A MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PEA: NOVOS OLHARES
RESUMOESTE TRABALHO TRAZ UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NA ÁREA DA MATEMÁTICA, ATRAVÉS DO DIÁLOGO ENTRE O PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES E O PROGRAMA ESCOLA ABERTA (PEA), DA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO FARIAS FILHO, LOCALIZADA NA COMUNIDADE DE SAN MARTIN/PE. ATRAVÉS DO PROJETO “A MATEMÁ...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Online |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1291 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-1291 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-12912012-01-31T18:43:39Z A MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PEA: NOVOS OLHARES Solva, Mário Mardone da Silva, Edilson Carneiro da Castro, Ana Emília Gonçalves de RESUMOESTE TRABALHO TRAZ UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NA ÁREA DA MATEMÁTICA, ATRAVÉS DO DIÁLOGO ENTRE O PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES E O PROGRAMA ESCOLA ABERTA (PEA), DA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO FARIAS FILHO, LOCALIZADA NA COMUNIDADE DE SAN MARTIN/PE. ATRAVÉS DO PROJETO “A MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PEA: NOVOS OLHARES”. TENDO EM VISTA O PROBLEMA EDUCACIONAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS, SOBRETUDO NO ENSINO DA MATEMÁTICA, FOI ELABORADO O PROJETO QUE TEM COMO PROPOSTA NORTEADORA CONTRIBUIR PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÁO, NA MEDIDA EM QUE PROPÕE O DESPERTAR NOS ALUNOS SEU INTERESSE EM ESTUDAR A DISCIPLINA DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DO LÚDICO. NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, TRABALHA-SE COM JOGOS QUE SIRVAM DE PONTE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA E QUE ESTEJAM NO CONTEXTO DOS ASSUNTOS DE GRADE CURRICULAR ATUAL DOS ALUNOS ENVOLVIDOS. NAS ATUAÇÕES, OS ALUNOS SÁO ORIENTADOS A DEBATER SOBRE O QUE SE TRABALHA, COM O OBJETIVO DE ALCANÇAR UM MAIOR ENTROSAMENTO POSSÍVEL DOS ALUNOS ENTRE SI E TAMBÉM A DE PROFESSOR-ALUNO. QUANDO SE GERA O DEBATE, ALÉM DOS ALUNOS ESTAREM DESENVOLVENDO A LINGUAGEM ORAL, ACABAM PERDENDO A TIMIDEZ E INDAGAM MAIS, O QUE GERA UMA MELHOR ASSIMILAÇÁO DOS CONTEÚDOS. NO TOCANTE À AVALIAÇÁO DE RESULTADOS, ESTES SE DARÁO A PARTIR DO TÉRMINO DESSAS ATUAÇÕES, QUE ESTÁ PREVISTO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2011. SERÁ ESTUDADO O HISTÓRICO ESCOLAR DOS ALUNOS NO PERÍODO DE INGRESSO, A FIM DE SE COMPARAR COM O HISTÓRICO DO PERÍODO DE CONCLUSÁO DAS ATIVIDADES.Extensáo e Sociedade – 2011 – Ano 2 – Nº 3 – Vol. 1 - PROEXPALAVRAS-CHAVE: MATEMÁTICA. JOGOS. LÚDICO. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-01-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1291 Revista Extensão & Sociedade; v. 5 n. 3 (2011): Seminário de Metodologia e Projetos de Extensão 2178-6054 2595-0150 Copyright (c) 2014 Revista Extensão e Sociedade |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
format |
Online |
author |
Solva, Mário Mardone da Silva, Edilson Carneiro da Castro, Ana Emília Gonçalves de |
spellingShingle |
Solva, Mário Mardone da Silva, Edilson Carneiro da Castro, Ana Emília Gonçalves de A MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PEA: NOVOS OLHARES |
author_facet |
Solva, Mário Mardone da Silva, Edilson Carneiro da Castro, Ana Emília Gonçalves de |
author_sort |
Solva, Mário Mardone da |
title |
A MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PEA: NOVOS OLHARES |
title_short |
A MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PEA: NOVOS OLHARES |
title_full |
A MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PEA: NOVOS OLHARES |
title_fullStr |
A MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PEA: NOVOS OLHARES |
title_full_unstemmed |
A MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PEA: NOVOS OLHARES |
title_sort |
matemática no âmbito do pea: novos olhares |
description |
RESUMOESTE TRABALHO TRAZ UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NA ÁREA DA MATEMÁTICA, ATRAVÉS DO DIÁLOGO ENTRE O PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES E O PROGRAMA ESCOLA ABERTA (PEA), DA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO FARIAS FILHO, LOCALIZADA NA COMUNIDADE DE SAN MARTIN/PE. ATRAVÉS DO PROJETO “A MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PEA: NOVOS OLHARES”. TENDO EM VISTA O PROBLEMA EDUCACIONAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS, SOBRETUDO NO ENSINO DA MATEMÁTICA, FOI ELABORADO O PROJETO QUE TEM COMO PROPOSTA NORTEADORA CONTRIBUIR PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÁO, NA MEDIDA EM QUE PROPÕE O DESPERTAR NOS ALUNOS SEU INTERESSE EM ESTUDAR A DISCIPLINA DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DO LÚDICO. NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, TRABALHA-SE COM JOGOS QUE SIRVAM DE PONTE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA E QUE ESTEJAM NO CONTEXTO DOS ASSUNTOS DE GRADE CURRICULAR ATUAL DOS ALUNOS ENVOLVIDOS. NAS ATUAÇÕES, OS ALUNOS SÁO ORIENTADOS A DEBATER SOBRE O QUE SE TRABALHA, COM O OBJETIVO DE ALCANÇAR UM MAIOR ENTROSAMENTO POSSÍVEL DOS ALUNOS ENTRE SI E TAMBÉM A DE PROFESSOR-ALUNO. QUANDO SE GERA O DEBATE, ALÉM DOS ALUNOS ESTAREM DESENVOLVENDO A LINGUAGEM ORAL, ACABAM PERDENDO A TIMIDEZ E INDAGAM MAIS, O QUE GERA UMA MELHOR ASSIMILAÇÁO DOS CONTEÚDOS. NO TOCANTE À AVALIAÇÁO DE RESULTADOS, ESTES SE DARÁO A PARTIR DO TÉRMINO DESSAS ATUAÇÕES, QUE ESTÁ PREVISTO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2011. SERÁ ESTUDADO O HISTÓRICO ESCOLAR DOS ALUNOS NO PERÍODO DE INGRESSO, A FIM DE SE COMPARAR COM O HISTÓRICO DO PERÍODO DE CONCLUSÁO DAS ATIVIDADES.Extensáo e Sociedade – 2011 – Ano 2 – Nº 3 – Vol. 1 - PROEXPALAVRAS-CHAVE: MATEMÁTICA. JOGOS. LÚDICO. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2012 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1291 |
work_keys_str_mv |
AT solvamariomardoneda amatematicanoambitodopeanovosolhares AT silvaedilsoncarneiroda amatematicanoambitodopeanovosolhares AT castroanaemiliagoncalvesde amatematicanoambitodopeanovosolhares AT solvamariomardoneda matematicanoambitodopeanovosolhares AT silvaedilsoncarneiroda matematicanoambitodopeanovosolhares AT castroanaemiliagoncalvesde matematicanoambitodopeanovosolhares |
_version_ |
1766681904819470336 |