Um esquema conceitual para o ensino de ciências

A constatação de que crianças e adolescentes desenvolvem concepções a respeito do mundo físico já é antiga. Somente em anos mais recentes, todavia, pesquisadores em ensino de ciências vêm dedicando uma maior atenção a este fato. Evidências acumuladas de diversas fontes indicam que tais concepções al...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: ZylberszLtajn, Arden
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/12030
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Descrição
Resumo:A constatação de que crianças e adolescentes desenvolvem concepções a respeito do mundo físico já é antiga. Somente em anos mais recentes, todavia, pesquisadores em ensino de ciências vêm dedicando uma maior atenção a este fato. Evidências acumuladas de diversas fontes indicam que tais concepções alternativas cobrem uma vasta gama de conceitos e que, para um número considerável de alunos, algumas delas resistem a anos de educação formal. O exemplo paradigmático neste sentido é a persistência de noções semelhantes às teorias medievais do “impetus”, mesmo entre estudantes que receberam instrução sobre as leis de Newton, a nível de 2º e 3º graus.