O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COMO AUXÍLIO AO ENSINO DA GEOGRAFIA: PIBID GEOGRAFIA – UFRN

Introdução: Diante da relevância do uso de materiais didáticos atraentes e interativos, este trabalho procura mostrar as ações desenvolvidas pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), subprojeto Geografia-UFRN, na Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti, em Natal...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Souza, Leomir Silvestre de, Araújo, Wesley Lacerda de, Pacheco, Inez, Albuquerque, Edu Silvestre de
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/11847
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Descrição
Resumo:Introdução: Diante da relevância do uso de materiais didáticos atraentes e interativos, este trabalho procura mostrar as ações desenvolvidas pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), subprojeto Geografia-UFRN, na Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti, em Natal. Levando em consideração as dificuldades enfrentadas pelos professores, principalmente no que se refere à falta de materiais didáticos nas escolas da rede pública de ensino, resolvemos demonstrar que é possível trabalhar diversos conteúdos de Geografia com o auxílio de materiais de confecção simples e de baixo custo. A temática trabalhada na escola supracitada foi “Água e Saneamento básico em Natal-RN”. Metodologia: Fizemos uma sondagem inicial para identificar o nível de conhecimento dos alunos a respeito da origem da água que consumiam. Nesse ponto, produzimos um Perfil do Solo, em conjunto com os alunos, que consistia em uma garrafa pet com várias camadas de solo na qual os alunos depositaram água e observaram como ocorre a formação do lençol freático e sua possível poluição por vários componentes – microrganismos, substâncias químicas e/ou resíduos do meio ambiente. Além disso, também analisamos a coloração do solo e os materiais que o compõe, a sua porosidade e a textura dos mesmos. Discussão: Por meio desse experimento, pudemos discutir sobre as causas e consequências da poluição da água em Natal, além de apontarmos as soluções cabíveis. Conclusão: A experiência demostrou que é possível aguçar a curiosidade dos alunos e o interesse pelas aulas de Geografia com ideias e materiais didáticos simples e práticos de fazer com os alunos.