O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA NO RN EM MEIO AO ESTADO DE COERÇÃO POLÍTICA E SOCIAL

O presente trabalho tem por objetivo suscitar discussões e reflexões acerca dos desafios e obstáculos enfrentados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do curso de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, na dinamização de sua proposta de curr...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Nolasco, Antônio Elder, da Silva, Bruno Laurentino, Silva de Oliveira, Robson Diego
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/12470
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spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-124702021-11-30T20:33:54Z O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA NO RN EM MEIO AO ESTADO DE COERÇÃO POLÍTICA E SOCIAL Nolasco, Antônio Elder da Silva, Bruno Laurentino Silva de Oliveira, Robson Diego Sociologia Currículo Reforma Educacional PIBID O presente trabalho tem por objetivo suscitar discussões e reflexões acerca dos desafios e obstáculos enfrentados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do curso de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, na dinamização de sua proposta de currículo para ensino de sociologia no estado do RN, no contexto de ameaça da Medida Provisória nº 746/16 do Ministério da Educação, sancionada pelo presidente ilegítimo Michel Temer, que visa a reformulação da estrutura curricular educacional vigente no ensino médio brasileiro. Para tanto, procuramos conjecturar uma reflexão objetiva sobre o contexto político educacional vivenciado, bem como a importância da formulação de uma proposta curricular crítica para a disciplina de sociologia do Rio Grande do Norte, a fim de fortalecer e reafirmar a legitimidade do ensino da mesma no Ensino Médio, direito conquistado através da Lei nº 11.684 de 2008. Compreendendo, pois, todo um cenário de desconstrução, desarticulação e vislumbrando a possibilidade de um grande retrocesso, sentimo-nos incitados a tal discussão. Apresentaremos também os avanços já conquistados acerca de nossa proposta curricular para a disciplina de sociologia, tendo como “laboratório” de experienciação as escolas pertencentes a rede estadual de ensino, escolas parceiras do PIBID de Ciências Sociais na cidade de Mossoró - RN. Ao final deste trabalho, denotaremos a importância de que todas as ações tomadas a nível de educação nacional sejam amplamente discutidas pelos órgãos competentes ligados à educação, politica, e a sociedade em geral objetivando sempre a criação, reflexão e implantação de propostas favoráveis à construção sócio educacional, longe da unilateralidade condicionada por forças arbitrárias do ‘poder’ num estado de coerção. UFRN 2017-09-21 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/12470 Revista Inter-Legere; v. 1 n. 20 (2017): DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS: RUPTURAS, RESISTÊNCIAS E DESAFIOS; 117-129 1982-1662 por https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/12470/8830 Copyright (c) 2017 Antônio Elder Nolasco, Bruno Laurentino da Silva, Robson Diego Silva de Oliveira
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