A mediação semiótica na alfabetização de crianças de classes populares
O presente tema nasceu e começa a crescer no bojo das contradições que impulsionaram mudanças na nossa concepção e prática pedagógica. Tem sido tortuoso e conflitante o caminho percorrido na identificação e análise das relações entre as estruturas pré-existentes na criança na fase inicial de escolar...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/12238 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-12238 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-122382019-06-27T17:04:26Z A mediação semiótica na alfabetização de crianças de classes populares Martins, Dalva Maria de Andrade O presente tema nasceu e começa a crescer no bojo das contradições que impulsionaram mudanças na nossa concepção e prática pedagógica. Tem sido tortuoso e conflitante o caminho percorrido na identificação e análise das relações entre as estruturas pré-existentes na criança na fase inicial de escolarização e a promoção de situações que lhe possibilitem construir, gradativamente, um conhecimento historicamente acumulado sobre a natureza da língua escrita. Esse é um grande desafio para o educador que descobre no movimento da prática pedagógica alicerçado na ação reflexão-ação a influência de ideologias empiristas, liberalistas e funcionalistas na fragmentação do saber, e, consequentemente, no ocultamento das múltiplas variáveis que interagem no processo de conhecimento. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 1996-06-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/12238 Revista Educação em Questão; v. 6 n. 1 (1996): Jan./jun. 1996; 159-170 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/12238/8472 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Martins, Dalva Maria de Andrade |
spellingShingle |
Martins, Dalva Maria de Andrade A mediação semiótica na alfabetização de crianças de classes populares |
author_facet |
Martins, Dalva Maria de Andrade |
author_sort |
Martins, Dalva Maria de Andrade |
title |
A mediação semiótica na alfabetização de crianças de classes populares |
title_short |
A mediação semiótica na alfabetização de crianças de classes populares |
title_full |
A mediação semiótica na alfabetização de crianças de classes populares |
title_fullStr |
A mediação semiótica na alfabetização de crianças de classes populares |
title_full_unstemmed |
A mediação semiótica na alfabetização de crianças de classes populares |
title_sort |
mediação semiótica na alfabetização de crianças de classes populares |
description |
O presente tema nasceu e começa a crescer no bojo das contradições que impulsionaram mudanças na nossa concepção e prática pedagógica. Tem sido tortuoso e conflitante o caminho percorrido na identificação e análise das relações entre as estruturas pré-existentes na criança na fase inicial de escolarização e a promoção de situações que lhe possibilitem construir, gradativamente, um conhecimento historicamente acumulado sobre a natureza da língua escrita. Esse é um grande desafio para o educador que descobre no movimento da prática pedagógica alicerçado na ação reflexão-ação a influência de ideologias empiristas, liberalistas e funcionalistas na fragmentação do saber, e, consequentemente, no ocultamento das múltiplas variáveis que interagem no processo de conhecimento. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
1996 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/12238 |
work_keys_str_mv |
AT martinsdalvamariadeandrade amediacaosemioticanaalfabetizacaodecriancasdeclassespopulares AT martinsdalvamariadeandrade mediacaosemioticanaalfabetizacaodecriancasdeclassespopulares |
_version_ |
1766682737442291712 |