A oralidade na sala de aula: uma proposta didática com notícia de rádio

O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta didática que traz como foco práticas de oralidade implementadas em uma turma de sétimo ano em uma escola municipal em Valparaíso de Goiás. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Partimos de estudos sobre a relação oralidade e escrita, Marcuschi...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Alves, Marlúcia Maria, de Mello, Maria de Fátima, Ottoni, Maria Aparecida Resende, Marine, Talita de Cássia
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/12153
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta didática que traz como foco práticas de oralidade implementadas em uma turma de sétimo ano em uma escola municipal em Valparaíso de Goiás. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Partimos de estudos sobre a relação oralidade e escrita, Marcuschi (2001) Fávero (2000) e Fávero et al (2014), que mostram a necessidade de trabalhos voltados para a modalidade oral da língua. Assim, foi elaborada uma sequência didática, baseada no modelo de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2013), com o gênero notícia de rádio, Baltar (2012) e Ferraretto (2008), com a finalidade de contribuir para a ampliação do desempenho comunicativo e linguístico dos alunos, bem como promover um maior envolvimento deles com a disciplina de Língua Portuguesa.