O BOOM INFORMACIONAL: a tecnologia e a gênese da ciência da informação

O presente artigo tem como proposta abordar o aspecto e o contexto histórico e epistemológico acerca do processo de origem e formação da Ciência da Informação (CI), tendo como principal fundamento o desenvolvimento da tecnologia no desenvolvimento da sociedade. A explosão informacional e o direciona...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Edcleyton Bruno Fernandes da, Sampaio, Diogo Araújo
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/12349
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Descrição
Resumo:O presente artigo tem como proposta abordar o aspecto e o contexto histórico e epistemológico acerca do processo de origem e formação da Ciência da Informação (CI), tendo como principal fundamento o desenvolvimento da tecnologia no desenvolvimento da sociedade. A explosão informacional e o direcionamento de pesquisa que sucedeu a Segunda Guerra Mundial tiveram grande importância no desenvolver da CI. A discussão abordada por Saracevic, tratando da discussão por meio de autores como Shannon, Frohmann e Bush, observamos a importância dos aparatos tecnológicos para o desenvolvimento da CI, não deixando de mencionar o caráter a cerca da formação interdisciplinar por meio da influência de outras disciplinas (Documentação, Biblioteconomia, Arquivologia, entre outras) nos estudos do fenômeno informação, destacando que a tecnologia amplia esse fenômeno, mas que o conjunto de disciplinas retratam sua influência nas relações culturais, sociais, políticas, econômicas e tecnológicas da sociedade. Nessa perspectiva, pretende-se discutir sobre esses aspectos a gênese da Ciência da Informação. Novos olhares sobre essa ciência ganharam importância, notadamente no contexto do desenvolvimento científico e tecnológico, onde a tecnologia ganha mais uma vez destaque na propulsão do desenvolvimento da ciência que estuda a informação. A discussão das correntes teóricas de uma área de estudo colabora para sua formação enquanto campo científico e, concomitantemente, predomina os espaços da ciência e tecnologia com a capacidade de desenvolver uma sociedade. Para isso, entender tais contextos se configura na reflexão das teorias que compõem uma área do conhecimento.