A seara dialógica das vozes: a análise linguística do gênero discursivo conto em tema do traidor e do herói

Este relato?rio de pesquisaabordaos ge?neros discursivos na esfera litera?ria voltados para o trabalho docente no ensino ba?sico, sob a o?tica da Lingui?stica Aplicada e da Teoria Sociolo?gica da Linguagem. Ele vincula-se ao projeto Ana?lise lingui?stica: contextualizac?a?o a?s pra?ticas de leitura...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Martins, Irene Gomes, Kraemer, Ma?rcia Adriana Dias
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11637
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-11637
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-116372019-02-18T17:48:50Z A seara dialógica das vozes: a análise linguística do gênero discursivo conto em tema do traidor e do herói Martins, Irene Gomes Kraemer, Ma?rcia Adriana Dias Literatura ge?nero discursivo conto. Este relato?rio de pesquisaabordaos ge?neros discursivos na esfera litera?ria voltados para o trabalho docente no ensino ba?sico, sob a o?tica da Lingui?stica Aplicada e da Teoria Sociolo?gica da Linguagem. Ele vincula-se ao projeto Ana?lise lingui?stica: contextualizac?a?o a?s pra?ticas de leitura de produc?a?o textual, ligado ao grupo de pesquisa FELIP – Formac?a?o e Ensino em Li?ngua Portuguesa, da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Ao considerar os ge?neros como enunciados de natureza social, cultural e histo?rica, com tema?tica, organizac?a?o composicional e estilo concernentes a? discursividade, analisaremos, pelo vie?s das vozes bakhtinianas (BAKHTIN, 2006) e do me?todo pedago?gico de trabalho docente (GASPARIN, 2007), o conto Tema do traidor e do hero?i, de Jorge Luis Borges. Nessa perspectiva, a linguagem,considerada concreta e essencialmente dialo?gica, constitui-se de diferentes vozes instauradas no interior do discurso, as quais manifestam posic?o?es sociais e ideolo?gicas dos sujeitos envolvidos na enunciac?a?o. Logo, a opc?a?o pelo conto do escritor argentino torna-se pertinente: por ilustrar com riqueza os movimentos plurivocais, tanto de natureza interdiscursiva quanto intertextual; e por ser um material fecundo a? ana?lise no ensino de li?ngua materna, inserindo-se em uma situac?a?o social de interac?a?o, em um campo da atividade humana e com uma determinada finalidade discursiva. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-03-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11637 Revista do GELNE; v. 16 n. 1/2 (2014); 268-291 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11637/8196 Copyright (c) 2017 Revista do GELNE
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Martins, Irene Gomes
Kraemer, Ma?rcia Adriana Dias
spellingShingle Martins, Irene Gomes
Kraemer, Ma?rcia Adriana Dias
A seara dialógica das vozes: a análise linguística do gênero discursivo conto em tema do traidor e do herói
author_facet Martins, Irene Gomes
Kraemer, Ma?rcia Adriana Dias
author_sort Martins, Irene Gomes
title A seara dialógica das vozes: a análise linguística do gênero discursivo conto em tema do traidor e do herói
title_short A seara dialógica das vozes: a análise linguística do gênero discursivo conto em tema do traidor e do herói
title_full A seara dialógica das vozes: a análise linguística do gênero discursivo conto em tema do traidor e do herói
title_fullStr A seara dialógica das vozes: a análise linguística do gênero discursivo conto em tema do traidor e do herói
title_full_unstemmed A seara dialógica das vozes: a análise linguística do gênero discursivo conto em tema do traidor e do herói
title_sort seara dialógica das vozes: a análise linguística do gênero discursivo conto em tema do traidor e do herói
description Este relato?rio de pesquisaabordaos ge?neros discursivos na esfera litera?ria voltados para o trabalho docente no ensino ba?sico, sob a o?tica da Lingui?stica Aplicada e da Teoria Sociolo?gica da Linguagem. Ele vincula-se ao projeto Ana?lise lingui?stica: contextualizac?a?o a?s pra?ticas de leitura de produc?a?o textual, ligado ao grupo de pesquisa FELIP – Formac?a?o e Ensino em Li?ngua Portuguesa, da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Ao considerar os ge?neros como enunciados de natureza social, cultural e histo?rica, com tema?tica, organizac?a?o composicional e estilo concernentes a? discursividade, analisaremos, pelo vie?s das vozes bakhtinianas (BAKHTIN, 2006) e do me?todo pedago?gico de trabalho docente (GASPARIN, 2007), o conto Tema do traidor e do hero?i, de Jorge Luis Borges. Nessa perspectiva, a linguagem,considerada concreta e essencialmente dialo?gica, constitui-se de diferentes vozes instauradas no interior do discurso, as quais manifestam posic?o?es sociais e ideolo?gicas dos sujeitos envolvidos na enunciac?a?o. Logo, a opc?a?o pelo conto do escritor argentino torna-se pertinente: por ilustrar com riqueza os movimentos plurivocais, tanto de natureza interdiscursiva quanto intertextual; e por ser um material fecundo a? ana?lise no ensino de li?ngua materna, inserindo-se em uma situac?a?o social de interac?a?o, em um campo da atividade humana e com uma determinada finalidade discursiva.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2017
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11637
work_keys_str_mv AT martinsirenegomes asearadialogicadasvozesaanaliselinguisticadogenerodiscursivocontoemtemadotraidoredoheroi
AT kraemermarciaadrianadias asearadialogicadasvozesaanaliselinguisticadogenerodiscursivocontoemtemadotraidoredoheroi
AT martinsirenegomes searadialogicadasvozesaanaliselinguisticadogenerodiscursivocontoemtemadotraidoredoheroi
AT kraemermarciaadrianadias searadialogicadasvozesaanaliselinguisticadogenerodiscursivocontoemtemadotraidoredoheroi
_version_ 1766683383421730816