Linguagem ficcional e carnavalização: aspectos dialógicos e ideológicos do reflexo e da refração social do filme O primeiro mentiroso
Tomando parte dos estudos da linguagem ficcional e de como esta reflete e refrata a realidade, neste artigo, propomos estudar os modos pelos quais o filme O primeiro mentiroso, de Ricky Gervais e Matthew Robinson, reflete e refrata as relações sociais, por meio do discurso sobre a mentira. Para tant...
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UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-123032019-06-05T23:45:02Z Linguagem ficcional e carnavalização: aspectos dialógicos e ideológicos do reflexo e da refração social do filme O primeiro mentiroso dos Santos, Andre Cordeiro Discurso ficcional. Marcas dialógicas-ideológicas. Carnavalização. O primeiro mentiroso. Tomando parte dos estudos da linguagem ficcional e de como esta reflete e refrata a realidade, neste artigo, propomos estudar os modos pelos quais o filme O primeiro mentiroso, de Ricky Gervais e Matthew Robinson, reflete e refrata as relações sociais, por meio do discurso sobre a mentira. Para tanto, partimos dos escritos do Círculo de Bakhtin e procedemos à análise de excertos-dizeres do filme – característicos dos momentos nos quais o discurso sobre a mentira se evidencia. Acreditamos ser importante analisar a construção ficcional de realidades outras para evidenciar as relações dialógicas entre dizeres e, por conseguinte, evidenciar também que a linguagem é social em todas as suas esferas de atividade. Por meio da análise foi possível observar que o filme, por ser um acontecimento estético, tende a carnavalizar as relações sociais e, por meio desse processo de carnavalização, diferentes discursos sobre a mentira se evidenciam. UFRN 2017-09-26 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/12303 Odisseia; Vol. 2 No. 2 (2017); p. 133 - 147 Revue Odisseia; Vol. 2 No. 2 (2017); p. 133 - 147 Revista Odisseia; v. 2 n. 2 (2017); p. 133 - 147 1983-2435 10.21680/1983-2435.2017v2n2 por https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/12303/8860 Copyright (c) 2017 Revista Odisseia |
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Periódicos UFRN |
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Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
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Tomando parte dos estudos da linguagem ficcional e de como esta reflete e refrata a realidade, neste artigo, propomos estudar os modos pelos quais o filme O primeiro mentiroso, de Ricky Gervais e Matthew Robinson, reflete e refrata as relações sociais, por meio do discurso sobre a mentira. Para tanto, partimos dos escritos do Círculo de Bakhtin e procedemos à análise de excertos-dizeres do filme – característicos dos momentos nos quais o discurso sobre a mentira se evidencia. Acreditamos ser importante analisar a construção ficcional de realidades outras para evidenciar as relações dialógicas entre dizeres e, por conseguinte, evidenciar também que a linguagem é social em todas as suas esferas de atividade. Por meio da análise foi possível observar que o filme, por ser um acontecimento estético, tende a carnavalizar as relações sociais e, por meio desse processo de carnavalização, diferentes discursos sobre a mentira se evidenciam. |
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