A oralidade na sala de aula: uma proposta didática com notícia de rádio

O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta didática que traz como foco práticas de oralidade implementadas em uma turma de sétimo ano em uma escola municipal em Valparaíso de Goiás. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Partimos de estudos sobre a relação oralidade e escrita, Marcuschi...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Alves, Marlúcia Maria, de Mello, Maria de Fátima, Ottoni, Maria Aparecida Resende, Marine, Talita de Cássia
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/12153
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-12153
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-121532019-06-05T23:38:22Z A oralidade na sala de aula: uma proposta didática com notícia de rádio Alves, Marlúcia Maria de Mello, Maria de Fátima Ottoni, Maria Aparecida Resende Marine, Talita de Cássia Práticas de oralidade Notícia de rádio Desempenho comunicativo Ensino de Língua Portuguesa Práticas de Oralidade O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta didática que traz como foco práticas de oralidade implementadas em uma turma de sétimo ano em uma escola municipal em Valparaíso de Goiás. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Partimos de estudos sobre a relação oralidade e escrita, Marcuschi (2001) Fávero (2000) e Fávero et al (2014), que mostram a necessidade de trabalhos voltados para a modalidade oral da língua. Assim, foi elaborada uma sequência didática, baseada no modelo de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2013), com o gênero notícia de rádio, Baltar (2012) e Ferraretto (2008), com a finalidade de contribuir para a ampliação do desempenho comunicativo e linguístico dos alunos, bem como promover um maior envolvimento deles com a disciplina de Língua Portuguesa. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-08-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/12153 Revista do GELNE; v. 19 (2017): Ed. Especial; 16-27 2236-0883 10.21680/1517-7874.2017v19n0 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/12153/8741 Copyright (c) 2017 Revista do GELNE
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Alves, Marlúcia Maria
de Mello, Maria de Fátima
Ottoni, Maria Aparecida Resende
Marine, Talita de Cássia
spellingShingle Alves, Marlúcia Maria
de Mello, Maria de Fátima
Ottoni, Maria Aparecida Resende
Marine, Talita de Cássia
A oralidade na sala de aula: uma proposta didática com notícia de rádio
author_facet Alves, Marlúcia Maria
de Mello, Maria de Fátima
Ottoni, Maria Aparecida Resende
Marine, Talita de Cássia
author_sort Alves, Marlúcia Maria
title A oralidade na sala de aula: uma proposta didática com notícia de rádio
title_short A oralidade na sala de aula: uma proposta didática com notícia de rádio
title_full A oralidade na sala de aula: uma proposta didática com notícia de rádio
title_fullStr A oralidade na sala de aula: uma proposta didática com notícia de rádio
title_full_unstemmed A oralidade na sala de aula: uma proposta didática com notícia de rádio
title_sort oralidade na sala de aula: uma proposta didática com notícia de rádio
description O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta didática que traz como foco práticas de oralidade implementadas em uma turma de sétimo ano em uma escola municipal em Valparaíso de Goiás. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Partimos de estudos sobre a relação oralidade e escrita, Marcuschi (2001) Fávero (2000) e Fávero et al (2014), que mostram a necessidade de trabalhos voltados para a modalidade oral da língua. Assim, foi elaborada uma sequência didática, baseada no modelo de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2013), com o gênero notícia de rádio, Baltar (2012) e Ferraretto (2008), com a finalidade de contribuir para a ampliação do desempenho comunicativo e linguístico dos alunos, bem como promover um maior envolvimento deles com a disciplina de Língua Portuguesa.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2017
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/12153
work_keys_str_mv AT alvesmarluciamaria aoralidadenasaladeaulaumapropostadidaticacomnoticiaderadio
AT demellomariadefatima aoralidadenasaladeaulaumapropostadidaticacomnoticiaderadio
AT ottonimariaaparecidaresende aoralidadenasaladeaulaumapropostadidaticacomnoticiaderadio
AT marinetalitadecassia aoralidadenasaladeaulaumapropostadidaticacomnoticiaderadio
AT alvesmarluciamaria oralidadenasaladeaulaumapropostadidaticacomnoticiaderadio
AT demellomariadefatima oralidadenasaladeaulaumapropostadidaticacomnoticiaderadio
AT ottonimariaaparecidaresende oralidadenasaladeaulaumapropostadidaticacomnoticiaderadio
AT marinetalitadecassia oralidadenasaladeaulaumapropostadidaticacomnoticiaderadio
_version_ 1766683390489133056