AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES PARA PERMANÊNCIA E FORMAÇíO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE ORIGEM POPULAR

RESUMOO programa Conexões de Saberes foi criado pelo MEC, em parceria com a Secretaria de Educaçáo Continuada Alfabetizaçáo e Diversidade (SECAD), com o objetivo de enfrentar dificuldades dos estudantes de origem popular ao ensino superior, dando um suporte para que esses possam estudar e tenham com...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Oliveira, Tibério Lima, Oliveira, Íris Maria de
Formato: Online
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1290
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Descrição
Resumo:RESUMOO programa Conexões de Saberes foi criado pelo MEC, em parceria com a Secretaria de Educaçáo Continuada Alfabetizaçáo e Diversidade (SECAD), com o objetivo de enfrentar dificuldades dos estudantes de origem popular ao ensino superior, dando um suporte para que esses possam estudar e tenham como permanecer nas universidades. Este trabalho tem como objetivo analisar como o programa contribui para a permanência e formaçáo profissional desses alunos a partir da experiência dos bolsistas da UFRN. O trabalho foi realizado a partir de entrevistas com integrantes do programa na UFRN. Percebemos resultados positivos, visto que esse tem possibilitado aos estudantes uma maior articulaçáo e aprendizado, a partir do momento que passaram a entregar o referido programa. Participam de diversas oficinas que contribuem para a sua formaçáo acadêmica e profissional, bem como para a formaçáo social, econômica e política desses estudantes. No Programa Conexões de Saberes, o aluno passa a ter melhores condições de participar ativamente da comunidade acadêmica, ou seja, ao invés de estarem trabalhando para suprir suas necessidades socioeconômicas, a bolsa permite que esses tenham melhores oportunidades e, consequentemente, mais condições de permanência com qualidade na universidade. Desse modo, percebemos que o Programa Conexões de Saberes tem possibilitado melhorias na vida acadêmica desses alunos de origem popular. Para que alunos de origem popular possam ter oportunidades de acesso e permanência nas universidades públicas, o Estado náo deve considerar a educaçáo e a assistência estudantil como uma despesa, e sim como um investimento social e político para a sociedade, além de ser uma forma de emancipaçáo social e humana desses sujeitos sociais.Palavras-chave: Universidade. Acesso. Permanência. Formaçáo Profissional