Letramento visual/multimodal : análise de um manual de ensino de Francês como Língua estrangeira

O presente estudo tem como objetivo analisar e discutir sobre letramento multimodal em um manual de ensino de france?s como li?ngua estrangeira (FLE) adotado por uma instituic?a?o pu?blica em Fortaleza. No artigo examinamos de que forma as atividades do livro dida?tico colaboram para o letramento vi...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Farias, Aline Leontina Gonc?alves, Magalha?es, Elisandra Maria, Arau?jo, Antonia Dilamar
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11640
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O presente estudo tem como objetivo analisar e discutir sobre letramento multimodal em um manual de ensino de france?s como li?ngua estrangeira (FLE) adotado por uma instituic?a?o pu?blica em Fortaleza. No artigo examinamos de que forma as atividades do livro dida?tico colaboram para o letramento visual/multimodal dos alunos. Para isso, as ana?lises sa?o baseadas em estudos sobre multimodalidade e letramento visual (KRESS; Van LEEUWEN, 2006; ALMEIDA, 2009; BRITO; PIMENTA, 2009; LEMKE, 2010; OLIVEIRA, 2006) e te?m o apoio de duas ferramentas elaboradas para o trabalho especi?fico com textos multimodais: a Grama?tica do Design Visual, de Kress e van Leuween (2006) e a ana?lise intersemio?tica ideacional, de Royce (2002). A ana?lise de uma sec?a?o desse manual, especificamente voltada para a leitura de textos multimodais, mostrou-nos uma e?nfase dada a? imagem, mas tambe?m uma compreensa?o integrada dos co?digos semio?ticos lingui?stico e image?tico. Conclui?mos que as atividades propostas poderiam contribuir para o desenvolvimento da compete?ncia comunicativa multimodal ta?o imperativa em nossa era.