Letramento visual/multimodal : análise de um manual de ensino de Francês como Língua estrangeira
O presente estudo tem como objetivo analisar e discutir sobre letramento multimodal em um manual de ensino de france?s como li?ngua estrangeira (FLE) adotado por uma instituic?a?o pu?blica em Fortaleza. No artigo examinamos de que forma as atividades do livro dida?tico colaboram para o letramento vi...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11638 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-11638 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-116382017-09-14T11:46:10Z Letramento visual/multimodal : análise de um manual de ensino de Francês como Língua estrangeira Farias, Aline Leontina Gonc?alves Magalha?es, Elisandra Maria Arau?jo, Antonia Dilamar Letramento visual/multimodal manual de ensino de li?nguas france?s como li?ngua estrangeira. O presente estudo tem como objetivo analisar e discutir sobre letramento multimodal em um manual de ensino de france?s como li?ngua estrangeira (FLE) adotado por uma instituic?a?o pu?blica em Fortaleza. No artigo examinamos de que forma as atividades do livro dida?tico colaboram para o letramento visual/multimodal dos alunos. Para isso, as ana?lises sa?o baseadas em estudos sobre multimodalidade e letramento visual (KRESS; Van LEEUWEN, 2006; ALMEIDA, 2009; BRITO; PIMENTA, 2009; LEMKE, 2010; OLIVEIRA, 2006) e te?m o apoio de duas ferramentas elaboradas para o trabalho especi?fico com textos multimodais: a Grama?tica do Design Visual, de Kress e van Leuween (2006) e a ana?lise intersemio?tica ideacional, de Royce (2002). A ana?lise de uma sec?a?o desse manual, especificamente voltada para a leitura de textos multimodais, mostrou-nos uma e?nfase dada a? imagem, mas tambe?m uma compreensa?o integrada dos co?digos semio?ticos lingui?stico e image?tico. Conclui?mos que as atividades propostas poderiam contribuir para o desenvolvimento da compete?ncia comunicativa multimodal ta?o imperativa em nossa era. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-03-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11638 Revista do GELNE; v. 14 n. 1 Ed. Esp (2012) 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11638/8197 Copyright (c) 2017 Revista do GELNE |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Farias, Aline Leontina Gonc?alves Magalha?es, Elisandra Maria Arau?jo, Antonia Dilamar |
spellingShingle |
Farias, Aline Leontina Gonc?alves Magalha?es, Elisandra Maria Arau?jo, Antonia Dilamar Letramento visual/multimodal : análise de um manual de ensino de Francês como Língua estrangeira |
author_facet |
Farias, Aline Leontina Gonc?alves Magalha?es, Elisandra Maria Arau?jo, Antonia Dilamar |
author_sort |
Farias, Aline Leontina Gonc?alves |
title |
Letramento visual/multimodal : análise de um manual de ensino de Francês como Língua estrangeira |
title_short |
Letramento visual/multimodal : análise de um manual de ensino de Francês como Língua estrangeira |
title_full |
Letramento visual/multimodal : análise de um manual de ensino de Francês como Língua estrangeira |
title_fullStr |
Letramento visual/multimodal : análise de um manual de ensino de Francês como Língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
Letramento visual/multimodal : análise de um manual de ensino de Francês como Língua estrangeira |
title_sort |
letramento visual/multimodal : análise de um manual de ensino de francês como língua estrangeira |
description |
O presente estudo tem como objetivo analisar e discutir sobre letramento multimodal em um manual de ensino de france?s como li?ngua estrangeira (FLE) adotado por uma instituic?a?o pu?blica em Fortaleza. No artigo examinamos de que forma as atividades do livro dida?tico colaboram para o letramento visual/multimodal dos alunos. Para isso, as ana?lises sa?o baseadas em estudos sobre multimodalidade e letramento visual (KRESS; Van LEEUWEN, 2006; ALMEIDA, 2009; BRITO; PIMENTA, 2009; LEMKE, 2010; OLIVEIRA, 2006) e te?m o apoio de duas ferramentas elaboradas para o trabalho especi?fico com textos multimodais: a Grama?tica do Design Visual, de Kress e van Leuween (2006) e a ana?lise intersemio?tica ideacional, de Royce (2002). A ana?lise de uma sec?a?o desse manual, especificamente voltada para a leitura de textos multimodais, mostrou-nos uma e?nfase dada a? imagem, mas tambe?m uma compreensa?o integrada dos co?digos semio?ticos lingui?stico e image?tico. Conclui?mos que as atividades propostas poderiam contribuir para o desenvolvimento da compete?ncia comunicativa multimodal ta?o imperativa em nossa era. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2017 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11638 |
work_keys_str_mv |
AT fariasalineleontinagoncalves letramentovisualmultimodalanalisedeummanualdeensinodefrancescomolinguaestrangeira AT magalhaeselisandramaria letramentovisualmultimodalanalisedeummanualdeensinodefrancescomolinguaestrangeira AT araujoantoniadilamar letramentovisualmultimodalanalisedeummanualdeensinodefrancescomolinguaestrangeira |
_version_ |
1766683383610474496 |