PERCEPÇÃO DAS PESSOAS SURDAS SOBRE A COMUNICAÇÃO NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO

Introdução: Para que os pacientes surdos se sintam confortáveis no consultório odontológico é preciso conhecer o ambiente e interagir com a equipe de saúde bucal. Dessa maneira, é importante que os profissionais estejam atentos e abertos para compreender as necessidades dessa clientela. Objetivo:  A...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Pereira, Rodolfo Macedo, Monteiro, Luiz Paulo de Amorim, Monteiro, Anna Crisllainy da Costa, Costa, Iris do Céu Clara
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/12738
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-12738
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-127382021-12-01T13:07:02Z PERCEPÇÃO DAS PESSOAS SURDAS SOBRE A COMUNICAÇÃO NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO Pereira, Rodolfo Macedo Monteiro, Luiz Paulo de Amorim Monteiro, Anna Crisllainy da Costa Costa, Iris do Céu Clara Surdez. Comunicação. Odontologia. Introdução: Para que os pacientes surdos se sintam confortáveis no consultório odontológico é preciso conhecer o ambiente e interagir com a equipe de saúde bucal. Dessa maneira, é importante que os profissionais estejam atentos e abertos para compreender as necessidades dessa clientela. Objetivo:  Avaliar a percepção das pessoas com deficiência auditiva sobre o processo de comunicação no atendimento por cirurgiões-dentistas. Trata-se de um estudo quantitativo e qualitativo no qual participaram do estudo 30 surdos, sendo 17 homens e 13 mulheres com média de idade de 33 anos. Os dados foram obtidos por meio de questionários semi-estruturados com perguntas abertas e fechadas. As variáveis quantitativas foram pareadas e analisadas através da estatística descritiva, enquanto o material textual sobre o significado do assunto comunicação no atendimento odontológico foi processado com auxílio do software IRAMUTEQ 0.7 alpha 2. Resultados: Os resultados obtidos demonstraram que os surdos compartilham entre si significados centralizados nas necessidades dessa população, suas dificuldades e expectativas ao dirigir-se a um consultório odontológico, isso é ainda mais evidenciado, pois 70% deles considera que os cirurgiões-dentistas não estão preparados para atender usuários com deficiência auditiva. Conclusão: Fica explicita a importância do incentivo a adesão ao componente curricular da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na graduação e a formação continuada dos cirurgiões-dentistas, tendo como base a atenção integral à saúde do surdo, a fim de aumentar o nível de satisfação desses sujeitos nos serviços de saúde e na comunicação com a equipe odontológica. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-12-11 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/12738 Revista Ciência Plural; v. 3 n. 2 (2017); 53-72 2446-7286 por https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/12738/8990 Copyright (c) 2017 Revista Ciência Plural
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Pereira, Rodolfo Macedo
Monteiro, Luiz Paulo de Amorim
Monteiro, Anna Crisllainy da Costa
Costa, Iris do Céu Clara
spellingShingle Pereira, Rodolfo Macedo
Monteiro, Luiz Paulo de Amorim
Monteiro, Anna Crisllainy da Costa
Costa, Iris do Céu Clara
PERCEPÇÃO DAS PESSOAS SURDAS SOBRE A COMUNICAÇÃO NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO
author_facet Pereira, Rodolfo Macedo
Monteiro, Luiz Paulo de Amorim
Monteiro, Anna Crisllainy da Costa
Costa, Iris do Céu Clara
author_sort Pereira, Rodolfo Macedo
title PERCEPÇÃO DAS PESSOAS SURDAS SOBRE A COMUNICAÇÃO NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO
title_short PERCEPÇÃO DAS PESSOAS SURDAS SOBRE A COMUNICAÇÃO NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO
title_full PERCEPÇÃO DAS PESSOAS SURDAS SOBRE A COMUNICAÇÃO NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO
title_fullStr PERCEPÇÃO DAS PESSOAS SURDAS SOBRE A COMUNICAÇÃO NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO DAS PESSOAS SURDAS SOBRE A COMUNICAÇÃO NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO
title_sort percepção das pessoas surdas sobre a comunicação no atendimento odontológico
description Introdução: Para que os pacientes surdos se sintam confortáveis no consultório odontológico é preciso conhecer o ambiente e interagir com a equipe de saúde bucal. Dessa maneira, é importante que os profissionais estejam atentos e abertos para compreender as necessidades dessa clientela. Objetivo:  Avaliar a percepção das pessoas com deficiência auditiva sobre o processo de comunicação no atendimento por cirurgiões-dentistas. Trata-se de um estudo quantitativo e qualitativo no qual participaram do estudo 30 surdos, sendo 17 homens e 13 mulheres com média de idade de 33 anos. Os dados foram obtidos por meio de questionários semi-estruturados com perguntas abertas e fechadas. As variáveis quantitativas foram pareadas e analisadas através da estatística descritiva, enquanto o material textual sobre o significado do assunto comunicação no atendimento odontológico foi processado com auxílio do software IRAMUTEQ 0.7 alpha 2. Resultados: Os resultados obtidos demonstraram que os surdos compartilham entre si significados centralizados nas necessidades dessa população, suas dificuldades e expectativas ao dirigir-se a um consultório odontológico, isso é ainda mais evidenciado, pois 70% deles considera que os cirurgiões-dentistas não estão preparados para atender usuários com deficiência auditiva. Conclusão: Fica explicita a importância do incentivo a adesão ao componente curricular da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na graduação e a formação continuada dos cirurgiões-dentistas, tendo como base a atenção integral à saúde do surdo, a fim de aumentar o nível de satisfação desses sujeitos nos serviços de saúde e na comunicação com a equipe odontológica.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2017
url https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/12738
work_keys_str_mv AT pereirarodolfomacedo percepcaodaspessoassurdassobreacomunicacaonoatendimentoodontologico
AT monteiroluizpaulodeamorim percepcaodaspessoassurdassobreacomunicacaonoatendimentoodontologico
AT monteiroannacrisllainydacosta percepcaodaspessoassurdassobreacomunicacaonoatendimentoodontologico
AT costairisdoceuclara percepcaodaspessoassurdassobreacomunicacaonoatendimentoodontologico
_version_ 1766683167008227328