Implementação de repositório para acesso e visibilidade da informação científica em uma instituição centenária: o caso do IFPE-Campus Recife

Discorrem acerca do uso de repositórios como ferramentas que contribuem para promover a visibilidade da informação científica produzida ao longo dos mais de cem anos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Recife. Objetiva-se verificar o aumento da percepção e ac...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Nascimento, Amanda Tavares Silva Lima, Evangelista, Ana Lia de Souza, Sena, Adna Márcia Oliveira de, Cardoso, Andréa
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/11936
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Descrição
Resumo:Discorrem acerca do uso de repositórios como ferramentas que contribuem para promover a visibilidade da informação científica produzida ao longo dos mais de cem anos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Recife. Objetiva-se verificar o aumento da percepção e acesso da produção intelectual com a implementação de um repositório, utilizando um software gratuito e explorando características que viabilizam a adequação da plataforma às demandas institucionais, de forma ética, proporcionando acesso ao conhecimento; agrupando os documentos de acordo com as opções de busca ofertados pelo software DSpace e identificando o índice de utilização da ferramenta através de sites e serviços para esta finalidade. Faz-se uma analogia efetivando a informação por meio do acesso virtual quando comparado com o suporte físico, mensurando a real funcionalidade do mesmo. Trata-se de um estudo de caso realizado através de análise quantitativa observando o processo de implantação do Repositório, datados em julho de 2014 a julho de 2015. Verificou-se ainda a eficiência desta ferramenta, devido aos crescentes acessos digitais em relação às consultas realizadas ao item físico, além da garantia de acesso em longo prazo contribuindo para a preservação da memória institucional. A ferramenta desempenha um importante papel institucional, no tangente a contribuição para o acesso livre ao conhecimento, sugere-se ainda a criação de um repositório geral para toda a instituição, que garanta a preservação da memória institucional e dê ampla visibilidade ao conhecimento produzido, contribuindo deste modo para o avanço do saber, do conhecimento e da educação.