Mário de Andrade, Dioniso e Arlequim
Nietzsche apresenta o lirismo como embrião da tragédia, mostrando sua gênese apolíneo-dionisíaca a partir do “estado de ânimo musical”. A lírica de Mário de Andrade, entretanto, apresenta em sua densidade exuberante a irresolução desta síntese, sugerindo o conflito entre o homem teórico e o músico,...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-124072019-06-05T23:38:15Z Mário de Andrade, Dioniso e Arlequim Falchero Falleiros, Marcos Poesia de Mário de Andrade Nietzsche lirismo apolíneo-dionisíaco. Lirismo e música em Mário de Andrade Nietzsche apresenta o lirismo como embrião da tragédia, mostrando sua gênese apolíneo-dionisíaca a partir do “estado de ânimo musical”. A lírica de Mário de Andrade, entretanto, apresenta em sua densidade exuberante a irresolução desta síntese, sugerindo o conflito entre o homem teórico e o músico, que deixou nos fragmentos de sua poesia as marcas de outra relação: a de Dioniso e Arlequim. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-09-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/12407 Revista do GELNE; v. 19 (2017): Ed. Especial; 79-93 2236-0883 10.21680/1517-7874.2017v19n0 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/12407/8808 Copyright (c) 2017 Revista do GELNE |
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Nietzsche apresenta o lirismo como embrião da tragédia, mostrando sua gênese apolíneo-dionisíaca a partir do “estado de ânimo musical”. A lírica de Mário de Andrade, entretanto, apresenta em sua densidade exuberante a irresolução desta síntese, sugerindo o conflito entre o homem teórico e o músico, que deixou nos fragmentos de sua poesia as marcas de outra relação: a de Dioniso e Arlequim. |
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