Identidade e escrita: uma análise discursiva crítica sobre a produção de portfólio na universidade

O objetivo deste trabalho é promover reflexões sobre as práticas de ensino da escrita na universidade. Baseando-se nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso Crítica, doravante ADC (CHOULIARAKI & FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2001, 2003), associada à filosofia do Realismo Crítico (BHAS...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: de Queiroz, Atauan Soares, Dias, Juliana de Freitas
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11996
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-11996
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-119962021-10-07T12:31:07Z Identidade e escrita: uma análise discursiva crítica sobre a produção de portfólio na universidade de Queiroz, Atauan Soares Dias, Juliana de Freitas identidade práticas de escrita portfólio. Produção textual na universidade e identidade O objetivo deste trabalho é promover reflexões sobre as práticas de ensino da escrita na universidade. Baseando-se nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso Crítica, doravante ADC (CHOULIARAKI & FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2001, 2003), associada à filosofia do Realismo Crítico (BHASKAR, 1998) e dos estudos culturais (GIDDENS, 2002; HALL, 2006), o trabalho focaliza as práticas de produção escrita no contexto universitário, mais especificamente as práticas de escrita envolvendo a produção de portfólio e sua relação com a (re)construção de identidades no curso de licenciatura em Letras da Universidade de Brasília (UnB), campus Darcy Ribeiro. O trabalho, de natureza qualitativa (BAUER & GASKELL, 2011; FLICK, 2009), apresenta análise discursiva de um portfólio produzido na disciplina Prática de Textos, considerando especialmente o significado identificacional do discurso conforme propõe Fairclough (2003). A análise aponta que a produção de diferentes gêneros acadêmico-científicos para compor o portfólio (macrogênero), vinculada às práticas de reescrita, em um trabalho colaborativo com a docente, pode contribuir para ampliar a autonomia linguística e discursiva do graduando e seu fortalecimento identitário. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-06-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11996 Revista do GELNE; v. 19 n. 1 (2017); 161-173 2236-0883 10.21680/1517-7874.2017v19n1 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11996/8515 Copyright (c) 2017 Revista do GELNE
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author de Queiroz, Atauan Soares
Dias, Juliana de Freitas
spellingShingle de Queiroz, Atauan Soares
Dias, Juliana de Freitas
Identidade e escrita: uma análise discursiva crítica sobre a produção de portfólio na universidade
author_facet de Queiroz, Atauan Soares
Dias, Juliana de Freitas
author_sort de Queiroz, Atauan Soares
title Identidade e escrita: uma análise discursiva crítica sobre a produção de portfólio na universidade
title_short Identidade e escrita: uma análise discursiva crítica sobre a produção de portfólio na universidade
title_full Identidade e escrita: uma análise discursiva crítica sobre a produção de portfólio na universidade
title_fullStr Identidade e escrita: uma análise discursiva crítica sobre a produção de portfólio na universidade
title_full_unstemmed Identidade e escrita: uma análise discursiva crítica sobre a produção de portfólio na universidade
title_sort identidade e escrita: uma análise discursiva crítica sobre a produção de portfólio na universidade
description O objetivo deste trabalho é promover reflexões sobre as práticas de ensino da escrita na universidade. Baseando-se nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso Crítica, doravante ADC (CHOULIARAKI & FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2001, 2003), associada à filosofia do Realismo Crítico (BHASKAR, 1998) e dos estudos culturais (GIDDENS, 2002; HALL, 2006), o trabalho focaliza as práticas de produção escrita no contexto universitário, mais especificamente as práticas de escrita envolvendo a produção de portfólio e sua relação com a (re)construção de identidades no curso de licenciatura em Letras da Universidade de Brasília (UnB), campus Darcy Ribeiro. O trabalho, de natureza qualitativa (BAUER & GASKELL, 2011; FLICK, 2009), apresenta análise discursiva de um portfólio produzido na disciplina Prática de Textos, considerando especialmente o significado identificacional do discurso conforme propõe Fairclough (2003). A análise aponta que a produção de diferentes gêneros acadêmico-científicos para compor o portfólio (macrogênero), vinculada às práticas de reescrita, em um trabalho colaborativo com a docente, pode contribuir para ampliar a autonomia linguística e discursiva do graduando e seu fortalecimento identitário.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2017
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11996
work_keys_str_mv AT dequeirozatauansoares identidadeeescritaumaanalisediscursivacriticasobreaproducaodeportfolionauniversidade
AT diasjulianadefreitas identidadeeescritaumaanalisediscursivacriticasobreaproducaodeportfolionauniversidade
_version_ 1766683387299364864