Integração de alunos com difíceis intelectuais no ensino regular – um desafio, um projeto
O DESAFIOComo a escola tem participado no sentido de favorecer o processo de desenvolvimento dos alunos? Qual a real contribuição da educação escolar para que os alunos desenvolvam plenamente suas possibilidades físicas, sociais, intelectuais? Que ambiente sócio-afetivo e pedagógico a escola tem ofe...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-122412019-06-27T17:04:24Z Integração de alunos com difíceis intelectuais no ensino regular – um desafio, um projeto Mantoan, Maria Teresa Eglér O DESAFIOComo a escola tem participado no sentido de favorecer o processo de desenvolvimento dos alunos? Qual a real contribuição da educação escolar para que os alunos desenvolvam plenamente suas possibilidades físicas, sociais, intelectuais? Que ambiente sócio-afetivo e pedagógico a escola tem oferecido aos seus alunos, para que o respeito mútuo, a cooperação e a solidariedade entre as pessoas sejam sentimentos cultivados desde cedo, como um verdadeiro exercício dos ideais democráticos? A modernização e adequação do ensino a uma 4 sociedade que caminha para o século XXI exigem da escola a quebra de preconceitos e de restrições de toda ordem. A compreensão de que existem diferenças entre as pessoas, as culturas, os tipos e níveis de conhecimento constituem um desafio e, ao mesmo tempo, um passo decisivo para se conseguir eliminar as barreiras existentes quanto a integração escolar de deficientes na escola e fora dela. A formação dos professores é, em geral, deficitária para enfrentar esses desafios. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 1996-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/12241 Revista Educação em Questão; v. 6 n. 2 (1996): jul./dez. 1996; 176-182 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/12241/8475 |
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O DESAFIOComo a escola tem participado no sentido de favorecer o processo de desenvolvimento dos alunos? Qual a real contribuição da educação escolar para que os alunos desenvolvam plenamente suas possibilidades físicas, sociais, intelectuais? Que ambiente sócio-afetivo e pedagógico a escola tem oferecido aos seus alunos, para que o respeito mútuo, a cooperação e a solidariedade entre as pessoas sejam sentimentos cultivados desde cedo, como um verdadeiro exercício dos ideais democráticos? A modernização e adequação do ensino a uma 4 sociedade que caminha para o século XXI exigem da escola a quebra de preconceitos e de restrições de toda ordem. A compreensão de que existem diferenças entre as pessoas, as culturas, os tipos e níveis de conhecimento constituem um desafio e, ao mesmo tempo, um passo decisivo para se conseguir eliminar as barreiras existentes quanto a integração escolar de deficientes na escola e fora dela. A formação dos professores é, em geral, deficitária para enfrentar esses desafios. |
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