A MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PEA: NOVOS OLHARES

RESUMOESTE TRABALHO TRAZ UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NA ÁREA DA MATEMÁTICA, ATRAVÉS DO DIÁLOGO ENTRE O PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES E O PROGRAMA ESCOLA ABERTA (PEA), DA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO FARIAS FILHO, LOCALIZADA NA COMUNIDADE DE SAN MARTIN/PE. ATRAVÉS DO PROJETO “A MATEMÁ...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Solva, Mário Mardone da, Silva, Edilson Carneiro da, Castro, Ana Emília Gonçalves de
Formato: Online
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1291
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-1291
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-12912012-01-31T18:43:39Z A MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PEA: NOVOS OLHARES Solva, Mário Mardone da Silva, Edilson Carneiro da Castro, Ana Emília Gonçalves de RESUMOESTE TRABALHO TRAZ UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NA ÁREA DA MATEMÁTICA, ATRAVÉS DO DIÁLOGO ENTRE O PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES E O PROGRAMA ESCOLA ABERTA (PEA), DA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO FARIAS FILHO, LOCALIZADA NA COMUNIDADE DE SAN MARTIN/PE. ATRAVÉS DO PROJETO “A MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PEA: NOVOS OLHARES”. TENDO EM VISTA O PROBLEMA EDUCACIONAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS, SOBRETUDO NO ENSINO DA MATEMÁTICA, FOI ELABORADO O PROJETO QUE TEM COMO PROPOSTA NORTEADORA CONTRIBUIR PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÁO, NA MEDIDA EM QUE PROPÕE O DESPERTAR NOS ALUNOS SEU INTERESSE EM ESTUDAR A DISCIPLINA DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DO LÚDICO. NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, TRABALHA-SE COM JOGOS QUE SIRVAM DE PONTE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA E QUE ESTEJAM NO CONTEXTO DOS ASSUNTOS DE GRADE CURRICULAR ATUAL DOS ALUNOS ENVOLVIDOS. NAS ATUAÇÕES, OS ALUNOS SÁO ORIENTADOS A DEBATER SOBRE O QUE SE TRABALHA, COM O OBJETIVO DE ALCANÇAR UM MAIOR ENTROSAMENTO POSSÍVEL DOS ALUNOS ENTRE SI E TAMBÉM A DE PROFESSOR-ALUNO. QUANDO SE GERA O DEBATE, ALÉM DOS ALUNOS ESTAREM DESENVOLVENDO A LINGUAGEM ORAL, ACABAM PERDENDO A TIMIDEZ E INDAGAM MAIS, O QUE GERA UMA MELHOR ASSIMILAÇÁO DOS CONTEÚDOS. NO TOCANTE À AVALIAÇÁO DE RESULTADOS, ESTES SE DARÁO A PARTIR DO TÉRMINO DESSAS ATUAÇÕES, QUE ESTÁ PREVISTO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2011. SERÁ ESTUDADO O HISTÓRICO ESCOLAR DOS ALUNOS NO PERÍODO DE INGRESSO, A FIM DE SE COMPARAR COM O HISTÓRICO DO PERÍODO DE CONCLUSÁO DAS ATIVIDADES.Extensáo e Sociedade – 2011 – Ano 2 – Nº 3 – Vol. 1 - PROEXPALAVRAS-CHAVE: MATEMÁTICA. JOGOS. LÚDICO. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-01-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1291 Revista Extensão & Sociedade; v. 5 n. 3 (2011): Seminário de Metodologia e Projetos de Extensão 2178-6054 2595-0150 Copyright (c) 2014 Revista Extensão e Sociedade
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
format Online
author Solva, Mário Mardone da
Silva, Edilson Carneiro da
Castro, Ana Emília Gonçalves de
spellingShingle Solva, Mário Mardone da
Silva, Edilson Carneiro da
Castro, Ana Emília Gonçalves de
A MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PEA: NOVOS OLHARES
author_facet Solva, Mário Mardone da
Silva, Edilson Carneiro da
Castro, Ana Emília Gonçalves de
author_sort Solva, Mário Mardone da
title A MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PEA: NOVOS OLHARES
title_short A MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PEA: NOVOS OLHARES
title_full A MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PEA: NOVOS OLHARES
title_fullStr A MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PEA: NOVOS OLHARES
title_full_unstemmed A MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PEA: NOVOS OLHARES
title_sort matemática no âmbito do pea: novos olhares
description RESUMOESTE TRABALHO TRAZ UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NA ÁREA DA MATEMÁTICA, ATRAVÉS DO DIÁLOGO ENTRE O PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES E O PROGRAMA ESCOLA ABERTA (PEA), DA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO FARIAS FILHO, LOCALIZADA NA COMUNIDADE DE SAN MARTIN/PE. ATRAVÉS DO PROJETO “A MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PEA: NOVOS OLHARES”. TENDO EM VISTA O PROBLEMA EDUCACIONAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS, SOBRETUDO NO ENSINO DA MATEMÁTICA, FOI ELABORADO O PROJETO QUE TEM COMO PROPOSTA NORTEADORA CONTRIBUIR PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÁO, NA MEDIDA EM QUE PROPÕE O DESPERTAR NOS ALUNOS SEU INTERESSE EM ESTUDAR A DISCIPLINA DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DO LÚDICO. NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, TRABALHA-SE COM JOGOS QUE SIRVAM DE PONTE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA E QUE ESTEJAM NO CONTEXTO DOS ASSUNTOS DE GRADE CURRICULAR ATUAL DOS ALUNOS ENVOLVIDOS. NAS ATUAÇÕES, OS ALUNOS SÁO ORIENTADOS A DEBATER SOBRE O QUE SE TRABALHA, COM O OBJETIVO DE ALCANÇAR UM MAIOR ENTROSAMENTO POSSÍVEL DOS ALUNOS ENTRE SI E TAMBÉM A DE PROFESSOR-ALUNO. QUANDO SE GERA O DEBATE, ALÉM DOS ALUNOS ESTAREM DESENVOLVENDO A LINGUAGEM ORAL, ACABAM PERDENDO A TIMIDEZ E INDAGAM MAIS, O QUE GERA UMA MELHOR ASSIMILAÇÁO DOS CONTEÚDOS. NO TOCANTE À AVALIAÇÁO DE RESULTADOS, ESTES SE DARÁO A PARTIR DO TÉRMINO DESSAS ATUAÇÕES, QUE ESTÁ PREVISTO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2011. SERÁ ESTUDADO O HISTÓRICO ESCOLAR DOS ALUNOS NO PERÍODO DE INGRESSO, A FIM DE SE COMPARAR COM O HISTÓRICO DO PERÍODO DE CONCLUSÁO DAS ATIVIDADES.Extensáo e Sociedade – 2011 – Ano 2 – Nº 3 – Vol. 1 - PROEXPALAVRAS-CHAVE: MATEMÁTICA. JOGOS. LÚDICO.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2012
url https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1291
work_keys_str_mv AT solvamariomardoneda amatematicanoambitodopeanovosolhares
AT silvaedilsoncarneiroda amatematicanoambitodopeanovosolhares
AT castroanaemiliagoncalvesde amatematicanoambitodopeanovosolhares
AT solvamariomardoneda matematicanoambitodopeanovosolhares
AT silvaedilsoncarneiroda matematicanoambitodopeanovosolhares
AT castroanaemiliagoncalvesde matematicanoambitodopeanovosolhares
_version_ 1766681904819470336