Ação cultural na Biblioteca Escolar Visconde de Sabugosa do Nei-UFRN: práticas de incentivo à leitura e desenvolvimento sociocultural

Aborda as práticas de ações culturais desenvolvidas em biblioteca escolar a partir da experiência prática da autora enquanto estagiária na referida biblioteca e das reflexões advindas da monografia de final de curso sobre a temática. Objetiva-se, portanto, apresentar as ações culturais desenvolvidas...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Nascimento, Lorayne Kelly da Silva, Carvalho, Luciana Moreira de
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/12274
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-12274
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-122742021-12-07T11:11:45Z Ação cultural na Biblioteca Escolar Visconde de Sabugosa do Nei-UFRN: práticas de incentivo à leitura e desenvolvimento sociocultural Nascimento, Lorayne Kelly da Silva Carvalho, Luciana Moreira de Aborda as práticas de ações culturais desenvolvidas em biblioteca escolar a partir da experiência prática da autora enquanto estagiária na referida biblioteca e das reflexões advindas da monografia de final de curso sobre a temática. Objetiva-se, portanto, apresentar as ações culturais desenvolvidas na Biblioteca Escolar Visconde de Sabugosa Núcleo de Educação Infantil (NEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), como forma de mostrar que é possível tornar a biblioteca escolar um espaço rico em informação e imaginação, atraente e convidativo para as crianças. Parte do pressuposto que a biblioteca é um instrumento de ação cultural, que objetiva educar e transformar o indivíduo. Traz por base na fundamentação teórica características das bibliotecas escolares, apresenta o conceito de ação cultural, discute a diferenciação da ação cultural, fabricação cultural e animação cultural. Visa estabelecer o desenvolvimento de marketing cultural no âmbito da biblioteca. Reflete sobre a importância do bibliotecário em adotar a postura de agente cultural e diante dessa perspectiva, enfatiza sua atuação como mediador da leitura e leitores, identificando a competência bibliotecária em meio às ações. Quanto à metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental, em um estudo exploratório e descritivo. Conclui-se que as ações culturais realizadas na Biblioteca Visconde de Sabugosa NEI/UFRN contribuem para o desenvolvimento socioeducativo dos alunos e provoca impacto na sala de aula, incentivando o hábito a leitura, melhoramento na escrita, estimulando a sua capacidade criativa e transformando-os em cidadãos mais conscientes. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-06-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/12274 Revista Informação na Sociedade Contemporânea; v. 1 n. 3 (2017); 1-19 2447-0198 10.21680/2447-0198.2017v1n3 por https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/12274/8504 Copyright (c) 2017 Revista Informação na Sociedade Contemporânea
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Nascimento, Lorayne Kelly da Silva
Carvalho, Luciana Moreira de
spellingShingle Nascimento, Lorayne Kelly da Silva
Carvalho, Luciana Moreira de
Ação cultural na Biblioteca Escolar Visconde de Sabugosa do Nei-UFRN: práticas de incentivo à leitura e desenvolvimento sociocultural
author_facet Nascimento, Lorayne Kelly da Silva
Carvalho, Luciana Moreira de
author_sort Nascimento, Lorayne Kelly da Silva
title Ação cultural na Biblioteca Escolar Visconde de Sabugosa do Nei-UFRN: práticas de incentivo à leitura e desenvolvimento sociocultural
title_short Ação cultural na Biblioteca Escolar Visconde de Sabugosa do Nei-UFRN: práticas de incentivo à leitura e desenvolvimento sociocultural
title_full Ação cultural na Biblioteca Escolar Visconde de Sabugosa do Nei-UFRN: práticas de incentivo à leitura e desenvolvimento sociocultural
title_fullStr Ação cultural na Biblioteca Escolar Visconde de Sabugosa do Nei-UFRN: práticas de incentivo à leitura e desenvolvimento sociocultural
title_full_unstemmed Ação cultural na Biblioteca Escolar Visconde de Sabugosa do Nei-UFRN: práticas de incentivo à leitura e desenvolvimento sociocultural
title_sort ação cultural na biblioteca escolar visconde de sabugosa do nei-ufrn: práticas de incentivo à leitura e desenvolvimento sociocultural
description Aborda as práticas de ações culturais desenvolvidas em biblioteca escolar a partir da experiência prática da autora enquanto estagiária na referida biblioteca e das reflexões advindas da monografia de final de curso sobre a temática. Objetiva-se, portanto, apresentar as ações culturais desenvolvidas na Biblioteca Escolar Visconde de Sabugosa Núcleo de Educação Infantil (NEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), como forma de mostrar que é possível tornar a biblioteca escolar um espaço rico em informação e imaginação, atraente e convidativo para as crianças. Parte do pressuposto que a biblioteca é um instrumento de ação cultural, que objetiva educar e transformar o indivíduo. Traz por base na fundamentação teórica características das bibliotecas escolares, apresenta o conceito de ação cultural, discute a diferenciação da ação cultural, fabricação cultural e animação cultural. Visa estabelecer o desenvolvimento de marketing cultural no âmbito da biblioteca. Reflete sobre a importância do bibliotecário em adotar a postura de agente cultural e diante dessa perspectiva, enfatiza sua atuação como mediador da leitura e leitores, identificando a competência bibliotecária em meio às ações. Quanto à metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental, em um estudo exploratório e descritivo. Conclui-se que as ações culturais realizadas na Biblioteca Visconde de Sabugosa NEI/UFRN contribuem para o desenvolvimento socioeducativo dos alunos e provoca impacto na sala de aula, incentivando o hábito a leitura, melhoramento na escrita, estimulando a sua capacidade criativa e transformando-os em cidadãos mais conscientes.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2017
url https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/12274
work_keys_str_mv AT nascimentoloraynekellydasilva acaoculturalnabibliotecaescolarviscondedesabugosadoneiufrnpraticasdeincentivoaleituraedesenvolvimentosociocultural
AT carvalholucianamoreirade acaoculturalnabibliotecaescolarviscondedesabugosadoneiufrnpraticasdeincentivoaleituraedesenvolvimentosociocultural
_version_ 1766683069883875328