Ação cultural na Biblioteca Escolar Visconde de Sabugosa do Nei-UFRN: práticas de incentivo à leitura e desenvolvimento sociocultural
Aborda as práticas de ações culturais desenvolvidas em biblioteca escolar a partir da experiência prática da autora enquanto estagiária na referida biblioteca e das reflexões advindas da monografia de final de curso sobre a temática. Objetiva-se, portanto, apresentar as ações culturais desenvolvidas...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/12274 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-12274 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-122742021-12-07T11:11:45Z Ação cultural na Biblioteca Escolar Visconde de Sabugosa do Nei-UFRN: práticas de incentivo à leitura e desenvolvimento sociocultural Nascimento, Lorayne Kelly da Silva Carvalho, Luciana Moreira de Aborda as práticas de ações culturais desenvolvidas em biblioteca escolar a partir da experiência prática da autora enquanto estagiária na referida biblioteca e das reflexões advindas da monografia de final de curso sobre a temática. Objetiva-se, portanto, apresentar as ações culturais desenvolvidas na Biblioteca Escolar Visconde de Sabugosa Núcleo de Educação Infantil (NEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), como forma de mostrar que é possível tornar a biblioteca escolar um espaço rico em informação e imaginação, atraente e convidativo para as crianças. Parte do pressuposto que a biblioteca é um instrumento de ação cultural, que objetiva educar e transformar o indivíduo. Traz por base na fundamentação teórica características das bibliotecas escolares, apresenta o conceito de ação cultural, discute a diferenciação da ação cultural, fabricação cultural e animação cultural. Visa estabelecer o desenvolvimento de marketing cultural no âmbito da biblioteca. Reflete sobre a importância do bibliotecário em adotar a postura de agente cultural e diante dessa perspectiva, enfatiza sua atuação como mediador da leitura e leitores, identificando a competência bibliotecária em meio às ações. Quanto à metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental, em um estudo exploratório e descritivo. Conclui-se que as ações culturais realizadas na Biblioteca Visconde de Sabugosa NEI/UFRN contribuem para o desenvolvimento socioeducativo dos alunos e provoca impacto na sala de aula, incentivando o hábito a leitura, melhoramento na escrita, estimulando a sua capacidade criativa e transformando-os em cidadãos mais conscientes. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-06-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/12274 Revista Informação na Sociedade Contemporânea; v. 1 n. 3 (2017); 1-19 2447-0198 10.21680/2447-0198.2017v1n3 por https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/12274/8504 Copyright (c) 2017 Revista Informação na Sociedade Contemporânea |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Nascimento, Lorayne Kelly da Silva Carvalho, Luciana Moreira de |
spellingShingle |
Nascimento, Lorayne Kelly da Silva Carvalho, Luciana Moreira de Ação cultural na Biblioteca Escolar Visconde de Sabugosa do Nei-UFRN: práticas de incentivo à leitura e desenvolvimento sociocultural |
author_facet |
Nascimento, Lorayne Kelly da Silva Carvalho, Luciana Moreira de |
author_sort |
Nascimento, Lorayne Kelly da Silva |
title |
Ação cultural na Biblioteca Escolar Visconde de Sabugosa do Nei-UFRN: práticas de incentivo à leitura e desenvolvimento sociocultural |
title_short |
Ação cultural na Biblioteca Escolar Visconde de Sabugosa do Nei-UFRN: práticas de incentivo à leitura e desenvolvimento sociocultural |
title_full |
Ação cultural na Biblioteca Escolar Visconde de Sabugosa do Nei-UFRN: práticas de incentivo à leitura e desenvolvimento sociocultural |
title_fullStr |
Ação cultural na Biblioteca Escolar Visconde de Sabugosa do Nei-UFRN: práticas de incentivo à leitura e desenvolvimento sociocultural |
title_full_unstemmed |
Ação cultural na Biblioteca Escolar Visconde de Sabugosa do Nei-UFRN: práticas de incentivo à leitura e desenvolvimento sociocultural |
title_sort |
ação cultural na biblioteca escolar visconde de sabugosa do nei-ufrn: práticas de incentivo à leitura e desenvolvimento sociocultural |
description |
Aborda as práticas de ações culturais desenvolvidas em biblioteca escolar a partir da experiência prática da autora enquanto estagiária na referida biblioteca e das reflexões advindas da monografia de final de curso sobre a temática. Objetiva-se, portanto, apresentar as ações culturais desenvolvidas na Biblioteca Escolar Visconde de Sabugosa Núcleo de Educação Infantil (NEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), como forma de mostrar que é possível tornar a biblioteca escolar um espaço rico em informação e imaginação, atraente e convidativo para as crianças. Parte do pressuposto que a biblioteca é um instrumento de ação cultural, que objetiva educar e transformar o indivíduo. Traz por base na fundamentação teórica características das bibliotecas escolares, apresenta o conceito de ação cultural, discute a diferenciação da ação cultural, fabricação cultural e animação cultural. Visa estabelecer o desenvolvimento de marketing cultural no âmbito da biblioteca. Reflete sobre a importância do bibliotecário em adotar a postura de agente cultural e diante dessa perspectiva, enfatiza sua atuação como mediador da leitura e leitores, identificando a competência bibliotecária em meio às ações. Quanto à metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental, em um estudo exploratório e descritivo. Conclui-se que as ações culturais realizadas na Biblioteca Visconde de Sabugosa NEI/UFRN contribuem para o desenvolvimento socioeducativo dos alunos e provoca impacto na sala de aula, incentivando o hábito a leitura, melhoramento na escrita, estimulando a sua capacidade criativa e transformando-os em cidadãos mais conscientes. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2017 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/12274 |
work_keys_str_mv |
AT nascimentoloraynekellydasilva acaoculturalnabibliotecaescolarviscondedesabugosadoneiufrnpraticasdeincentivoaleituraedesenvolvimentosociocultural AT carvalholucianamoreirade acaoculturalnabibliotecaescolarviscondedesabugosadoneiufrnpraticasdeincentivoaleituraedesenvolvimentosociocultural |
_version_ |
1766683069883875328 |