A MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PEA: NOVOS OLHARES

RESUMOESTE TRABALHO TRAZ UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NA ÁREA DA MATEMÁTICA, ATRAVÉS DO DIÁLOGO ENTRE O PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES E O PROGRAMA ESCOLA ABERTA (PEA), DA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO FARIAS FILHO, LOCALIZADA NA COMUNIDADE DE SAN MARTIN/PE. ATRAVÉS DO PROJETO “A MATEMÁ...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Solva, Mário Mardone da, Silva, Edilson Carneiro da, Castro, Ana Emília Gonçalves de
Formato: Online
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1291
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:RESUMOESTE TRABALHO TRAZ UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NA ÁREA DA MATEMÁTICA, ATRAVÉS DO DIÁLOGO ENTRE O PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES E O PROGRAMA ESCOLA ABERTA (PEA), DA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO FARIAS FILHO, LOCALIZADA NA COMUNIDADE DE SAN MARTIN/PE. ATRAVÉS DO PROJETO “A MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PEA: NOVOS OLHARES”. TENDO EM VISTA O PROBLEMA EDUCACIONAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS, SOBRETUDO NO ENSINO DA MATEMÁTICA, FOI ELABORADO O PROJETO QUE TEM COMO PROPOSTA NORTEADORA CONTRIBUIR PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÁO, NA MEDIDA EM QUE PROPÕE O DESPERTAR NOS ALUNOS SEU INTERESSE EM ESTUDAR A DISCIPLINA DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DO LÚDICO. NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, TRABALHA-SE COM JOGOS QUE SIRVAM DE PONTE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA E QUE ESTEJAM NO CONTEXTO DOS ASSUNTOS DE GRADE CURRICULAR ATUAL DOS ALUNOS ENVOLVIDOS. NAS ATUAÇÕES, OS ALUNOS SÁO ORIENTADOS A DEBATER SOBRE O QUE SE TRABALHA, COM O OBJETIVO DE ALCANÇAR UM MAIOR ENTROSAMENTO POSSÍVEL DOS ALUNOS ENTRE SI E TAMBÉM A DE PROFESSOR-ALUNO. QUANDO SE GERA O DEBATE, ALÉM DOS ALUNOS ESTAREM DESENVOLVENDO A LINGUAGEM ORAL, ACABAM PERDENDO A TIMIDEZ E INDAGAM MAIS, O QUE GERA UMA MELHOR ASSIMILAÇÁO DOS CONTEÚDOS. NO TOCANTE À AVALIAÇÁO DE RESULTADOS, ESTES SE DARÁO A PARTIR DO TÉRMINO DESSAS ATUAÇÕES, QUE ESTÁ PREVISTO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2011. SERÁ ESTUDADO O HISTÓRICO ESCOLAR DOS ALUNOS NO PERÍODO DE INGRESSO, A FIM DE SE COMPARAR COM O HISTÓRICO DO PERÍODO DE CONCLUSÁO DAS ATIVIDADES.Extensáo e Sociedade – 2011 – Ano 2 – Nº 3 – Vol. 1 - PROEXPALAVRAS-CHAVE: MATEMÁTICA. JOGOS. LÚDICO.