Sequência didática para o ensino da escrita de textos nos anos iniciais

O presente estudo versa sobre a necessidade de se encarar o ato de escrever como uma habilidade que deve ser sistematizada e contextualizada, de modo a trazer significação dentro da sala de aula. Amparando-se na noção da Escola de Genebra para o ensino da produção textual (oral e escrita) por meio d...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Dantas Silva, amanda Jose
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11861
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O presente estudo versa sobre a necessidade de se encarar o ato de escrever como uma habilidade que deve ser sistematizada e contextualizada, de modo a trazer significação dentro da sala de aula. Amparando-se na noção da Escola de Genebra para o ensino da produção textual (oral e escrita) por meio de sequências didáticas, trouxemos a descrição e a análise de uma sequência didática elaborada por uma docente para o trabalho com a escrita em um 5º ano (anos iniciais do Ensino Fundamental), de uma escola municipal da cidade do Recife/ PE. Para fomentar as discussões teóricas e alicerçar as análises nos baseamos nos estudos genebrinos (BRONCKART, 1999; PASQUIER; DOLZ, 2002; DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, [2001] 2004); e em outras vozes comentadoras sobre a noção de sequências didáticas (ROJO, 2013) e sobre o ensino da escrita de textos (GERALDI, 1997; SOARES, 2001).