A mediação semiótica na alfabetização de crianças de classes populares

O presente tema nasceu e começa a crescer no bojo das contradições que impulsionaram mudanças na nossa concepção e prática pedagógica. Tem sido tortuoso e conflitante o caminho percorrido na identificação e análise das relações entre as estruturas pré-existentes na criança na fase inicial de escolar...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Martins, Dalva Maria de Andrade
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/12238
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-12238
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-122382019-06-27T17:04:26Z A mediação semiótica na alfabetização de crianças de classes populares Martins, Dalva Maria de Andrade O presente tema nasceu e começa a crescer no bojo das contradições que impulsionaram mudanças na nossa concepção e prática pedagógica. Tem sido tortuoso e conflitante o caminho percorrido na identificação e análise das relações entre as estruturas pré-existentes na criança na fase inicial de escolarização e a promoção de situações que lhe possibilitem construir, gradativamente, um conhecimento historicamente acumulado sobre a natureza da língua escrita. Esse é um grande desafio para o educador que descobre no movimento da prática pedagógica alicerçado na ação reflexão-ação a influência de ideologias empiristas, liberalistas e funcionalistas na fragmentação do saber, e, consequentemente, no ocultamento das múltiplas variáveis que interagem no processo de conhecimento. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 1996-06-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/12238 Revista Educação em Questão; v. 6 n. 1 (1996): Jan./jun. 1996; 159-170 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/12238/8472
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Martins, Dalva Maria de Andrade
spellingShingle Martins, Dalva Maria de Andrade
A mediação semiótica na alfabetização de crianças de classes populares
author_facet Martins, Dalva Maria de Andrade
author_sort Martins, Dalva Maria de Andrade
title A mediação semiótica na alfabetização de crianças de classes populares
title_short A mediação semiótica na alfabetização de crianças de classes populares
title_full A mediação semiótica na alfabetização de crianças de classes populares
title_fullStr A mediação semiótica na alfabetização de crianças de classes populares
title_full_unstemmed A mediação semiótica na alfabetização de crianças de classes populares
title_sort mediação semiótica na alfabetização de crianças de classes populares
description O presente tema nasceu e começa a crescer no bojo das contradições que impulsionaram mudanças na nossa concepção e prática pedagógica. Tem sido tortuoso e conflitante o caminho percorrido na identificação e análise das relações entre as estruturas pré-existentes na criança na fase inicial de escolarização e a promoção de situações que lhe possibilitem construir, gradativamente, um conhecimento historicamente acumulado sobre a natureza da língua escrita. Esse é um grande desafio para o educador que descobre no movimento da prática pedagógica alicerçado na ação reflexão-ação a influência de ideologias empiristas, liberalistas e funcionalistas na fragmentação do saber, e, consequentemente, no ocultamento das múltiplas variáveis que interagem no processo de conhecimento.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 1996
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/12238
work_keys_str_mv AT martinsdalvamariadeandrade amediacaosemioticanaalfabetizacaodecriancasdeclassespopulares
AT martinsdalvamariadeandrade mediacaosemioticanaalfabetizacaodecriancasdeclassespopulares
_version_ 1766682737442291712