PRESERVAR E RESISTIR: A LUTA DOS PESCADORES ARTESANAIS EM DEFESA DO TERRITÓRIO PESQUEIRO DO LAGO DO MAICÁ, EM SANTARÉM-PARÁ.

Este artigo tem a finalidade de construir uma caracterização do processo de resistência dos pescadores artesanais em defesa do Lago do Maicá, localizado no município de Santarém, na região Oeste do Estado do Pará. A metodologia utilizada optou-se pelo método do estudo de caso. Procura-se responder s...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Sousa, Wandicleia Lopes de, Silva, Rubens Elias da, Vieira, Thiago Almeida
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/12383
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-12383
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-123832021-02-24T21:27:36Z PRESERVAR E RESISTIR: A LUTA DOS PESCADORES ARTESANAIS EM DEFESA DO TERRITÓRIO PESQUEIRO DO LAGO DO MAICÁ, EM SANTARÉM-PARÁ. Sousa, Wandicleia Lopes de Silva, Rubens Elias da Vieira, Thiago Almeida Este artigo tem a finalidade de construir uma caracterização do processo de resistência dos pescadores artesanais em defesa do Lago do Maicá, localizado no município de Santarém, na região Oeste do Estado do Pará. A metodologia utilizada optou-se pelo método do estudo de caso. Procura-se responder se como os pescadores artesanais organizam-se como forma de resistência em defesa do Lago do Maicá?. Ao longo de sua história os pescadores vem se organizando em suas entidades, em Santarém a Colônia de Pescadores-20 representa –os na luta e defesa de seu território pesqueiro. Nesse processo construíram instrumentos normativos institucionais e comunitários que auxiliam no ordenamento e na gestão dos recursos existente. O Lago do Maicá possui 36 espécies de peixes, devido a grande abundância existente é responsável por abastecer 30% do comercio local. Diante da proposta de construção de um Porto Graneleiro nessa região para escoamento da produção de soja os pescadores organizaram-se para novamente defender seu território pesqueiro, para tanto construíram seu Protocolo de Consulta Previa, Livre e Informada, com base na convenção 169, da Organização Internacional do Trabalho. Percebe-se que os pescadores vivem em constante mobilização e luta para garantir a conservação do recurso pesqueiro dessa região. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2019-05-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/12383 Vivência: Revista de Antropologia; v. 1 n. 52 (2018) 2238-6009 10.21680/2238-6009.2018v1n52 por https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/12383/11705 Copyright (c) 2019 Vivência: Revista de Antropologia
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Sousa, Wandicleia Lopes de
Silva, Rubens Elias da
Vieira, Thiago Almeida
spellingShingle Sousa, Wandicleia Lopes de
Silva, Rubens Elias da
Vieira, Thiago Almeida
PRESERVAR E RESISTIR: A LUTA DOS PESCADORES ARTESANAIS EM DEFESA DO TERRITÓRIO PESQUEIRO DO LAGO DO MAICÁ, EM SANTARÉM-PARÁ.
author_facet Sousa, Wandicleia Lopes de
Silva, Rubens Elias da
Vieira, Thiago Almeida
author_sort Sousa, Wandicleia Lopes de
title PRESERVAR E RESISTIR: A LUTA DOS PESCADORES ARTESANAIS EM DEFESA DO TERRITÓRIO PESQUEIRO DO LAGO DO MAICÁ, EM SANTARÉM-PARÁ.
title_short PRESERVAR E RESISTIR: A LUTA DOS PESCADORES ARTESANAIS EM DEFESA DO TERRITÓRIO PESQUEIRO DO LAGO DO MAICÁ, EM SANTARÉM-PARÁ.
title_full PRESERVAR E RESISTIR: A LUTA DOS PESCADORES ARTESANAIS EM DEFESA DO TERRITÓRIO PESQUEIRO DO LAGO DO MAICÁ, EM SANTARÉM-PARÁ.
title_fullStr PRESERVAR E RESISTIR: A LUTA DOS PESCADORES ARTESANAIS EM DEFESA DO TERRITÓRIO PESQUEIRO DO LAGO DO MAICÁ, EM SANTARÉM-PARÁ.
title_full_unstemmed PRESERVAR E RESISTIR: A LUTA DOS PESCADORES ARTESANAIS EM DEFESA DO TERRITÓRIO PESQUEIRO DO LAGO DO MAICÁ, EM SANTARÉM-PARÁ.
title_sort preservar e resistir: a luta dos pescadores artesanais em defesa do território pesqueiro do lago do maicá, em santarém-pará.
description Este artigo tem a finalidade de construir uma caracterização do processo de resistência dos pescadores artesanais em defesa do Lago do Maicá, localizado no município de Santarém, na região Oeste do Estado do Pará. A metodologia utilizada optou-se pelo método do estudo de caso. Procura-se responder se como os pescadores artesanais organizam-se como forma de resistência em defesa do Lago do Maicá?. Ao longo de sua história os pescadores vem se organizando em suas entidades, em Santarém a Colônia de Pescadores-20 representa –os na luta e defesa de seu território pesqueiro. Nesse processo construíram instrumentos normativos institucionais e comunitários que auxiliam no ordenamento e na gestão dos recursos existente. O Lago do Maicá possui 36 espécies de peixes, devido a grande abundância existente é responsável por abastecer 30% do comercio local. Diante da proposta de construção de um Porto Graneleiro nessa região para escoamento da produção de soja os pescadores organizaram-se para novamente defender seu território pesqueiro, para tanto construíram seu Protocolo de Consulta Previa, Livre e Informada, com base na convenção 169, da Organização Internacional do Trabalho. Percebe-se que os pescadores vivem em constante mobilização e luta para garantir a conservação do recurso pesqueiro dessa região.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2019
url https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/12383
work_keys_str_mv AT sousawandicleialopesde preservareresistiralutadospescadoresartesanaisemdefesadoterritoriopesqueirodolagodomaicaemsantarempara
AT silvarubenseliasda preservareresistiralutadospescadoresartesanaisemdefesadoterritoriopesqueirodolagodomaicaemsantarempara
AT vieirathiagoalmeida preservareresistiralutadospescadoresartesanaisemdefesadoterritoriopesqueirodolagodomaicaemsantarempara
_version_ 1766682354636554240