Letramento visual/multimodal : análise de um manual de ensino de Francês como Língua estrangeira

O presente estudo tem como objetivo analisar e discutir sobre letramento multimodal em um manual de ensino de france?s como li?ngua estrangeira (FLE) adotado por uma instituic?a?o pu?blica em Fortaleza. No artigo examinamos de que forma as atividades do livro dida?tico colaboram para o letramento vi...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Farias, Aline Leontina Gonc?alves, Magalha?es, Elisandra Maria, Arau?jo, Antonia Dilamar
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11640
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-11640
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-116402019-02-18T17:48:50Z Letramento visual/multimodal : análise de um manual de ensino de Francês como Língua estrangeira Farias, Aline Leontina Gonc?alves Magalha?es, Elisandra Maria Arau?jo, Antonia Dilamar Letramento visual/multimodal manual de ensino de li?nguas france?s como li?ngua estrangeira. O presente estudo tem como objetivo analisar e discutir sobre letramento multimodal em um manual de ensino de france?s como li?ngua estrangeira (FLE) adotado por uma instituic?a?o pu?blica em Fortaleza. No artigo examinamos de que forma as atividades do livro dida?tico colaboram para o letramento visual/multimodal dos alunos. Para isso, as ana?lises sa?o baseadas em estudos sobre multimodalidade e letramento visual (KRESS; Van LEEUWEN, 2006; ALMEIDA, 2009; BRITO; PIMENTA, 2009; LEMKE, 2010; OLIVEIRA, 2006) e te?m o apoio de duas ferramentas elaboradas para o trabalho especi?fico com textos multimodais: a Grama?tica do Design Visual, de Kress e van Leuween (2006) e a ana?lise intersemio?tica ideacional, de Royce (2002). A ana?lise de uma sec?a?o desse manual, especificamente voltada para a leitura de textos multimodais, mostrou-nos uma e?nfase dada a? imagem, mas tambe?m uma compreensa?o integrada dos co?digos semio?ticos lingui?stico e image?tico. Conclui?mos que as atividades propostas poderiam contribuir para o desenvolvimento da compete?ncia comunicativa multimodal ta?o imperativa em nossa era. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-03-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11640 Revista do GELNE; v. 16 n. 1/2 (2014); 293-317 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11640/8199 Copyright (c) 2017 Revista do GELNE
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Farias, Aline Leontina Gonc?alves
Magalha?es, Elisandra Maria
Arau?jo, Antonia Dilamar
spellingShingle Farias, Aline Leontina Gonc?alves
Magalha?es, Elisandra Maria
Arau?jo, Antonia Dilamar
Letramento visual/multimodal : análise de um manual de ensino de Francês como Língua estrangeira
author_facet Farias, Aline Leontina Gonc?alves
Magalha?es, Elisandra Maria
Arau?jo, Antonia Dilamar
author_sort Farias, Aline Leontina Gonc?alves
title Letramento visual/multimodal : análise de um manual de ensino de Francês como Língua estrangeira
title_short Letramento visual/multimodal : análise de um manual de ensino de Francês como Língua estrangeira
title_full Letramento visual/multimodal : análise de um manual de ensino de Francês como Língua estrangeira
title_fullStr Letramento visual/multimodal : análise de um manual de ensino de Francês como Língua estrangeira
title_full_unstemmed Letramento visual/multimodal : análise de um manual de ensino de Francês como Língua estrangeira
title_sort letramento visual/multimodal : análise de um manual de ensino de francês como língua estrangeira
description O presente estudo tem como objetivo analisar e discutir sobre letramento multimodal em um manual de ensino de france?s como li?ngua estrangeira (FLE) adotado por uma instituic?a?o pu?blica em Fortaleza. No artigo examinamos de que forma as atividades do livro dida?tico colaboram para o letramento visual/multimodal dos alunos. Para isso, as ana?lises sa?o baseadas em estudos sobre multimodalidade e letramento visual (KRESS; Van LEEUWEN, 2006; ALMEIDA, 2009; BRITO; PIMENTA, 2009; LEMKE, 2010; OLIVEIRA, 2006) e te?m o apoio de duas ferramentas elaboradas para o trabalho especi?fico com textos multimodais: a Grama?tica do Design Visual, de Kress e van Leuween (2006) e a ana?lise intersemio?tica ideacional, de Royce (2002). A ana?lise de uma sec?a?o desse manual, especificamente voltada para a leitura de textos multimodais, mostrou-nos uma e?nfase dada a? imagem, mas tambe?m uma compreensa?o integrada dos co?digos semio?ticos lingui?stico e image?tico. Conclui?mos que as atividades propostas poderiam contribuir para o desenvolvimento da compete?ncia comunicativa multimodal ta?o imperativa em nossa era.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2017
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11640
work_keys_str_mv AT fariasalineleontinagoncalves letramentovisualmultimodalanalisedeummanualdeensinodefrancescomolinguaestrangeira
AT magalhaeselisandramaria letramentovisualmultimodalanalisedeummanualdeensinodefrancescomolinguaestrangeira
AT araujoantoniadilamar letramentovisualmultimodalanalisedeummanualdeensinodefrancescomolinguaestrangeira
_version_ 1766683383995301888