PERCURSOS DE UMA DISCIPLINA EM CONSTRUÇÃO: CURRÍCULO E IDENTIDADE DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO RIO DE JANEIRO

A proposta deste trabalho é apresentar um resgate da história do ensino de Sociologia na rede pública de educação do estado do Rio de Janeiro através da observação das suas propostas curriculares, com o objetivo de apontar o currículo, e o modo como ele é produzido, divulgado, apropriado e realizado...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Thomaz Pereira, Marcia Menezes
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/12468
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-12468
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-124682021-11-30T20:33:59Z PERCURSOS DE UMA DISCIPLINA EM CONSTRUÇÃO: CURRÍCULO E IDENTIDADE DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO RIO DE JANEIRO Thomaz Pereira, Marcia Menezes Ensino de Sociologia Currículo Identidade A proposta deste trabalho é apresentar um resgate da história do ensino de Sociologia na rede pública de educação do estado do Rio de Janeiro através da observação das suas propostas curriculares, com o objetivo de apontar o currículo, e o modo como ele é produzido, divulgado, apropriado e realizado por professores e professoras regentes, na sua relação cotidiana com a disciplina, como um importante elemento para pensarmos a configuração da identidade da Sociologia no âmbito escolar. Quais são e como são ensinados os conteúdos de Sociologia, quais os sentidos são atribuídos ao seu ensino e os lugares que a disciplina vem ocupando estão estreitamente relacionados a sua trajetória dentro do sistema educacional e revelam alguns dos desafios e das possibilidades para o seu reconhecimento e valorização, bem como sua consolidação, na educação básica. Importa ao resgate desta trajetória específica permitir demarcar a institucionalidade desta disciplina hoje na rede pública do estado do Rio de Janeiro e apresentar uma faceta do que vem sendo a Sociologia enquanto disciplina escolar. Para tanto, serão problematizadas as peças curriculares oficiais de Sociologia da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC-RJ), publicadas a partir de 2006. Contudo, a ênfase recairá sobre a atual proposta curricular, o Currículo Mínimo, e suas implicações políticas e pedagógicas. A organização desta trajetória tem como fonte trabalhos acadêmicos e documentos oficiais, assim como os relatos de dez professores e professoras regentes na rede pública de ensino, entrevistados durante a pesquisa de mestrado desenvolvida pela autora desta comunicação. UFRN 2017-09-21 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/12468 Revista Inter-Legere; v. 1 n. 20 (2017): DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS: RUPTURAS, RESISTÊNCIAS E DESAFIOS; 87-104 1982-1662 por https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/12468/8828 Copyright (c) 2017 Marcia Menezes Thomaz Pereira
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Thomaz Pereira, Marcia Menezes
spellingShingle Thomaz Pereira, Marcia Menezes
PERCURSOS DE UMA DISCIPLINA EM CONSTRUÇÃO: CURRÍCULO E IDENTIDADE DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO RIO DE JANEIRO
author_facet Thomaz Pereira, Marcia Menezes
author_sort Thomaz Pereira, Marcia Menezes
title PERCURSOS DE UMA DISCIPLINA EM CONSTRUÇÃO: CURRÍCULO E IDENTIDADE DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO RIO DE JANEIRO
title_short PERCURSOS DE UMA DISCIPLINA EM CONSTRUÇÃO: CURRÍCULO E IDENTIDADE DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO RIO DE JANEIRO
title_full PERCURSOS DE UMA DISCIPLINA EM CONSTRUÇÃO: CURRÍCULO E IDENTIDADE DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO RIO DE JANEIRO
title_fullStr PERCURSOS DE UMA DISCIPLINA EM CONSTRUÇÃO: CURRÍCULO E IDENTIDADE DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO RIO DE JANEIRO
title_full_unstemmed PERCURSOS DE UMA DISCIPLINA EM CONSTRUÇÃO: CURRÍCULO E IDENTIDADE DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO RIO DE JANEIRO
title_sort percursos de uma disciplina em construção: currículo e identidade do ensino de sociologia no rio de janeiro
description A proposta deste trabalho é apresentar um resgate da história do ensino de Sociologia na rede pública de educação do estado do Rio de Janeiro através da observação das suas propostas curriculares, com o objetivo de apontar o currículo, e o modo como ele é produzido, divulgado, apropriado e realizado por professores e professoras regentes, na sua relação cotidiana com a disciplina, como um importante elemento para pensarmos a configuração da identidade da Sociologia no âmbito escolar. Quais são e como são ensinados os conteúdos de Sociologia, quais os sentidos são atribuídos ao seu ensino e os lugares que a disciplina vem ocupando estão estreitamente relacionados a sua trajetória dentro do sistema educacional e revelam alguns dos desafios e das possibilidades para o seu reconhecimento e valorização, bem como sua consolidação, na educação básica. Importa ao resgate desta trajetória específica permitir demarcar a institucionalidade desta disciplina hoje na rede pública do estado do Rio de Janeiro e apresentar uma faceta do que vem sendo a Sociologia enquanto disciplina escolar. Para tanto, serão problematizadas as peças curriculares oficiais de Sociologia da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC-RJ), publicadas a partir de 2006. Contudo, a ênfase recairá sobre a atual proposta curricular, o Currículo Mínimo, e suas implicações políticas e pedagógicas. A organização desta trajetória tem como fonte trabalhos acadêmicos e documentos oficiais, assim como os relatos de dez professores e professoras regentes na rede pública de ensino, entrevistados durante a pesquisa de mestrado desenvolvida pela autora desta comunicação.
publisher UFRN
publishDate 2017
url https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/12468
work_keys_str_mv AT thomazpereiramarciamenezes percursosdeumadisciplinaemconstrucaocurriculoeidentidadedoensinodesociologianoriodejaneiro
_version_ 1766682900027146240