Práticas de letramento e multimodalidade: uma análise sobre o uso do gênero “meme” na sala de aula

O trabalho com a multimodalidade e multiletramento se caracteriza como uma ferramenta que viabiliza cada vez mais as práticas na sala de aula que, hoje, tem sido um grande desafio frente às novas tecnologias surgidas ao longo do tempo, possibilitando, dessa forma, o aparecimento de novos gêneros dis...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Oliveira, Marcos Antonio, Lima Nunes Malta, Daniela Paula, Silva Aquino, Alisson Arlindo
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/12046
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-12046
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-120462021-10-07T12:33:21Z Práticas de letramento e multimodalidade: uma análise sobre o uso do gênero “meme” na sala de aula Oliveira, Marcos Antonio Lima Nunes Malta, Daniela Paula Silva Aquino, Alisson Arlindo letramento gêneros textuais gêneros multimodais “memes” O trabalho com a multimodalidade e multiletramento se caracteriza como uma ferramenta que viabiliza cada vez mais as práticas na sala de aula que, hoje, tem sido um grande desafio frente às novas tecnologias surgidas ao longo do tempo, possibilitando, dessa forma, o aparecimento de novos gêneros discursivos. As pessoas estão ficando cada vez mais “visuais” e essa comunicação por meio de representações textuais atreladas a imagens, gestos e arranjos não-padrões, chamados de gêneros multimodais, teve um aumento consideravelmente maior no cotidiano das pessoas. O exemplo mais notório são os chamados “memes”, gênero muito difundido nas redes sociais e que se tornou popular diante da sua função de humor e crítica social. Considerando o “meme” como um gênero multimodal, em especial por fazer parte do cotidiano de muitos jovens, este trabalho tem como objetivo mostrar a importância deste gênero como recurso didático a ser trabalhado nas aulas de língua portuguesa do ensino médio enfatizando o desenvolvimento da leitura e interpretação de forma crítica e construtiva. Para identificar o problema alvo da pesquisa foi feita, com uma turma de 2º ano do ensino médio de uma escola estadual, uma avaliação diagnóstica na forma de questionário, em que se percebeu que os alunos tinham um conhecimento muito inferior ao esperado acerca dos gêneros textuais multimodais, logo em seguida foram elaboradas oficinas didáticas para demonstrar como este gênero poderia contribuir de forma significativa ao aprendizado através de uma prática dinâmica e descontraída, resultando nas produções textuais do referido gênero. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-07-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/12046 Revista do GELNE; v. 19 n. 2 (2017); 62-77 2236-0883 10.21680/1517-7874.2017v19n2 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/12046/8559 Copyright (c) 2017 Revista do GELNE
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Oliveira, Marcos Antonio
Lima Nunes Malta, Daniela Paula
Silva Aquino, Alisson Arlindo
spellingShingle Oliveira, Marcos Antonio
Lima Nunes Malta, Daniela Paula
Silva Aquino, Alisson Arlindo
Práticas de letramento e multimodalidade: uma análise sobre o uso do gênero “meme” na sala de aula
author_facet Oliveira, Marcos Antonio
Lima Nunes Malta, Daniela Paula
Silva Aquino, Alisson Arlindo
author_sort Oliveira, Marcos Antonio
title Práticas de letramento e multimodalidade: uma análise sobre o uso do gênero “meme” na sala de aula
title_short Práticas de letramento e multimodalidade: uma análise sobre o uso do gênero “meme” na sala de aula
title_full Práticas de letramento e multimodalidade: uma análise sobre o uso do gênero “meme” na sala de aula
title_fullStr Práticas de letramento e multimodalidade: uma análise sobre o uso do gênero “meme” na sala de aula
title_full_unstemmed Práticas de letramento e multimodalidade: uma análise sobre o uso do gênero “meme” na sala de aula
title_sort práticas de letramento e multimodalidade: uma análise sobre o uso do gênero “meme” na sala de aula
description O trabalho com a multimodalidade e multiletramento se caracteriza como uma ferramenta que viabiliza cada vez mais as práticas na sala de aula que, hoje, tem sido um grande desafio frente às novas tecnologias surgidas ao longo do tempo, possibilitando, dessa forma, o aparecimento de novos gêneros discursivos. As pessoas estão ficando cada vez mais “visuais” e essa comunicação por meio de representações textuais atreladas a imagens, gestos e arranjos não-padrões, chamados de gêneros multimodais, teve um aumento consideravelmente maior no cotidiano das pessoas. O exemplo mais notório são os chamados “memes”, gênero muito difundido nas redes sociais e que se tornou popular diante da sua função de humor e crítica social. Considerando o “meme” como um gênero multimodal, em especial por fazer parte do cotidiano de muitos jovens, este trabalho tem como objetivo mostrar a importância deste gênero como recurso didático a ser trabalhado nas aulas de língua portuguesa do ensino médio enfatizando o desenvolvimento da leitura e interpretação de forma crítica e construtiva. Para identificar o problema alvo da pesquisa foi feita, com uma turma de 2º ano do ensino médio de uma escola estadual, uma avaliação diagnóstica na forma de questionário, em que se percebeu que os alunos tinham um conhecimento muito inferior ao esperado acerca dos gêneros textuais multimodais, logo em seguida foram elaboradas oficinas didáticas para demonstrar como este gênero poderia contribuir de forma significativa ao aprendizado através de uma prática dinâmica e descontraída, resultando nas produções textuais do referido gênero.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2017
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/12046
work_keys_str_mv AT oliveiramarcosantonio praticasdeletramentoemultimodalidadeumaanalisesobreousodogeneromemenasaladeaula
AT limanunesmaltadanielapaula praticasdeletramentoemultimodalidadeumaanalisesobreousodogeneromemenasaladeaula
AT silvaaquinoalissonarlindo praticasdeletramentoemultimodalidadeumaanalisesobreousodogeneromemenasaladeaula
_version_ 1766683387486011392