A oralidade na sala de aula: uma proposta didática com notícia de rádio
O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta didática que traz como foco práticas de oralidade implementadas em uma turma de sétimo ano em uma escola municipal em Valparaíso de Goiás. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Partimos de estudos sobre a relação oralidade e escrita, Marcuschi...
Na minha lista:
Principais autores: | , , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/12153 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-12153 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-121532019-06-05T23:38:22Z A oralidade na sala de aula: uma proposta didática com notícia de rádio Alves, Marlúcia Maria de Mello, Maria de Fátima Ottoni, Maria Aparecida Resende Marine, Talita de Cássia Práticas de oralidade Notícia de rádio Desempenho comunicativo Ensino de Língua Portuguesa Práticas de Oralidade O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta didática que traz como foco práticas de oralidade implementadas em uma turma de sétimo ano em uma escola municipal em Valparaíso de Goiás. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Partimos de estudos sobre a relação oralidade e escrita, Marcuschi (2001) Fávero (2000) e Fávero et al (2014), que mostram a necessidade de trabalhos voltados para a modalidade oral da língua. Assim, foi elaborada uma sequência didática, baseada no modelo de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2013), com o gênero notícia de rádio, Baltar (2012) e Ferraretto (2008), com a finalidade de contribuir para a ampliação do desempenho comunicativo e linguístico dos alunos, bem como promover um maior envolvimento deles com a disciplina de Língua Portuguesa. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-08-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/12153 Revista do GELNE; v. 19 (2017): Ed. Especial; 16-27 2236-0883 10.21680/1517-7874.2017v19n0 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/12153/8741 Copyright (c) 2017 Revista do GELNE |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Alves, Marlúcia Maria de Mello, Maria de Fátima Ottoni, Maria Aparecida Resende Marine, Talita de Cássia |
spellingShingle |
Alves, Marlúcia Maria de Mello, Maria de Fátima Ottoni, Maria Aparecida Resende Marine, Talita de Cássia A oralidade na sala de aula: uma proposta didática com notícia de rádio |
author_facet |
Alves, Marlúcia Maria de Mello, Maria de Fátima Ottoni, Maria Aparecida Resende Marine, Talita de Cássia |
author_sort |
Alves, Marlúcia Maria |
title |
A oralidade na sala de aula: uma proposta didática com notícia de rádio |
title_short |
A oralidade na sala de aula: uma proposta didática com notícia de rádio |
title_full |
A oralidade na sala de aula: uma proposta didática com notícia de rádio |
title_fullStr |
A oralidade na sala de aula: uma proposta didática com notícia de rádio |
title_full_unstemmed |
A oralidade na sala de aula: uma proposta didática com notícia de rádio |
title_sort |
oralidade na sala de aula: uma proposta didática com notícia de rádio |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta didática que traz como foco práticas de oralidade implementadas em uma turma de sétimo ano em uma escola municipal em Valparaíso de Goiás. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Partimos de estudos sobre a relação oralidade e escrita, Marcuschi (2001) Fávero (2000) e Fávero et al (2014), que mostram a necessidade de trabalhos voltados para a modalidade oral da língua. Assim, foi elaborada uma sequência didática, baseada no modelo de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2013), com o gênero notícia de rádio, Baltar (2012) e Ferraretto (2008), com a finalidade de contribuir para a ampliação do desempenho comunicativo e linguístico dos alunos, bem como promover um maior envolvimento deles com a disciplina de Língua Portuguesa. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2017 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/12153 |
work_keys_str_mv |
AT alvesmarluciamaria aoralidadenasaladeaulaumapropostadidaticacomnoticiaderadio AT demellomariadefatima aoralidadenasaladeaulaumapropostadidaticacomnoticiaderadio AT ottonimariaaparecidaresende aoralidadenasaladeaulaumapropostadidaticacomnoticiaderadio AT marinetalitadecassia aoralidadenasaladeaulaumapropostadidaticacomnoticiaderadio AT alvesmarluciamaria oralidadenasaladeaulaumapropostadidaticacomnoticiaderadio AT demellomariadefatima oralidadenasaladeaulaumapropostadidaticacomnoticiaderadio AT ottonimariaaparecidaresende oralidadenasaladeaulaumapropostadidaticacomnoticiaderadio AT marinetalitadecassia oralidadenasaladeaulaumapropostadidaticacomnoticiaderadio |
_version_ |
1766683390489133056 |