A construção de uma pedagogia dos manuais médicos: um olhar queer sobre os discursos médicos da homossexualidade no século XX
O artigo apresenta o percurso metodológico de uma pesquisa documentalrealizada em 32 livros das áreas da Medicina, Psicologia e Educação publicadosno Brasil entre as décadas de 1920 a 1970 sobre como médicos,psicólogos e educadores se posicionavam acerca do tema da homossexualidadetendo como aporte...
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Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
EDUFRN
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Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/12517 |
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Resumo: | O artigo apresenta o percurso metodológico de uma pesquisa documentalrealizada em 32 livros das áreas da Medicina, Psicologia e Educação publicadosno Brasil entre as décadas de 1920 a 1970 sobre como médicos,psicólogos e educadores se posicionavam acerca do tema da homossexualidadetendo como aporte analítico a teoria queer. Os trechos dos livrosanalisados demonstram haver informações de cunho pedagógico para lidarcom situações em que meninos e meninas são reconhecidos como homossexuais.O material evidenciou existir proposições médicas que “ensinam”como conduzir a homossexualidade do menino afeminado e da meninamasculinizada. Os textos desses livros apontam para estratégias educativas,receitas, experiências e modos de agir diante da situação “indesejável”, portantosexista e homofóbica, de se ter um/a filho/a ou aluno/a homossexual.Tais operações discursivas denominou-se pedagogia dos manuais médicos. |
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