PERCURSOS DE UMA DISCIPLINA EM CONSTRUÇÃO: CURRÍCULO E IDENTIDADE DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO RIO DE JANEIRO
A proposta deste trabalho é apresentar um resgate da história do ensino de Sociologia na rede pública de educação do estado do Rio de Janeiro através da observação das suas propostas curriculares, com o objetivo de apontar o currículo, e o modo como ele é produzido, divulgado, apropriado e realizado...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/12468 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-12468 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-124682021-11-30T20:33:59Z PERCURSOS DE UMA DISCIPLINA EM CONSTRUÇÃO: CURRÍCULO E IDENTIDADE DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO RIO DE JANEIRO Thomaz Pereira, Marcia Menezes Ensino de Sociologia Currículo Identidade A proposta deste trabalho é apresentar um resgate da história do ensino de Sociologia na rede pública de educação do estado do Rio de Janeiro através da observação das suas propostas curriculares, com o objetivo de apontar o currículo, e o modo como ele é produzido, divulgado, apropriado e realizado por professores e professoras regentes, na sua relação cotidiana com a disciplina, como um importante elemento para pensarmos a configuração da identidade da Sociologia no âmbito escolar. Quais são e como são ensinados os conteúdos de Sociologia, quais os sentidos são atribuídos ao seu ensino e os lugares que a disciplina vem ocupando estão estreitamente relacionados a sua trajetória dentro do sistema educacional e revelam alguns dos desafios e das possibilidades para o seu reconhecimento e valorização, bem como sua consolidação, na educação básica. Importa ao resgate desta trajetória específica permitir demarcar a institucionalidade desta disciplina hoje na rede pública do estado do Rio de Janeiro e apresentar uma faceta do que vem sendo a Sociologia enquanto disciplina escolar. Para tanto, serão problematizadas as peças curriculares oficiais de Sociologia da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC-RJ), publicadas a partir de 2006. Contudo, a ênfase recairá sobre a atual proposta curricular, o Currículo Mínimo, e suas implicações políticas e pedagógicas. A organização desta trajetória tem como fonte trabalhos acadêmicos e documentos oficiais, assim como os relatos de dez professores e professoras regentes na rede pública de ensino, entrevistados durante a pesquisa de mestrado desenvolvida pela autora desta comunicação. UFRN 2017-09-21 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/12468 Revista Inter-Legere; v. 1 n. 20 (2017): DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS: RUPTURAS, RESISTÊNCIAS E DESAFIOS; 87-104 1982-1662 por https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/12468/8828 Copyright (c) 2017 Marcia Menezes Thomaz Pereira |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Thomaz Pereira, Marcia Menezes |
spellingShingle |
Thomaz Pereira, Marcia Menezes PERCURSOS DE UMA DISCIPLINA EM CONSTRUÇÃO: CURRÍCULO E IDENTIDADE DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO RIO DE JANEIRO |
author_facet |
Thomaz Pereira, Marcia Menezes |
author_sort |
Thomaz Pereira, Marcia Menezes |
title |
PERCURSOS DE UMA DISCIPLINA EM CONSTRUÇÃO: CURRÍCULO E IDENTIDADE DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO RIO DE JANEIRO |
title_short |
PERCURSOS DE UMA DISCIPLINA EM CONSTRUÇÃO: CURRÍCULO E IDENTIDADE DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO RIO DE JANEIRO |
title_full |
PERCURSOS DE UMA DISCIPLINA EM CONSTRUÇÃO: CURRÍCULO E IDENTIDADE DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO RIO DE JANEIRO |
title_fullStr |
PERCURSOS DE UMA DISCIPLINA EM CONSTRUÇÃO: CURRÍCULO E IDENTIDADE DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO RIO DE JANEIRO |
title_full_unstemmed |
PERCURSOS DE UMA DISCIPLINA EM CONSTRUÇÃO: CURRÍCULO E IDENTIDADE DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO RIO DE JANEIRO |
title_sort |
percursos de uma disciplina em construção: currículo e identidade do ensino de sociologia no rio de janeiro |
description |
A proposta deste trabalho é apresentar um resgate da história do ensino de Sociologia na rede pública de educação do estado do Rio de Janeiro através da observação das suas propostas curriculares, com o objetivo de apontar o currículo, e o modo como ele é produzido, divulgado, apropriado e realizado por professores e professoras regentes, na sua relação cotidiana com a disciplina, como um importante elemento para pensarmos a configuração da identidade da Sociologia no âmbito escolar. Quais são e como são ensinados os conteúdos de Sociologia, quais os sentidos são atribuídos ao seu ensino e os lugares que a disciplina vem ocupando estão estreitamente relacionados a sua trajetória dentro do sistema educacional e revelam alguns dos desafios e das possibilidades para o seu reconhecimento e valorização, bem como sua consolidação, na educação básica. Importa ao resgate desta trajetória específica permitir demarcar a institucionalidade desta disciplina hoje na rede pública do estado do Rio de Janeiro e apresentar uma faceta do que vem sendo a Sociologia enquanto disciplina escolar. Para tanto, serão problematizadas as peças curriculares oficiais de Sociologia da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC-RJ), publicadas a partir de 2006. Contudo, a ênfase recairá sobre a atual proposta curricular, o Currículo Mínimo, e suas implicações políticas e pedagógicas. A organização desta trajetória tem como fonte trabalhos acadêmicos e documentos oficiais, assim como os relatos de dez professores e professoras regentes na rede pública de ensino, entrevistados durante a pesquisa de mestrado desenvolvida pela autora desta comunicação. |
publisher |
UFRN |
publishDate |
2017 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/12468 |
work_keys_str_mv |
AT thomazpereiramarciamenezes percursosdeumadisciplinaemconstrucaocurriculoeidentidadedoensinodesociologianoriodejaneiro |
_version_ |
1766682900027146240 |