Identidade e escrita: uma análise discursiva crítica sobre a produção de portfólio na universidade
O objetivo deste trabalho é promover reflexões sobre as práticas de ensino da escrita na universidade. Baseando-se nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso Crítica, doravante ADC (CHOULIARAKI & FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2001, 2003), associada à filosofia do Realismo Crítico (BHAS...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11996 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-11996 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-119962021-10-07T12:31:07Z Identidade e escrita: uma análise discursiva crítica sobre a produção de portfólio na universidade de Queiroz, Atauan Soares Dias, Juliana de Freitas identidade práticas de escrita portfólio. Produção textual na universidade e identidade O objetivo deste trabalho é promover reflexões sobre as práticas de ensino da escrita na universidade. Baseando-se nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso Crítica, doravante ADC (CHOULIARAKI & FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2001, 2003), associada à filosofia do Realismo Crítico (BHASKAR, 1998) e dos estudos culturais (GIDDENS, 2002; HALL, 2006), o trabalho focaliza as práticas de produção escrita no contexto universitário, mais especificamente as práticas de escrita envolvendo a produção de portfólio e sua relação com a (re)construção de identidades no curso de licenciatura em Letras da Universidade de Brasília (UnB), campus Darcy Ribeiro. O trabalho, de natureza qualitativa (BAUER & GASKELL, 2011; FLICK, 2009), apresenta análise discursiva de um portfólio produzido na disciplina Prática de Textos, considerando especialmente o significado identificacional do discurso conforme propõe Fairclough (2003). A análise aponta que a produção de diferentes gêneros acadêmico-científicos para compor o portfólio (macrogênero), vinculada às práticas de reescrita, em um trabalho colaborativo com a docente, pode contribuir para ampliar a autonomia linguística e discursiva do graduando e seu fortalecimento identitário. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-06-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11996 Revista do GELNE; v. 19 n. 1 (2017); 161-173 2236-0883 10.21680/1517-7874.2017v19n1 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11996/8515 Copyright (c) 2017 Revista do GELNE |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
de Queiroz, Atauan Soares Dias, Juliana de Freitas |
spellingShingle |
de Queiroz, Atauan Soares Dias, Juliana de Freitas Identidade e escrita: uma análise discursiva crítica sobre a produção de portfólio na universidade |
author_facet |
de Queiroz, Atauan Soares Dias, Juliana de Freitas |
author_sort |
de Queiroz, Atauan Soares |
title |
Identidade e escrita: uma análise discursiva crítica sobre a produção de portfólio na universidade |
title_short |
Identidade e escrita: uma análise discursiva crítica sobre a produção de portfólio na universidade |
title_full |
Identidade e escrita: uma análise discursiva crítica sobre a produção de portfólio na universidade |
title_fullStr |
Identidade e escrita: uma análise discursiva crítica sobre a produção de portfólio na universidade |
title_full_unstemmed |
Identidade e escrita: uma análise discursiva crítica sobre a produção de portfólio na universidade |
title_sort |
identidade e escrita: uma análise discursiva crítica sobre a produção de portfólio na universidade |
description |
O objetivo deste trabalho é promover reflexões sobre as práticas de ensino da escrita na universidade. Baseando-se nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso Crítica, doravante ADC (CHOULIARAKI & FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2001, 2003), associada à filosofia do Realismo Crítico (BHASKAR, 1998) e dos estudos culturais (GIDDENS, 2002; HALL, 2006), o trabalho focaliza as práticas de produção escrita no contexto universitário, mais especificamente as práticas de escrita envolvendo a produção de portfólio e sua relação com a (re)construção de identidades no curso de licenciatura em Letras da Universidade de Brasília (UnB), campus Darcy Ribeiro. O trabalho, de natureza qualitativa (BAUER & GASKELL, 2011; FLICK, 2009), apresenta análise discursiva de um portfólio produzido na disciplina Prática de Textos, considerando especialmente o significado identificacional do discurso conforme propõe Fairclough (2003). A análise aponta que a produção de diferentes gêneros acadêmico-científicos para compor o portfólio (macrogênero), vinculada às práticas de reescrita, em um trabalho colaborativo com a docente, pode contribuir para ampliar a autonomia linguística e discursiva do graduando e seu fortalecimento identitário. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2017 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11996 |
work_keys_str_mv |
AT dequeirozatauansoares identidadeeescritaumaanalisediscursivacriticasobreaproducaodeportfolionauniversidade AT diasjulianadefreitas identidadeeescritaumaanalisediscursivacriticasobreaproducaodeportfolionauniversidade |
_version_ |
1766683387299364864 |