Implementação de repositório para acesso e visibilidade da informação científica em uma instituição centenária: o caso do IFPE-Campus Recife
Discorrem acerca do uso de repositórios como ferramentas que contribuem para promover a visibilidade da informação científica produzida ao longo dos mais de cem anos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Recife. Objetiva-se verificar o aumento da percepção e ac...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-119362021-12-02T17:54:36Z Implementação de repositório para acesso e visibilidade da informação científica em uma instituição centenária: o caso do IFPE-Campus Recife Nascimento, Amanda Tavares Silva Lima Evangelista, Ana Lia de Souza Sena, Adna Márcia Oliveira de Cardoso, Andréa Repositório. Visibilidade. Informação científica. Tecnologia da informação. Discorrem acerca do uso de repositórios como ferramentas que contribuem para promover a visibilidade da informação científica produzida ao longo dos mais de cem anos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Recife. Objetiva-se verificar o aumento da percepção e acesso da produção intelectual com a implementação de um repositório, utilizando um software gratuito e explorando características que viabilizam a adequação da plataforma às demandas institucionais, de forma ética, proporcionando acesso ao conhecimento; agrupando os documentos de acordo com as opções de busca ofertados pelo software DSpace e identificando o índice de utilização da ferramenta através de sites e serviços para esta finalidade. Faz-se uma analogia efetivando a informação por meio do acesso virtual quando comparado com o suporte físico, mensurando a real funcionalidade do mesmo. Trata-se de um estudo de caso realizado através de análise quantitativa observando o processo de implantação do Repositório, datados em julho de 2014 a julho de 2015. Verificou-se ainda a eficiência desta ferramenta, devido aos crescentes acessos digitais em relação às consultas realizadas ao item físico, além da garantia de acesso em longo prazo contribuindo para a preservação da memória institucional. A ferramenta desempenha um importante papel institucional, no tangente a contribuição para o acesso livre ao conhecimento, sugere-se ainda a criação de um repositório geral para toda a instituição, que garanta a preservação da memória institucional e dê ampla visibilidade ao conhecimento produzido, contribuindo deste modo para o avanço do saber, do conhecimento e da educação. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-12-11 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/11936 BiblioCanto; v. 3 n. 2 (2017); 17-36 2447-7842 10.21680/2427-7842.2017v3n2 por https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/11936/8905 Copyright (c) 2017 BiblioCanto |
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Discorrem acerca do uso de repositórios como ferramentas que contribuem para promover a visibilidade da informação científica produzida ao longo dos mais de cem anos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Recife. Objetiva-se verificar o aumento da percepção e acesso da produção intelectual com a implementação de um repositório, utilizando um software gratuito e explorando características que viabilizam a adequação da plataforma às demandas institucionais, de forma ética, proporcionando acesso ao conhecimento; agrupando os documentos de acordo com as opções de busca ofertados pelo software DSpace e identificando o índice de utilização da ferramenta através de sites e serviços para esta finalidade. Faz-se uma analogia efetivando a informação por meio do acesso virtual quando comparado com o suporte físico, mensurando a real funcionalidade do mesmo. Trata-se de um estudo de caso realizado através de análise quantitativa observando o processo de implantação do Repositório, datados em julho de 2014 a julho de 2015. Verificou-se ainda a eficiência desta ferramenta, devido aos crescentes acessos digitais em relação às consultas realizadas ao item físico, além da garantia de acesso em longo prazo contribuindo para a preservação da memória institucional. A ferramenta desempenha um importante papel institucional, no tangente a contribuição para o acesso livre ao conhecimento, sugere-se ainda a criação de um repositório geral para toda a instituição, que garanta a preservação da memória institucional e dê ampla visibilidade ao conhecimento produzido, contribuindo deste modo para o avanço do saber, do conhecimento e da educação. |
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