CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE LIBERDADE NA TEORIA DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU
O objetivo desse artigo é explicitar as considerações e relações acerca da liberdade em Jean-Jacques Rousseau. A liberdade é descrita como pertencente a natureza humana, ou seja, é a parte das potencialidades que constituem a essência do homem. Ela é o que possibilita o homem sair do estado bruto e...
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oai:periodicos.ufrn.br:article-119772018-01-11T21:48:57Z CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE LIBERDADE NA TEORIA DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU Marques, Lorenna Fyama Pereira O objetivo desse artigo é explicitar as considerações e relações acerca da liberdade em Jean-Jacques Rousseau. A liberdade é descrita como pertencente a natureza humana, ou seja, é a parte das potencialidades que constituem a essência do homem. Ela é o que possibilita o homem sair do estado bruto e – vinculada com a perfectibilidade – o faz ser capaz, à luz da razão, da moralidade. Tal análise parte do estado de natureza – hipoteticamente descrito no Discurso Sobre A Origem e A Desigualdade Entre Os Homens (1755) – até o estado civil – mais precisamente no O Contrato Social (1762) onde é atribuída à liberdade uma configuração de legitimidade civil. Contudo, a liberdade também será pensada, brevemente, dentro do contexto educacional do Emílio, ou Da Educação (1762), buscando uma relação entre o indivíduo livre e o cidadão, que por sua vez deixa o homem em uma possível condição de igualdade. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-07-08 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/11977 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 15 (2017): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/11977/8568 Copyright (c) 2017 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação |
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O objetivo desse artigo é explicitar as considerações e relações acerca da liberdade em Jean-Jacques Rousseau. A liberdade é descrita como pertencente a natureza humana, ou seja, é a parte das potencialidades que constituem a essência do homem. Ela é o que possibilita o homem sair do estado bruto e – vinculada com a perfectibilidade – o faz ser capaz, à luz da razão, da moralidade. Tal análise parte do estado de natureza – hipoteticamente descrito no Discurso Sobre A Origem e A Desigualdade Entre Os Homens (1755) – até o estado civil – mais precisamente no O Contrato Social (1762) onde é atribuída à liberdade uma configuração de legitimidade civil. Contudo, a liberdade também será pensada, brevemente, dentro do contexto educacional do Emílio, ou Da Educação (1762), buscando uma relação entre o indivíduo livre e o cidadão, que por sua vez deixa o homem em uma possível condição de igualdade. |
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