em diversas áreas do conhecimento, Joseph Novak desenvolveu a Teoria do Mapa Conceitual, que consiste em uma ferramenta usada para organizar e representar o conhecimento. Sáo estruturados a partir de conceitos fundamentais e suas relações, e sáo utilizados para auxiliar a ordenaçáo e a sequenciaçáo hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. Assim, o CMAP Tools, desenvolvido pelo Institute for Human and Machine Cognition (IHMC/UWF), permite construir, navegar, compartilhar e criticar mapas conceituais, sendo assim, ferramenta indispensável ao auxílio da representaçáo do conhecimento. Logo, o CMAP Tools potencializa a construçáo dos mapas conceituais em virtude da flexibilidade e plasticidade próprias das tecnologias digitais. O mapeamento da informaçáo facilita a mediaçáo do docente, pois possibilita a visáo do percurso cognitivo do aprendiz e propicia melhores intervenções e organizaçáo de conteúdos mais claros e cheios de conexões.Palavras-chave: Construtivismo. Aprendizagem Significativa. Software Educacional. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-01-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1293 Revista Extensão & Sociedade; v. 5 n. 3 (2011): Seminário de Metodologia e Projetos de Extensão 2178-6054 2595-0150 Copyright (c) 2014 Revista Extensão e Sociedade |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
format |
Online |
author |
Júnior, Francisco Roberval dos Santos |
spellingShingle |
Júnior, Francisco Roberval dos Santos DE AUSUBEL AO CMAP TOOLS: UM BREVE HISTÓRICO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E SUA APLICAÇíO PRÁTICA EM SALA DE AULA |
author_facet |
Júnior, Francisco Roberval dos Santos |
author_sort |
Júnior, Francisco Roberval dos Santos |
title |
DE AUSUBEL AO CMAP TOOLS: UM BREVE HISTÓRICO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E SUA APLICAÇíO PRÁTICA EM SALA DE AULA |
title_short |
DE AUSUBEL AO CMAP TOOLS: UM BREVE HISTÓRICO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E SUA APLICAÇíO PRÁTICA EM SALA DE AULA |
title_full |
DE AUSUBEL AO CMAP TOOLS: UM BREVE HISTÓRICO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E SUA APLICAÇíO PRÁTICA EM SALA DE AULA |
title_fullStr |
DE AUSUBEL AO CMAP TOOLS: UM BREVE HISTÓRICO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E SUA APLICAÇíO PRÁTICA EM SALA DE AULA |
title_full_unstemmed |
DE AUSUBEL AO CMAP TOOLS: UM BREVE HISTÓRICO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E SUA APLICAÇíO PRÁTICA EM SALA DE AULA |
title_sort |
de ausubel ao cmap tools: um breve histórico da teoria da aprendizagem significativa e sua aplicaçío prática em sala de aula |
description |
RESUMOEste estudo trata de uma pesquisa bibliográfica sobre a construçáo dos mapas conceituais a partir da teoria da aprendizagem significativa e tem como objetivo refletir sobre o uso do CMAP Tools como ferramenta necessária para a construçáo dos mapas conceituais. O CMAP Tools é uma ferramenta que serve como instrumento para facilitar o aprendizado do conteúdo sistematizado em conteúdo significativo para o aprendiz. Seguindo a linha de pesquisa de David Ausubel, articulador da Teoria da Aprendizagem Significativa, na qual, à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimentos prévios, através de processos mentais e procedimentos lógicos, formam-se redes conceituais que articulam os significados de diversos conceitos em diversas áreas do conhecimento, Joseph Novak desenvolveu a Teoria do Mapa Conceitual, que consiste em uma ferramenta usada para organizar e representar o conhecimento. Sáo estruturados a partir de conceitos fundamentais e suas relações, e sáo utilizados para auxiliar a ordenaçáo e a sequenciaçáo hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. Assim, o CMAP Tools, desenvolvido pelo Institute for Human and Machine Cognition (IHMC/UWF), permite construir, navegar, compartilhar e criticar mapas conceituais, sendo assim, ferramenta indispensável ao auxílio da representaçáo do conhecimento. Logo, o CMAP Tools potencializa a construçáo dos mapas conceituais em virtude da flexibilidade e plasticidade próprias das tecnologias digitais. O mapeamento da informaçáo facilita a mediaçáo do docente, pois possibilita a visáo do percurso cognitivo do aprendiz e propicia melhores intervenções e organizaçáo de conteúdos mais claros e cheios de conexões.Palavras-chave: Construtivismo. Aprendizagem Significativa. Software Educacional. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2012 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1293 |
work_keys_str_mv |
AT juniorfranciscorobervaldossantos deausubelaocmaptoolsumbrevehistoricodateoriadaaprendizagemsignificativaesuaaplicaciopraticaemsaladeaula |
_version_ |
1766681905186471936 |