ABORDAGENS DA DITADURA MILITAR: PONDERAÇÕES ACERCA DO ENEM E DO ENSINO DE SOCIOLOGIA

A Ditadura Militar, iniciada em 1964 e que dominou o poder no Brasil até 1985, tem sido um tema abordado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme aponta estudo realizado pelo Pro grama Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Ciências Sociais da Universidade do e...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Araújo Souza, Karlla Christine, da Silva Nascimento, Raiara Luana
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/12469
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-12469
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-124692021-11-30T20:33:57Z ABORDAGENS DA DITADURA MILITAR: PONDERAÇÕES ACERCA DO ENEM E DO ENSINO DE SOCIOLOGIA Araújo Souza, Karlla Christine da Silva Nascimento, Raiara Luana Ditadura Militar Ensino PIBID PASS A Ditadura Militar, iniciada em 1964 e que dominou o poder no Brasil até 1985, tem sido um tema abordado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme aponta estudo realizado pelo Pro grama Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Ciências Sociais da Universidade do estado do Rio Grande do Norte/UERN. A Ditadura Militar foi um regime marcado pela coerção à democracia, supressão de direitos constitucionais, perseguição à política social e repressão a intelectuais, artistas e todas as pessoas que opinassem e estivessem contra o regime. O Golpe Militar de 1964 ocorreu um tempo após Jânio Quadros renunciar à presidência, quando seu vice João Goulart assumiu o governo dando início as reorganizações políticas e sociais. Estudantes, organizações populares e trabalhadores conseguiram espaços em todo o cenário político preocupando as classes conservadoras, como empresários e banqueiros. Até mesmo os Estados Unidos começaram a temer que o Brasil se voltasse para o regime comunista em plena guerra fria. Os partidos que estavam se opondo a João Goulart o acusavam de estar planejando um golpe esquerdista e que ele era o principal responsável pelos problemas que o Brasil enfrentava na época. Por causa desta pressão, João Goulart resolveu fazer um grande comício para a população na central do Brasil onde defendeu as reformas da base proletária e prometeu que iria fazer mudanças na educação e economia do país. Mas João Goulart foi reprimido pela crise política e tensões sociais. Com essa situação Goulart saiu do país, se refugiando no Uruguai. Os militares tomaram conta do poder com várias leis que suprimiam direitos, inclusive de cassa a mandatos e suspensão dos direitos políticos. Durante esse regime houve um grande aumento do poder central, passaram a controlar toda a sucessão presidencial indicando os presidentes militares. Este trabalho tem por objetivo realizar um estudo acerca da profundidade das questões do ENEM que abordam o referido tema. A necessidade deste estudo surgiu a partir de uma atividade realizada pelo PIBID Ciências Sociais, com a elaboração de uma prova chamada PASSE, baseada nas provas do ENEM, e a aplicação da mesma nas escolas parceiras deste programa. Ao final do estudo, serão feitas considerações sobre a abordagem do tema tendo como critério a visão crítico-reflexiva exigida para ensino das ciências sociais no ensino médio.  UFRN 2017-09-21 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/12469 Revista Inter-Legere; v. 1 n. 20 (2017): DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS: RUPTURAS, RESISTÊNCIAS E DESAFIOS; 105-116 1982-1662 por https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/12469/8855 Copyright (c) 2017 Karlla Christine Araújo Souza, Raiara Luana da Silva Nascimento
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Araújo Souza, Karlla Christine
da Silva Nascimento, Raiara Luana
spellingShingle Araújo Souza, Karlla Christine
da Silva Nascimento, Raiara Luana
ABORDAGENS DA DITADURA MILITAR: PONDERAÇÕES ACERCA DO ENEM E DO ENSINO DE SOCIOLOGIA
author_facet Araújo Souza, Karlla Christine
da Silva Nascimento, Raiara Luana
author_sort Araújo Souza, Karlla Christine
title ABORDAGENS DA DITADURA MILITAR: PONDERAÇÕES ACERCA DO ENEM E DO ENSINO DE SOCIOLOGIA
title_short ABORDAGENS DA DITADURA MILITAR: PONDERAÇÕES ACERCA DO ENEM E DO ENSINO DE SOCIOLOGIA
title_full ABORDAGENS DA DITADURA MILITAR: PONDERAÇÕES ACERCA DO ENEM E DO ENSINO DE SOCIOLOGIA
title_fullStr ABORDAGENS DA DITADURA MILITAR: PONDERAÇÕES ACERCA DO ENEM E DO ENSINO DE SOCIOLOGIA
title_full_unstemmed ABORDAGENS DA DITADURA MILITAR: PONDERAÇÕES ACERCA DO ENEM E DO ENSINO DE SOCIOLOGIA
title_sort abordagens da ditadura militar: ponderações acerca do enem e do ensino de sociologia
description A Ditadura Militar, iniciada em 1964 e que dominou o poder no Brasil até 1985, tem sido um tema abordado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme aponta estudo realizado pelo Pro grama Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Ciências Sociais da Universidade do estado do Rio Grande do Norte/UERN. A Ditadura Militar foi um regime marcado pela coerção à democracia, supressão de direitos constitucionais, perseguição à política social e repressão a intelectuais, artistas e todas as pessoas que opinassem e estivessem contra o regime. O Golpe Militar de 1964 ocorreu um tempo após Jânio Quadros renunciar à presidência, quando seu vice João Goulart assumiu o governo dando início as reorganizações políticas e sociais. Estudantes, organizações populares e trabalhadores conseguiram espaços em todo o cenário político preocupando as classes conservadoras, como empresários e banqueiros. Até mesmo os Estados Unidos começaram a temer que o Brasil se voltasse para o regime comunista em plena guerra fria. Os partidos que estavam se opondo a João Goulart o acusavam de estar planejando um golpe esquerdista e que ele era o principal responsável pelos problemas que o Brasil enfrentava na época. Por causa desta pressão, João Goulart resolveu fazer um grande comício para a população na central do Brasil onde defendeu as reformas da base proletária e prometeu que iria fazer mudanças na educação e economia do país. Mas João Goulart foi reprimido pela crise política e tensões sociais. Com essa situação Goulart saiu do país, se refugiando no Uruguai. Os militares tomaram conta do poder com várias leis que suprimiam direitos, inclusive de cassa a mandatos e suspensão dos direitos políticos. Durante esse regime houve um grande aumento do poder central, passaram a controlar toda a sucessão presidencial indicando os presidentes militares. Este trabalho tem por objetivo realizar um estudo acerca da profundidade das questões do ENEM que abordam o referido tema. A necessidade deste estudo surgiu a partir de uma atividade realizada pelo PIBID Ciências Sociais, com a elaboração de uma prova chamada PASSE, baseada nas provas do ENEM, e a aplicação da mesma nas escolas parceiras deste programa. Ao final do estudo, serão feitas considerações sobre a abordagem do tema tendo como critério a visão crítico-reflexiva exigida para ensino das ciências sociais no ensino médio. 
publisher UFRN
publishDate 2017
url https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/12469
work_keys_str_mv AT araujosouzakarllachristine abordagensdaditaduramilitarponderacoesacercadoenemedoensinodesociologia
AT dasilvanascimentoraiaraluana abordagensdaditaduramilitarponderacoesacercadoenemedoensinodesociologia
_version_ 1766682900206452736